Atenção! Esta é a versão 2016-2017 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Brinquedotecas do RC Santos Ponta da Praia celebram Semana Mundial do Brincar

27/05/2013

RC Santos Ponta da Praia

Brincar traz benefícios neurológicos, cognitivos, socioemocionais e fisiológicos fundamentais para a saúde da criança. Meninos e meninas constroem relações amorosas e de confiança, cujos benefícios carregam para a vida inteira. 
 
Pensando nisso, o Rotary Club Santos Ponta da Praia mantém duas brinquedotecas na Santa Casa de Santos: uma na ala pediátrica do SUS e outra na ala de queimados. O objetivo é garantir, no momento de maior fragilidade física e emocional dos pequenos, o direito de sorrir e esquecer, ainda que por alguns instantes, a dor e os inconvenientes de estar doente. 
 
De 20 a 27 de maio, quando se comemora a Semana Mundial do Brincar, o compromisso de investir na infância por meio do lúdico ganha ainda mais destaque. Nestes dias serão planejadas atividades especiais para as crianças. 
 
Como explica o presidente do Rotary Ponta da Praia, Armando Cunha Neto, a iniciativa de montar a brinquedoteca surgiu com a proposta de possibilitar às crianças internadas um espaço lúdico e acolhedor, com o desenvolvimento de atividades interativas e socializadoras que auxiliam na integração desses pacientes no espaço hospitalar e, consequentemente, ajudam no tratamento médico.  
 
Segundo a arte-educadora Simone Barretto de Andrade, que atua diariamente na brinquedoteca da ala pediátrica, os momentos de brincadeira inseridos na rotina hospitalar reduzem o tempo de internação e ajudam a acelerar a recuperação dos pacientes. 
 
”As crianças conseguem suportar melhor uma rotina incômoda de injeções, exames e procedimentos. Se alimentam melhor e ganham energia para lutar contra a enfermidade que gerou a internação. Muitas chegam tristes e cabisbaixas e depois não querem ir embora quando recebem alta médica”. 
 
Para os pais, a brinquedoteca também é uma aliada. ”Eles também são vítimas de uma rotina que muda completamente suas vidas por um determinado período. Ao perceberem os filhos mais dispostos e alegres, também ganham otimismo e fôlego para seguir no tratamento”. 
 
Por que brincar? 
 
A hospitalização da criança rompe os laços com a família, com os amigos, com a escola, e isso pode causar traumas irreversíveis. O brincar no hospital coloca a criança em contato com outras crianças, favorecendo a socialização e fortalecendo vínculos afetivos. 
 
A legislação brasileira, a partir de 2005, passou a reconhecer a brinquedoteca hospitalar, como um direito das crianças e dos adolescentes. A Lei nº 11.104/2005 determina a oferta de um espaço lúdico em todas as unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. 
 
O Rotary Ponta da Praia atua neste sentido bem antes disso. Em 1999, a entidade montou e inaugurou a primeira brinquedoteca hospitalar da região na Santa Casa. Ao longo destes 14 anos, o Rotary garante o funcionamento e o atendimento de cerca de 15 crianças por dia, por meio de atividades realizadas por uma arte-educadora contratada e também por meio de voluntários. 
 
A entidade ainda colabora com remodelação da ala pediátrica do SUS. Recentemente, custeou a pintura e reformou o mobiliário dos quartos. Outra colaboração foi a implantação de sistema de ar condicionado nas salas de medicação e nos postos de enfermagem. A meta, agora, é conquistar apoio de parceiros para implantar a climatização em todos os quartos da ala. 
 
A brinquedoteca 
 
Aberta de segunda a sexta-feira, a brinquedoteca da ala pediátrica da Santa Casa atende em media 130 crianças por bimestre. Os pacientes beneficiados têm entre 3 e 12 anos e são vítimas das mais diferentes patologias. As principais são complicações pulmonares, decorrentes de pneumonias e bronquites. Há também muitos pacientes cardiopatas, com desidratações em diferentes níveis e pacientes que ficam internados para realização de cirurgias eletivas. Ultimamente, muitas crianças infectadas pela dengue têm sido hospitalizadas e atendidas na unidade. 
 
O atendimento é feito das 10 às 12h e das 14 às 16h. Todas as manhãs há atividades educativas, artísticas e de leitura. Os profissionais também propõem brincadeiras que estimulam a cooperação e a resolução de desafios. Na parte da tarde, as brincadeiras são centradas puramente nos aspectos lúdicos. A unidade conta com um grande acervo de livros, brinquedos pedagógicos e material artístico.  
 
As crianças acamadas também são atendidas, só que no quarto, com atividades direcionadas e segundo prescrição e orientação médicas. O mesmo acontece com pacientes internados na UTI. 
 
Na brinquedoteca da ala de queimados, o atendimento é feito apenas quando há pacientes infantis. O trabalho também é feito nos quartos, quando necessário. 
 
Benefícios da brincadeira 
 
O ato de brincar nos capacita, quando adultos, para uma atuação positiva no mundo. As brincadeiras possuem suas regras próprias, que ensinam os pequenos a se relacionar com o outro, impõem limites, desenvolvem competências cognitivas, motoras e afetivas que permanecem presentes no decorrer da vida.  
 
As crianças se expressam de forma integral, pondo corpo, mente, sentimentos e espírito em evidência. É uma ferramenta para explorar coisas, aprender, desenvolver novas habilidades e conectar-se com o mundo. 
 
O Rotary Ponta da Praia 
 
Fundado em março de 1995, o Rotary Club Ponta da Praia tem ainda mais dois projetos sociais, além das brinquedotecas na Santa Casa de Santos. Um deles é o Projeto Autoestima, que propicia cursos de cabeleireiro e manicure/pedicure a pessoas em situação de vulnerabilidade social.  
 
Outra iniciativa é o Projeto Rumo, destinado a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Neste projeto, os estudantes participam de palestras sobre orientação vocacional e também fazem visitas técnicas a empresas e indústrias, visando orientação na escolha de suas futuras profissões.  
 
(Crédito desta matéria - Alcione Herzog - Jornalista e colaboradora do RC de Santos Ponta da Praia) 
 
Nas fotos, registros das atividades desenvolvidas nas Brinquedotecas do RC de Santos Ponta da Praia, mantidas na Santa Casa de Santos que foram prestigiadas pelo casal governador 2012-2013 Marcos e Laiz Zanardo, durante Visita Oficial ao clube.


COMENTE ESTA NOTÍCIA

* Nome    Digite aqui os números ao lado    913

A publicação das mensagens é moderada. Ao Distrito 4420 é reservado o direito de não incluir ou de remover mensagens por seu exclusivo critério. Não envie mensagens ofensivas ou de conteúdo impróprio. Aguarde um prazo de 1 a 3 dias para a publicação. Os campos marcados com asterisco são de preenchimento obrigatório. Seu endereço de e-mail não será publicado. Favor não escrever usando apenas MAIÚSCULAS.

* Email 
Seu Clube 
* Mensagem