Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Projetos Sociais   

Casa da Esperança

Categoria: Saúde
Cidade: Santos

Clube(s): RC Santos

Resumo: Atua na reabilitação física, intelectual e sensorial de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos da Baixada Santista e Litoral Sul.

Data: 24/07/1957
Financiamento: Contribuição do Rotary Club de Santos, Doações da comunidade, eventos beneficentes e repasse de verbas do Poder Público, através de convênios
Comunidade Atendida: Baixada Santista

Fundada em 24 de julho de 1957 pelo médico sanitarista Samuel Augusto Leão de Moura, com o apoio do Rotary Club de Santos, a Casa da Esperança de Santos atua na reabilitação física, intelectual e sensorial de crianças e adolescente de zero a 18 anos da Baixada Santista e Litoral Sul. Por mês, oferece mais de cinco mil procedimentos terapêuticos gratuitamente. 
 
Com sede na rua Imperatriz Leopoldina, nº 15, na Ponta da Praia, a Casa da Esperança de Santos possui salas equipadas para atendimento nas áreas de Fisioterapia Solo, Aquática e Respiratória, Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Consultório Odontológico e Serviço Social, atuando a equipe sob orientação médica neurologista infantil e médico ortopedista. 
 
A Casa da Esperança conta ainda com uma Sala de Atividades de Vida Diária, para capacitação de pacientes para maior participação e independência nas funções cotidianas e o Escovódromo, onde as crianças e adolescentes em tratamento recebem orientação e treinamento adequados para prevenção em Saúde bucal. 
 
Todos os pacientes e cuidadores assistidos pela Casa da Esperança, além dos tratamentos terapêuticos, são beneficiados com refeições gratuitas servidas diariamente sob orientação de nutricionista e serviços de apoio aos familiares por meio do “Núcleo de Promoção de Mães Dona Vanjú”, no qual são realizados cursos de artesanato, culinária e, desde 2010, panificação e confeitaria, com oportunidades de comercialização em espaços internos como a “Feirinha da Esperança” e a Cafeteria “Sabor da Esperança”. Além da troca de vivências entre os envolvidos, esses cursos possibilitam a geração de nova fonte de renda para família dos pacientes. 
 
A Casa da Esperança possui também auditório, cozinha industrial, refeitório para funcionários e salão de eventos, além de setor de fisioterapia de adultos que presta atendimento particular, pelo SUS e via planos de saúde.