Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias dos Clubes   

   

Rotary Club de São Caetano do Sul recebe visita oficial do Governador Carlos Torci

29/10/2018


RC São Caetano do Sul

GOVERNADOR DO DISTRITO 4420, CARLOS TORCI VISITA O ROTARY CLUB DE SÃO CAETANO DO SUL. 
 
O Governador do Distrito 4420 do Rotary International, Carlos Eduardo Estevam Torci, acompanhado de sua esposa Sonia Mara, realizou no último dia 29 de outubro a visita oficial ao Rotary Club de São Caetano do Sul. 
 
Com o lema “SEJA A INSPIRAÇÃO”, nesse ano rotário 2018-2019, o casal Governador Carlos Torci e sua esposa Sonia Mara foram recepcionados pela presidente do Rotary Club de São Caetano do Sul, Rosa Maria Riera, na praça Luiz Olinto Tortorello, situada no quadrilátero compreendido entre a avenida Goiás, rua Manoel Coelho, rua Jayme da Costa Patrão e rua Rio Grande do Sul, local onde se encontra a “Árvore da Amizade”, que foi plantada no ano de 1.936 pelo fundador do Rotary International, Paul Percy Harris, que estava em visita ao Brasil, na residência do presidente do Rotary Club de São Paulo, o engenheiro Armando de Arruda Pereira, que residia no bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul. 
 
A “Árvore da Amizade” foi transplantada da residência de Armando de Arruda Pereira, que era diretor da Cerâmica São Caetano, em 06 de fevereiro de 1.955, pelos rotarianos de São Caetano do Sul para o local onde se encontra até os dias de hoje, firme e imponente, perto da principal avenida de São Caetano do Sul: a avenida Goiás. 
 
 
Acompanhada pelos rotarianos Vitório, Sandra, Alessandro e Cabrino, a presidente Rosa Maria, como tradicionalmente ocorre por ocasião das visitas dos governadores do Distrito 4420 à “Árvore da Amizade”, presenteou o Governador Torci uma folha e um pequeno fragmento da casca da famosa árvore, eis que historicamente, esteve nas mãos de Paul Percy Harris, o fundador do Rotary International há exatos 83 anos. 
 
Torci, após regar a “Árvore da Amizade” com um regador plástico, num gesto de carinho, humildade e cuidado para esse valiosíssimo patrimônio histórico rotário, destacou perceber um sentimento diferenciado ao estar ao lado de algo que Paul Harris tocou e com muito cuidado destinou a árvore aos rotarianos e, à época, vaticinou Paul Harris: 
- “No futuro, toda essa região irá experimentar um grande desenvolvimento e então, muitos Rotary Clubs aqui serão criados”. Paul Harris não errou. 
 
Em seguida, a comitiva seguiu para uma visita à Biblioteca Municipal “Paul Harris”, que foi a primeira biblioteca criada em São Caetano do Sul, logo após sua emancipação político-administrativa em 1.948 e posteriormente doada à municipalidade, já com um acervo de mais de 550 livros. Recepcionados por Ana Maria Guimarães Rosa, Diretora do Sistema de Bibliotecas de São Caetano do Sul, o Governador Torci e os rotarianos posaram para a tradicional foto sob o retrato de Paul Harris, fixado na parede de entrada da biblioteca que leva seu nome e em seguida foram conhecer as demais instalações e ambientes da biblioteca. 
 
O Governador Carlos Torci declarou-se aficionado por bibliotecas e que tem a paixão pela leitura. 
 
Após degustar um café e bolo de maçãs com canela, os rotarianos seguiram para a sede da Associação dos Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul – Oscar Klein, que está sendo dirigido e administrado, atualmente, por rotarianos do Rotary Club de São Caetano do Sul. 
 
No local, o casal Governador Torci e Sonia Mara ficaram sabendo que são quase 150 jovens que frequentam a Associação dos Patrulheiros Mirins e que, além do convívio e integração, eles têm a oportunidade de trabalhar em diversas empresas ou órgãos públicos, já conscientizados pelos preceitos básicos de ética, dedicação, cidadania e respeito para com a sociedade. 
 
No local, muitas atividades realizadas nas áreas de aprendizado, informática, esporte e lazer são oferecidas aos patrulheiros mirins, bem como o café da manha, almoço, lanche da tarde e jantar. As salas de aula e de instrução musical, pátio de ensaios da banda musical, a quadra de esportes e a própria cozinha que foram apresentadas causaram uma boa impressão ao casal Governador Carlos Torci e Sonia Mara. 
 
Na sala de reuniões, o Governador Cralos Torci reuniu-se com a presidente do Rotary Club de São Caetano do Sul, seu secretário e tesoureiro, para apresentar e destacar o ponto de situação do clube e na sequencia participou da Assembleia Geral, onde teve a oportunidade de ouvir de cada rotariano qual o seu pensamento e posicionamento atual em relação ao clube, em função de suas atividades. Torci não deixou de dedicar sábias palavras de orientação a cada rotariano, dentro de suas respectivas funções no clube, dando ênfase ao tripé de sustentação do Rotary na atualidade: Fundação Rotária, Desenvolvimento do Quadro Associativo e Imagem Pública. 
 
Encerrada a Assembleia, a comitiva dirigiu-se ao restaurante 7 Mares, onde se realizou a reunião festiva de visita do Governador, tendo sido e mesa diretora dos trabalhos presidida pela presidente Rosa Maria Riera e composta por Carlos Eduardo Estevam Torcia, Governador do Distrito 4420 do Rotary International; Sonia Mara, esposa do Governador Torci; Marcos Antonio Viola, representando a presidente da Casa da Amizade de São Caetano do Sul; Monica de Sordi Martão, presidente do Rotary Club de São Caetano do Sul Olímpico; Vanderlei Moreira dos Santos, Presidente da Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul e Elísio Peixoto, Secretário do COMCIPAS ( Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social de São Caetano do Sul ), representando o Prefeito Municipal José Aurichio Júnior. 
 
Durante o evento, tomaram posse mais 2 associados ao Rotary Club de São Caetano do Sul, apadrinhados pela Presidente Rosa Maria Riera, os médicos, Drª. Antonieta Antunes Pereira Minelo e Dr. Marcio Proas, tendo sido o juramento de posse efetuado pela Drª. Antonieta. 
 
Receberam o título “Paul Harris” as associadas do Rotary Club de São Caetano do Sul, Izabel Cristina Silva Mattos de Oliveira e Aparecida Honório Dias, admitidas no clube há menos de 90 dias e que já fizeram por merecer essa honraria por suas atuações e dedicações prestadas ao clube nesse curto espaço de tempo. 
 
O presidente do Rotary”Kids” do Rotary Club de São Caetano do Sul, Artur Ávila, fez uma apresentação das atividades e desenvolvimento dos projetos por eles executados no período de julho a outubro de 2.018. 
 
Marcaram presença os jovens Matus e Analle, intercambistas da Eslováquia e França, respectivamente, que estão vivenciando o “melhor ano de suas vidas”, no intercâmbio de longa duração, patrocinados pelo Rotary Club de São Caetano do Sul e acolhidos pelos rotarianos Achilles/Maria Nunes e Izabel/Luiz Oliveira. 
 
Em suas considerações finais, o Governador Torci parabenizou a Presidente Rosa Maria e aos seus companheiros de clube pelas atividades e eventos realizados até o momento neste ano rotário 2018-2019, destacando-se a participação na “Festa Italiana” e “Festa da Primavera”, cujos resultados foram direcionados aos projetos sociais do Rotary Club de São Caetano do Sul.  
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 56 fotos