Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Intercâmbio da Amizade

Este é um programa de intercâmbio destinado a rotarianos e suas famílias que proporciona a oportunidade de conhecer outras culturas por meio de visita a lares rotários no exterior. O programa objetiva o avanço da paz e compreensão por intermédio de relacionamento internacional e desenvolvimento das relações entre clubes que resultam em companheirismo e projetos de prestação de serviços. 
 
O Intercâmbio da Amizade, ou RFE – Rotary Friendship Exchange, é um Programa Oficial do Rotary International. Nos últimos anos vários grupos foram formados entre os rotarianos do Distrito 4420 e rotarianos de países como os Estados Unidos, Suécia, Chile e Austrália. 
 
 
Existem três tipos de Intercâmbio da Amizade: 
 
Individuais 
 
Rotarianos, acompanhados de familiares ou não, vão ao exterior passar alguns dias na casa de outro rotariano. 
 
Equipes 
 
Quatro a seis casais de rotarianos visitam por até um mês diversas comunidades no distrito anfitrião. 
 
Univocacional 
 
Visitantes, acompanhados de rotarianos anfitriões (todos possuindo a mesma profissão), observam como a atividade é executada em outro país. 
 
 
O Intercâmbio da Amizade em geral funciona com base na reciprocidade. Os rotarianos de um país são recebidos por rotarianos de outro país e se hospedam em suas casas, e algum tempo depois os que viajaram recebem seus anfitriões em seu país. É necessário que os rotarianos participantes possam se comunicar em inglês ou no idioma do país visitado. 
 
Neste intercâmbio cada participante custeia sua passagem aérea, passeios turísticos e despesas de viagem, como transporte, ingressos a pontos turísticos e compras. Muitas vezes as refeições são oferecidas nas casas dos anfitriões, e em outras há despesas com refeições. A hospedagem é usualmente oferecida sem custo pelos anfitriões. A viagem tem uma duração de uma a duas semanas, tipicamente. 
 
As viagens são programadas entre os Distritos de cada país, que abrem inscrições para os interessados. Em geral são poucas vagas. Acompanhe aqui no site do Distrito para saber quando haverá novos grupos! 
 
 
NOTA: Não confundir o Intercâmbio da Amizade, que é um programa do Rotary International, com a Viagem da Amizade, que é uma viagem de iniciativa do Governador do Distrito para promover o companheirismo entre os rotarianos locais.