Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC Santo André Norte recebe visita oficial do governador

22/11/2017


RC Santo André Norte

Na tarde de 22 de novembro, o Rotary Club Santo André Norte recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no restaurante Baby Beef Jardim, em Santo André. O evento reuniu autoridades locais, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O governador foi conhecer três dos projetos permanentes desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu na Associação Beneficente Criança Cidadã. O casal foi recebido pelo governador assistente da área 8, Ary Silveira Bueno, acompanhado pelo presidente do clube, Wilson Bertoncini, equipe rotária e a coordenadora pedagógica da associação, Mariceli das Candeias.  
 
Associação Beneficente Criança Cidadã 
 
O Projeto “Criança Cidadão do Futuro” foi idealizado em 1996 pelo Comando da 2ª Região Militar, para ser implantado nas cidades onde havia Unidades de Tiros de Guerra. O objetivo era aproveitar as instalações com atividades destinadas principalmente às crianças privadas das condições essenciais de subsistência.  
 
Em 25 de agosto nasceu o “Projeto Criança Cidadão do Futuro de Santo André”, sob tutela militar. No dia 1 de outubro de 1998, membros da comunidade andreense assumiram a administração do projeto, com a aprovação dos seus estatutos, adquiriu personalidade jurídica de direito privado. Em 1 de agosto de 2000, a razão social foi alterada para “Associação Beneficente Criança Cidadã de Santo André”, entidade de caráter socioeducativo, sem fins lucrativos e apartidária.  
 
Em 2012, o Rotary Club Santo André Norte tornou-se parceiro da entidade. “Neste projeto assistimos 80 crianças, entre 6 e 12 anos, que vivem em área de risco. Oferecemos atendimento psicológico, odontológico, línguas, atividades esportivas, atividades lúdicas e acompanhamento escolar. Mostramos ao governador os novos refrigeradores adquiridos por meio do Subsídio Distrital. Foi investido cerca de R$ 6000,00”, revela Wilson Bertoncini.  
 
CAMP Piero Pollone (Centro de Assistência Social e Motivação Profissional) 
 
O segundo projeto visitado foi o CAMP Piero Pollone. A equipe rotária foi recebida pela coordenadora Carmen Lucia da Silva Sato que os apresentou às instalações. 
 
Fundado em 1976 por iniciativa do RC Santo André Norte, o CAMP é uma entidade sem fins lucrativos que vem prestando relevantes serviços à comunidade, oferecendo uma proposta diferenciada de educação por meio de desenvolvimento profissional na área administrativa. Ele engloba nos programas a realização de trabalhos em grupo e desenvolvimento motor, preparando os jovens para o mercado de trabalho.  
 
É um projeto permanente e autossustentável, são atendidos jovens de baixa renda a partir de 16 anos. Eles são preparados para colocação em empresas parceiras, como jovens aprendizes. Desde a sua criação, mais de 10.800 alunos fizeram o curso. Hoje o CAMP conta com uma estrutura física e pedagógica apta a desenvolver programas para 600 jovens ao ano. 
 
Durante a visita, alguns aprendizes fizeram uma apresentação ao governador do Distrito 4420. Eles relataram sobre a importância do projeto em suas vidas e experiências profissionais. “Em ambos os projetos, o clube possui um Conselho Administrativo formado por nossos sócios, que, de maneira voluntária cuidam da administração organizacional e financeira dos mesmos”, declara Wilson.  
 
AFRSAN - Associação das Famílias de Rotarianos do Santo André Norte 
 
O último projeto visitado foi a AFRSAN - Associação das Famílias de Rotarianos do Santo André Norte. A instituição foi fundada em 6 de maio de 1971, pelas esposas dos companheiros do clube. Tem por objetivo auxiliar e assistir obras filantrópicas.  
 
Ao longo dos seus 46 anos, várias instituições foram assistidas. Todos os projetos são voltados às pessoas carentes. O principal é a confecção de fraldas infantis e geriátricas. A associação possui duas máquinas de costura, são confeccionadas cerca de 1.700 fraldas por mês. Elas são doadas às pessoas com doenças físicas e psicológicas, comprovadas por laudo médico, além de asilos.  
 
A associação se mantém por meio de mensalidades das associadas e a promoção de eventos beneficentes.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao restaurante Baby Beef Jardim, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Ary Bueno, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva  
 
O evento reuniu autoridades locais como Ailton Lima, secretário de Obras e Desenvolvimento de Santo André.  
 
Wilson Bertoncini fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor.  
 
Durante a cerimônia, o presidente empossou um novo companheiro: Fabio Villatoro. Ele ocupou a tribuna e fez a leitura da “Promessa Rotária”. 
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Ele parabenizou os projetos visitados e agradeceu à tarde maravilhosa. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parcerias com entidades beneficentes sólidas”.  
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
Fotos: Patrícia Lopes 
 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 197 fotos