Boletim Informativo
 
Cubatão, 10 de Junho de 2019   
Boletim Informativo
Notícias do Ano Rotário 2018/2019
Reunião Ordinária - Programa Novas Gerações
[FOTO] No dia 09 de maio o Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro realizou a 36a reunião ordinária do ano rotário 2018-2019 na Pizzaria e Restaurante Kalabalis. A reunião teve como tema os programas para as novas gerações do Rotary. Iniciando os trabalhos o presidente Thiago Rodrigues solicitou ao companheiro Norberto para que falasse para os presentes sobre entrega dos certificados de participação na ação Páscoa Solidária para os jovens do grupo de escoteiros Falcão Negro e em seguida fizesse uma explanação sobre os programas de novas gerações do Rotary, e o companheiro Norberto fez uma excelente apresentação onde falou sobre RotaKids, Interact, Rotaract, Ryla e Programa de Intercâmbio. Em seguida o presidente convidou o Rotaractiano Eduardo Vargas (presidente do Rotaract Club de Cubatão Jardim Casqueiro 2018-2019) para que fizesse a apresentação do seu Conselho Diretor e dos demais rotaractianos que farão parte do grupo, e então acompanhado dos rotaractianos Fabrício, Daniela e Thainá eles falaram sobre a formação do grupo e sobre os objetivos iniciais traçados pelo grupo nessa fase inicial. (...)

Homenagem ao Grupo Escoteiro Falcão Negro
[FOTO] No dia 04 de maio o Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro representado pelos companheiros Thiago Rodrigues de Carvalho e Norberto Pinho Braz, juntamente com a cônjuge do presidente, Regina Perez de Farias, estiveram na Escola Municipal de Educação Infantil Amazonas, em Cubatão, fazendo a entrega de certificados de participação e agradecimento para os membros do grupo de escoteiros Falcão Negro que trabalharam em parceria com o Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro na ação Páscoa Solidária no dia 13 de abril. Os companheiros presenciaram o hasteamento das bandeiras e acompanharam algumas atividades que foram realizadas com os jovens e suas mães, além de conversarem com os responsáveis pelo grupo Falcão Negro, os chefes Lucas e Rafael, que explicaram sobre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo e apresentaram também uma ideia de nova parceria que será apresentada oficialmente na próxima reunião ordinária do Clube. Registramos nossa gratidão pela parceria e tenham certeza que vocês abrilhantaram a ação Páscoa Solidária, realizada no supermercado EXTRA da avenida 9 de abril.

Páscoa Solidária 2019 - Vila Noel
[FOTO] Finalizando as entregas dos chocolates arrecadados na ação Páscoa Solidária, o presidente Thiago e sua cônjuge Regina estiveram nesse sábado dia 20 de maio, na comunidade da Vila Noel, onde foram recepcionados pelos líderes comunitários Cleiton e Graça. Foram distribuídos aproximadamente 103 kits de chocolates para crianças de até 12 anos de idade. O Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro agradece pela oportunidade de fazer com que a Páscoa dessas crianças seja um pouquinho mais doce.

Páscoa Solidária - Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano
[FOTO] No dia 18/04 os companheiros Thiago e Gilberto acompanhados pelo amigo e apoiador Fernando estiveram na Escola Maria Helena Duarte Caetano, localizada no bairro Cota 200 dando continuidade às entregas dos chocolates arrecadados na ação Páscoa Solidária. Foram entregues kits para aproximadamente 400 alunos da escola. Os companheiros foram recepcionados pela coordenadora pedagógica da escola, Érika, que conduziu os companheiros para que conhecessem a estrutura da escola e num bate papo descontraído passou detalhes sobre o trabalho realizado na escola. Após a entrega dos kits de páscoa os companheiros tiveram a oportunidade de conheceram o líder comunitário e parceiro da escola, Carlos Guilherme. Carlos apresentou o trabalho que vem sendo feito na comunidade e propôs algumas idéias de parceria com o Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro. Após o bate papo Carlos nos conduziu numa visita pelo bairro onde conhecemos o Mirante do Príncipe, Concha Acústica, Horta Comunitária e outros pontos. Ficamos agradecidos pela receptividade, cordialidade e oportunidade em conhecer o trabalho dos profissionais da escola e destacamos a importância desse olhar diferenciado direcionado aos jovens da comunidade.

Páscoa Solidária 2019 - Creche Arco-íris
[FOTO] Dando continuidade à ação Páscoa Solidária, iniciada no dia 13 de abril em parceria com o Supermercado Extra, os companheiros Lincoln e Thiago foram até a Creche Arco-íris na quarta-feira (17/04) fazer a entrega dos ovos de Páscoa que foram arrecadados com o apoio do Grupo de Escoteiros Falcão Negro de Cubatão. Os companheiros foram recepcionados pelos colaboradores da instituição e participaram de uma festa organizada para a entrega dos chocolates para as crianças. Agradecemos a oportunidade de participarmos dessa ação e de podermos colaborar com instituições que realizam um trabalho sério e benéfico para a comunidade.

Novas Gerações - Programa de Intercâmbio
[FOTO] Nessa quarta-feira, dia 17/04 o Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro em parceria com o SESI de Cubatão, promoveu palestras sobre os programas para as novas gerações do Rotary e sobre os programas de intercâmbio do Rotary para os alunos do SESI de Cubatão. As apresentações foram divididas para duas turmas, alcançando aproximadamente 105 jovens da escola, na faixa etária de 14 a 17 anos. Tivemos como palestrantes o atual presidente da comissão de novas gerações do Distrito 4420, companheiro Edivaldo Santos, o atual coordenador do programa de intercâmbio do Distrito 4420, companheiro Tarcísio Mota Siqueira e a ex-intercambista Júlia Alves de Souza. A ação foi um sucesso e os jovens mostraram bastante interesse com os assuntos apresentados. Registramos nossa gratidão aos palestrantes e a toda diretoria e equipe de colaboradores do SESI, em especial à Angélica Peralta, responsável pela articulação dessa ação.

Páscoa Solidária 2019
[FOTO] No último sábado (13/04) o Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro esteve participando da ação Páscoa Solidária no SUPERMERCADO EXTRA da avenida 9 de abril, juntamente com voluntários da Instituição Beneficente Carmelo (creche Arco-íris), Escola Maria Helena Duarte Caetano e da Associação dos moradores da Vila Noel. Tivemos como parceiros o Grupo de Escoteiros Falcão Negro, que abrilhantou a manhã do evento. Também contamos com toda equipe do supermercado Extra que colaborou de maneira incisiva para que a arrecadação fosse um sucesso. A atividade teve início às 8h e foi encerrada por volta das 23h. Conseguimos arrecadar 587 itens que totalizaram 71700kg de chocolate. As entregas serão realizadas nas seguintes datas; - 17/04 às 14h na creche Arco Íris. - 18/04 às 10h na Escola Maria Helena Duarte Caetano (cota 200). - 20/04 às 15h na Associação dos moradores da Vila Noel. Agradecemos a colaboração de todas as pessoas que contribuíram para que façamos a Páscoa de aproximadamente 550 crianças um pouquinho mais doce

RYLA - Rotary Youth Leadership Award / Prêmio Rotário de Liderança Juvenil
[FOTO] No dia 6 de abril (sábado) aconteceu o RYLA do Encantamento do Distrito 4420 do Rotary International, equivalente ao RYLA 1, com foco exclusivo nas lideranças juvenis de 12 a 17 anos. O objetivo do treinamento é proporcionar que os jovens façam parte de uma vivência que promova mais conhecimento, liderança e desenvolvimento humano para suas vidas e carreiras profissionais no futuro. Alguns clubes da área 1 do Distrito 4420 (Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro, Rotary Club de São Vicente, Rotary Club de São Vicente Praia e Rotary Club de São Vicente Emmerick) e o Rotary Club de Santos Vila Belmiro se uniram para viabilizar a participação de alguns jovens de suas respectivas comunidades nesse importante treinamento. Os representantes dos clubes providenciaram também o transporte que saiu de São Vicente com alguns jovens e em seguida parou em Cubatão onde embarcaram outros jovens e dali seguiram até o CAMP de São Bernardo, onde foi realizado o treinamento. Fotos: Divulgação Rotary Distrito 4420 e Cassia

Apresentação da intercambista Thainá Peralta
[FOTO] Nessa quinta-feira (29/03) realizamos nossa 30a Reunião Ordinária do ano rotário 2018-19. Tivemos a presença da nossa intercambista Thainá Peralta, que nos contou sobre as experiências do seu programa de intercâmbio na Dinamarca. Ela abordou diversos aspectos e falou sobre as situações que mais chamaram sua atenção. Nos passou sobre as famílias que lhe acolheram durante a sua estadia e sobre os hábitos locais. Ela destacou que além de adquirir um maior amadurecimento, pôde aprender um pouco do idioma local e desenvolver melhor o inglês e espanhol. Após o encerramento da apresentação nosso presidente Thiago Rodrigues fez a entrega de uma lembrança que o Clube preparou para Thainá e os companheiros celebraram os aniversariantes do mês.

ILR - Instituto de Liderança Rotária 2019
[FOTO] No último sábado 23/03/19 o Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro esteve presente no ILR (Instituto de Liderança Rotária) que foi realizado no colégio Eduardo Gomes, em São Caetano do Sul, representados pelos companheiros Thiago Rodrigues e Diego Gonçalves. O objetivo do ILR é apoiar e fomentar o desenvolvimento de lideranças através de modernos métodos de participação, que incluem grupos de discussão, participação interativa, solução de problemas, grupos de trabalho, grupos de planejamento e outros. Nessa oportunidade os participantes tiveram o privilégio de conhecer a estrutura do colégio Eduardo Gomes, que é referência no estado de São Paulo e tem como principal parceiro a Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul. Além de proporcionar o desenvolvimento de lideranças o ILR promove o encontro de rotarianos de praticamente todos os clubes do Distrito 4420, onde é possível trocar boas idéias, conhecer diversos cases de sucesso e fazer novas amizades, afirmou o presidente em exercício do Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro, companheiro Thiago Rodrigues de Carvalho.

Visita Oficial do Casal Governador 2018-2019
[FOTO] No dia 14/03 recebemos a Visita Oficial do Governador do Distrito 4420 do Rotary Internacional, Carlos Estevam Torci e de sua esposa Sônia Mara. Na cerimônia da Festiva também celebramos o 18° aniversário de fundação do Clube. Durante a cerimônia foi empossado o companheiro Lucas Gonçalves de Menezes, apadrinhado pelo seu pai e também companheiro José Carlos de Menezes. Também foram realizadas algumas homenagens à pessoas que tiveram atuação fundamental no decorrer dos 18 anos do Clube e durante o ano rotário de 2018-2019. Homenageamos os sócios fundadores remanescentes do Clube, companheiro José Esvanildo de Oliveira (Tita) e companheiro Gilberto Freitas da Silva. Também foi homenageado o companheiro do Rotary Club de Santos e Governador Distrital 2000-2001 (um dos responsáveis pela fundação do Clube) Henrique Camilo de Lellis. Foram agraciados com o título de sócio-honorário do Clube (uma das maiores honrarias concedidas em Rotary), o companheiro do Rotary Club de Santos Porto, Marcelino Silva e o Sr. (...)

Campanha Atitude que vem de dentro
[FOTO] O Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro em parceria com a Fundação São Francisco Xavier lança a campanha “ATITUDE QUE VEM DE DENTRO”. A ideia é atrair doadores para aumentar os estoques da unidade, uma vez que no verão os estoques de sangue costumam registrar quedas, principalmente dos tipos sanguíneos (O) negativo, (B) negativo e (A) negativo. A campanha acontecerá de 19 a 26 de janeiro. Horários: Segunda a sexta-feira das 7 às 11h40 e das 13 às 15 hs Aos sábados das 8 às 11 hs Local: Hospital de Cubatão Av. Henry Borden, s/n – Cubatão – SP.

Palestra - Suicídio por uma abordagem neurocientífica
[FOTO] Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Durante todo o mês de setembro, é comum ver espaços públicos e privados decorados e/ou iluminados com a cor amarela. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Em apoio a campanha o Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro promoveu no dia 27 de setembro a palestra com o Dr. Helvecio Guasti Junior, Hipnoterapeuta especializado em Hipnose Clínica , que falou sobre o tema Suicídio por uma abordagem neurocientífica: Causas e prevenção. Durante a apresentação foram abordados os aspectos neurofisiológicos de alguns distúrbios mentais e apresentado formas de como tratar essas doenças e preservar ao máximo a vida humana. O Brasil é o 8º país em números absolutos de suicídio no mundo, e a cada 45 minutos uma pessoa tira sua própria vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que mais de 90 dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais, entre eles a dependência de álcool/drogas e a depressão. (...)

Entrevista na TV POLO com o Presidente do Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro, Thiago Rodrigues 2017/2018
[FOTO] Entrevista no canal TV POLO com o Presidente do Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro , Thiago Rodrigues abordando os projetos regionais e mundiais do Rotary, falando sobre intercâmbio internacional de jovens e campanha End Polio Now . Clique no link e assista: https://youtu.be/VV3iT8N7_KA #JuntosSomosMais #Rotary #VemProRotary #PessoasEmAção #JuntosInspiramos.#PapoNaPolo #TvPolo #Cubatão

Palestra - Procedimentos Protocolares
[FOTO] Nesta quinta-feira (20/09/18), na Pizzaria e Restaurante Kalabalis, em Cubatão/SP, o Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro promoveu a palestra PROCEDIMENTOS PROTOCOLARES, ministrada por Sérgio André, diretor da empresa ANSEVEN e companheiro do Rotary Club de Santos. Durante a palestra o companheiro Sérgio André comentou diversas situações importantes e regras protocolares essenciais a serem seguidas tanto nas reuniões ordinárias, quanto nas reuniões festivas. Além das perguntas sobre o tema da palestra, Sérgio André também respondeu perguntas pertinentes à seu clube, o Rotary Club de Santos e sobre sua experiência como presidente no ano em que seu clube celebrou 90 anos de atividades.

Carteirinha Solidária - Campanha combate a Pólio
[FOTO] O Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro está realizando uma campanha para arrecadar fundos para o combate a Pólio. Estamos comercializando carteirinhas de couro, geralmente utilizadas para guardar documentos de porte obrigatório como RG, Carta de Habilitação, documento de veículos entre outros documentos. Interessados em adquirir e ajudar o nosso projeto de combate a Pólio procure os membros de nosso clube, ou mande e-mail para (rotary.casqueiro@gmail.com) Cada carteirinha custa apenas R$ 20,00 Junto com nossos parceiros, conseguimos reduzir os casos da pólio em 99.9 no mundo desde o primeiro projeto que implementamos para vacinar crianças nas Filipinas, em 1979. Falta muito pouco para erradicarmos a poliomielite, mas precisamos de sua ajuda para proteger as crianças da paralisia infantil.

POSSE DO CONSELHO DIRETOR 2018/2019
[FOTO] O Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro realizou na ultima quinta-feira (12/07) a Reunião Festiva de Transmissão de Posse do seu Conselho Diretor para o ano rotário 2018/2019. O clube recebeu os convidados e visitantes no Restaurante Kalabalis. Com o Lema mundial “ Seja a Inspiração” o Presidente Inspirador, Thiago Rodrigues de Carvalho, compôs sua diretoria com os companheiros Gilberto Freitas ( vice presidente e Diretor de Administração do Clube), Celso Fernandes de Andrade ( secretário e Diretor de Fundação Rotária), Renèe Castro Fernandes (Tesoureira), Norberto Pinho Braz (Diretor de protocolo), Alexandre Santos Cova (Diretor de Desenvolvimento do quadro associativo), Lincoln Dias Junior (Diretor de Imagem Pública), José Esvanildo de Oliveira (Diretor de Projetos humanitários) e Haroldo Souza Filho (Diretor de Serviços às novas gerações). A festiva contou com a participação de 94 convidados de 14 clubes da região: RC Cubatão RC São Vicente RC São Vicente Emmerick RC São Vicente Praia RC Bertioga Canal RC Praia Grande RC São Paulo Borba Gato RC Santos RC Santos Porto RC  (...)

Seminário Distrital de Gerenciamento de Subsídios da FR
[FOTO] Evento direcionado aos presidentes de clubes e presidentes das comissões da Fundação Rotária durante o Ano Rotário 2019-2020. Também serão certificados os clubes de Rotary participantes de projetos de subsídios globais e distritais. Participe! - Data: 15/06/19 - sábado. - Horário: 8h30 às 13h00. - Local: Colégio CAMP SBC. - Endereço: Rua Suécia, 500 - São Bernardo do Campo/SP. - Informações: secretaria@rotary4420.org.br (11) 3822-0680.

Chegaram os Novos Manuais de Protocolo
[FOTO] Chegou a nova edição de Julho/2019 do Manual do Diretor de Protocolo do Distrito 4420. Neste Manual você encontra muitas informações úteis e dicas para conduzir suas reuniões rotárias com eficiência dentro das normas de protocolo rotário. O manual é apresentado em duas versões: Versão para Clubes do Distrito 4420 Apresenta informações específicas do Distrito 4420, como por exemplo relação de membros do Colégio de Governadores do Distrito e suas precedências, ou relação de clubes do distrito e suas datas de fundação.    Manual do Diretor de Protocolo (Para os Clubes do Distrito 4420) - Versão Jul/2019 Versão para Clubes Brasileiros Apresenta informações gerais válidas para clubes de todo o Brasil.    Manual do Diretor de Protocolo (Para Rotary Clubs Brasileiros) - Versão Jul/2019 Os manuais são de autoria do Governador 2011-2012 do Distrito 4420 Fernando Dias Sobrinho.

Caminhada End Polio Now
[FOTO] Na manhã do domingo (19), às 10h00, a “Caminhada End Polio Now” irá encerrar o evento com chave-de-ouro, durante uma agradável volta no entorno da Praça Adhemar de Barros. Haverá distribuição de camisetas aos primeiros que chegarem à concentração na porta do hotel. Não é necessária inscrição prévia, basta comparecer ao local com o crachá oficial da conferência. Teremos entrega de camisetas aos primeiros que chegarem na concentração. De 16 a 19 de maio de 2019, no Hotel Monte Real Resort, em Águas de Lindóia/SP, vamos mergulhar no “mundo encantado” do Rotary, durante a 28ª Conferência do Distrito 4420 do Rotary International. Inscreva-se! - 19/05/19 – 10h00 - Praça Adhemar de Barros - Hotel Monte Real - Águas de Lindóia/SP Inscreva-se!! Mini-Site da Conferência Distrital:

Festiva de Transmissão e Posse do CD 2019-20
RC São Vicente Antônio Emmerich
[FOTO] Participem de nossa festiva

Rotary Club de Cubatão realiza entrega de andador à comunidade
RC Cubatão
[FOTO] O Rotary Club de Cubatão através do seu Banco de Cadeiras de Rodas, entregou nessa quarta-feira (05/06) mais um Andador à comunidade do município. Rotary Club de Cubatão no caminho do Servir, proporcionando conforto, melhor qualidade de vida e auto estima às pessoas menos favorecidas Na foto: O beneficiado, e a companheira do Clube Marilda Canelas

Pizza do Rotaract Club de Santos
RC Santos
[FOTO] No dia 01 de junho, foi realizado o rodízio de pizza do Rotaract Club de Santos, projeto que teve como objetivo arrecadar recursos para a realização dos projetos do clube, além de ter doado parte da renda arrecadada para Casa da Esperança de Santos. Cerca de 170 pessoas estiveram presentes.

Expediente

Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro
Presidente: Thiago Rodrigues de Carvalho

Reuniões
Dia da Semana: Quinta-Feira
Horário: Jantar - 19:45 
Local: Pizzaria e Restaurante Kalabalis
Endereço: Avenida Joaquim Jorge Peralta, 70
Cidade: Cubatão/SP
CEP: 11535-260

Site: http://www.rotary4420.org.br/cubataojardimcasqueiro
E-mail: thiago88.rcarvalho2013@gmail.com



O conteúdo deste Boletim Informativo é de responsabilidade de Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro