Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      
       

YEP - O que é

O que é o Programa de Intercâmbio de Jovens?

 
O Programa é uma espetacular experiência proporcionada pelo Rotary, pois a cada ano é dada a oportunidade a centenas de jovens de viajar a um país no exterior para viver em ambientes completamente diferentes do seu. O impacto que este Programa terá nas relações internacionais no futuro é incalculável. 
 
 

Benefícios

 
São imensas as experiências e recompensas para os intercambistas que já fizeram a sua escolha. Os jovens não só acumularam conhecimentos como adquiriram uma maturidade que apenas uma experiência como esta pode trazer. 
 
Com o intercâmbio do Rotary International você: 
 
- Amplia sua visão com o exercício de hábitos, usos e costumes diferentes dos seus. 
- Aprende a melhor enfrentar difíceis situações e a tomar decisões sozinho. 
- Desenvolve maior capacidade de liderança. 
- Aprende uma língua estrangeira e torna-se mais qualificado para uma colocação profissional. 
- Estuda e observa aspectos interessantes da vida e cultura do país que o hospeda. 
- Vai agregar informações e conhecimento que poderão fazer diferença a seu favor no futuro. 
- Conviverá com os problemas e as soluções nas comunidades de um país diferente do seu, exercitando a boa-vontade e o entendimento entre as nações (um dos princípios do Rotary). 
- Poderá agir como embaixador de seu país, levando aos Rotary Clubes e aos grupos de jovens de seu país hospedeiro um maior conhecimento sobre suas origens. 
 
Assim, não fica difícil imaginar os inúmeros benefícios que uma experiência como esta pode proporcionar a você. Incentivando um grande salto no crescimento de sua educação, você irá frequentar uma escola secundária durante um ano (no caso do intercâmbio de longa duração), num ambiente diferente do seu, podendo inclusive escolher cursos e matérias que não são oferecidos regularmente em sua escola aqui no Brasil. 
 
 

História

 
Os primeiros intercâmbios da história têm início em 1929, apenas dentro do continente europeu. Dez anos mais tarde, o sistema chegava até os Estados Unidos. Em 1972 o Rotary International torna-se um programa oficial mundial de intercâmbios.  
 
Hoje, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de aproximadamente 8000 mil jovens todos os anos. 
 
Com mais de 30.000 clubes em cidades e capitais de todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo.  
 
No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. Em 2001, por exemplo, o número de intercambistas envolvidos chegou à marca de 1023 jovens, o que representa 55% dos intercambistas da América Latina.  
 
 

O Intercâmbio no Distrito 4420

 
Nossa área de atuação no Brasil 
 
Em grande parte da grande São Paulo, e em algumas cidades do litoral do estado, a coordenação do Programa de Intercâmbio do Rotary International fica a cargo da nossa equipe de intercâmbio, que é a responsável pelos contatos com clubes e distritos do Rotary no exterior. 
 
Nossa atuação no exterior 
 
Independentemente de sua opção por um intercâmbio de longa, de curta duração ou novas gerações, você estará os cuidados do Rotary Club da cidade no exterior onde ficará hospedado. Assim, poderá contar com um conselheiro, que é normalmente um rotariano deste mesmo clube, a quem você poderá recorrer sempre que necessário. Assim, não importa em qual cidade do mundo você vai ficar, haverá sempre um suporte permanente e contínuo, um apoio total e irrestrito no local em que você se encontra, condição que só uma organização internacional como o Rotary pode oferecer, através da nossa equipe.. 
 
Nossa equipe também realiza um intenso trabalho de promoção da nossa região como destino para jovens estrangeiros. Vale lembrar que é a vinda de um jovem estudante de outro país ao Brasil que possibilita a viagem ao exterior de um estudante brasileiro, e vice-versa. 
 

Conteúdo desta página sob responsabilidade de YEP - Intercâmbio de Jovens | Termos e Condições | Política de Privacidade