Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Imagem Pública - Artigo - Press Release

Como fazer um Comunicado à Imprensa

 
O trabalho de Imagem Pública no Rotary é efetuado de forma coletiva pelos rotarianos e seus clubes. Cabe ao Rotary International e ao Distrito prover material de divulgação e orientar os clubes sobre a forma de efetuar essa divulgação, mas é missão de cada clube divulgar para os meios de comunicação de sua área de atuação seus projetos e eventos beneficentes. E o meio para se executar essa tarefa é o comunicado à imprensa, também chamado de “press-release”. 
 
É essencial que a cada entrega de equipamento doado em um projeto, ou a cada inauguração, ou ação beneficente, haja duas ações de comunicação: uma antes e outra depois de sua realização. A ação prévia tem o objetivo de tentar atrair os meios de imprensa para a cobertura do evento. Se for bem-sucedido neste convite, e houver a presença de jornalistas já no evento, a probabilidade de divulgação da ação é muito alta. E ao fim do evento, sua divulgação ainda é possível através de comunicado contando como foi o evento. 
 
Nos dois casos é essencial pensar em como atrair a atenção do veículo para sua ação. Crie um título que seja curto e contenha verbos que demonstrem ação. Escolha uma razão forte pela qual o artigo deve ser veiculado, e use-a para dar direcionamento ao resto do texto – em geral algum gancho para a emoção, ou destacando sua relevância, surtem efeitos. Não deixe de informar que o Rotary é uma rede global de voluntários – mantenha um parágrafo padrão para ser colocado no final com um pequeno resumo do que é e o que faz a organização. Defina quem será a pessoa que estará disponível para dar mais detalhes sobre o relatado no texto, e coloque seu nome, e-mail e telefone para aumentar a possibilidade de um repórter ou redator entrar em contato. Insira também o endereço do website do clube ou do Distrito. 
 
O cabeçalho e a primeira sentença de um comunicado à mídia são as partes mais importantes. A sentença inicial deve responder às seguintes perguntas básicas: 
 
- Quem? O enfoque principal. A pessoa ou grupo de pessoas principal do caso relatado. 
 
- O quê? O evento ou projeto no qual o clube está envolvido. 
 
- Onde? Endereço completo do local do evento. 
 
- Quando? Data do evento ou o período de tempo envolvendo a pessoa ou projeto. 
 
- Por quê? Motivo que faz o evento, pessoa ou projeto relevante o suficiente para que o público tome conhecimento. 
 
- Como? Descrição de como aconteceu o evento. 
 
As próximas sentenças devem prover detalhes sobre o evento ou projeto, ou sobre como a pessoa realizou algo extraordinário. O comunicado deve ser conciso e objetivo, com um ou dois pontos principais, não ultrapassando uma 
página. Opiniões pessoais de líderes de clube, beneficiários ou pessoas homenageadas devem ser colocadas entre aspas. Despreze informações desnecessárias e concentre-se no que é vital para que o relato 
seja acurado e completo. Procure escrever o texto em terceira pessoa, nunca em primeira pessoa, e capriche no português. Evite também jargões rotários muito específicos, que não possam ser entendidos por quem não conhece a organização. 
 
A matéria também deve ser ilustrada, especialmente quando enviada após sua realização. Se estiver enviando comunicado a um canal de televisão, considere os recursos visuais necessários – vídeos com eventos incomuns, cenas vibrantes, crianças risonhas ou aparições de celebridades despertam interesse. No caso de fotos para revistas, jornais e sites, uma boa ilustração é fundamental para a publicação de sua matéria. Evite fotos posadas, e mostre imagens fortes, que denotem ação, e de fato ilustrem o assunto tratado, a entidade beneficiada, a pessoa atendida pelo projeto. Envie sempre imagens com boa qualidade e boa resolução. 
 
Devemos ainda trabalhar com os estereótipos do Rotary, que ainda é visto por muitos como entidade de pessoas que “só fazem festa”. Assim, ao divulgar um evento beneficente, evite a coluna social e foque sua comunicação menos na festa em si (na comida ou entretenimento) e mais em quem será beneficiado e como os recursos obtidos no evento serão utilizados. 
 
 
Marcelo Carvalho 
Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública