Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC de Praia Grande faz doação para a Sala de Gameterapia da APAE-PG

09/03/2013


RC Praia Grande

A APAE-PG, está imensamente agradecida por contar com a valorosa participação dos rotarianos do Rotary Club de Praia Grande,que no início de março, realizaram doação de diversos equipamentos para montar a sala de Gameterapia e dar andamento ao Projeto: Habilitando e Reabilitando através de jogos eletrônicos. 
 
"Tal gesto ficará eternamente gravado nos corações de nossos assistidos, esperamos poder contar sempre com vosso gesto de solidariedade humana, mantendo este canal constantemente aberto para novos desafios, na luta em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, direcionado a melhoria de qualidade de vida e inclusão social", escreveu Antonio Pio Neto - Presidente da APAE-PG, em carta de agradecimento entregue aos companheiros do clube.  
 
A sessão de fisioterapia ganha ares de brincadeira com o videogame. Os tradicionais exercícios para recuperação de movimentos são combinados com o jogo, que simula atividades de ioga e até competições esportivas.  
 
Motivação - O jogo é bom por motivar os pacientes, explicam os especialistas da área. Afirmam que, algumas pessoas reclamam dos exercícios tradicionais da fisioterapia e não conseguem realizar determinados movimentos. “Mas com o jogo, elas se distraem e, sem perceber, acabam realizando o movimento. É como se o paciente se esquecesse do problema enquanto está interagindo com o game”.  
 
Esportes simulados  
 
A vantagem do jogo virtual, em vez do jogo real, está no controle dos movimentos. Não há risco (de novas lesões) para o paciente. É importante ressaltar que, além disso, muitos sequer teriam condições de participar de jogos reais. Com um controle que capta os movimentos dos pacientes, o console permite inclusive jogar simulações de boliche e de tênis.  
 
Esses jogos são bons porque exigem a repetição do mesmo movimento. Essa repetição é fundamental para o paciente recuperar a força e a coordenação do movimento. 
 
Nas fotos, registros da entrega dos equipamentos doados pelo RC de Praia Grande à APAE-PG.