Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Casa da Juventude se reúne durante a Conferência

01/06/2018


Na tarde de sexta-feira (1), aconteceu o encontro da Casa da Juventude do Distrito 4420, realizado no Salão Safira, do Hotel Monte Real. Cerca de 160 pessoas participaram do evento. Essa reunião tem como objetivo a apresentação de resultados dos programas pró-juventude no ano rotário 2017-18, do Rotary Kids, Interact e Rotaract.  
 
O governador do Distrito, Claudio Takata realizou a abertura da cerimônia, acompanhado do secretário geral do Rotary International, John Hewko e do diretor Distrital de Novas Gerações, Angelo Celcio Priore Filho. “Agradeço a presença dessa turma comprometida em fazer a diferença durante este ano rotário. O fortalecimento e apoio aos jovens é uma das metas do Distrito 4420”, encerra Claudio.  
 
Em seguida, Artur Takata, presidente do Rotary Kids São Paulo Aeroporto fez uma apresentação de todos os trabalhos desenvolvidos pelos kidianos ao longo do ano rotário.  
 
A representante Distrital de Interact, Kathlin de Matos, também falou sobre a sua experiência, mostrou vídeos dos eventos e projetos realizados pelos interactianos. Segundo Gabriela Gadea, presidente da Subcomissão Distrital de Interact, é muito interessante à interação de jovens com tanto potencial. “Todos amadurecem nesses encontros, a oportunidade de debater temas relevantes por meio de conteúdo e ferramentas específicas é única. Desta forma, eles crescem nos programas de Rotary dedicados à juventude”.  
 
“Procuramos muito o desenvolvimento dentro da família rotária”, assim deu início à sua mensagem, a representante Distrital de Rotaract, Ana Paula Rodrigues. Ela também fez a apresentação sobre a sua gestão. Acha importante essa interação com os mais novos, fortalecendo o vínculo entre ambos. Para a presidente da Subcomissão Distrital de Rotaract, Katy Reis, eventos como esse, leva a crer que a continuidade da instituição está garantida. “No Rotaract, podemos encontrar o futuro do Rotary”.  
 
José Carlos M. Hoenen, responsável pelo RYLA (Rotary Youth Leadership Awards) no Distrito, explicou sobre o programa. “Os eventos RYLA, prêmio de Liderança Juvenil, voltados às pessoas de 14 a 30 anos de idade, são organizados localmente pelos Rotary Clubs, Distritos ou grupos Multidistritais. Eles podem ter diferentes formatos, depende do propósito, recurso oferecido e público-alvo, como seminários de um dia, retiros de três dias ou acampamentos de uma semana. Incluem também apresentações, atividades e workshops relacionados a diversos tópicos. Tem como objetivo desenvolver nos jovens a capacidade de liderança e cidadania, bem como promover o seu crescimento pessoal”.  
 
A presidente do Rotaract Club de São Paulo Aeroporto, Giulia Priore, dividiu com os demais a sua experiência como intercambista em Wisconsin, nos Estados Unidos, onde morou por um ano, em 2014. Ela explicou sobre o YEP (Youth Exchange Program) programa de intercâmbio de jovens do Rotary International, desenvolvido em mais de 100 países, onde jovens de 15 a 19 anos têm a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar os seus horizontes. Ele é dividido em dois períodos: curta e longa duração. O intercâmbio de curta duração pode durar alguns dias ou até três meses. Geralmente, é estruturado como excursão, estadia em casas de família ou acampamento de jovens no período das férias. Já o intercâmbio de longa duração cobre todo o ano letivo. Os participantes moram com diferentes famílias anfitriãs e estudam em escolas locais. Para se inscrever, basta procurar um Rotary Club da região e se informar sobre o processo seletivo.  
 
Encerrando a programação, o filósofo, professor e palestrante, Ives Alejandro Munoz, abordou de forma leve e descontraída o tema “Vocação, realização e felicidade”, prendendo à atenção dos jovens. “Quem descobre fazer aquilo o que ama é feliz”, revela.  
 
Ives é mestrando em educação profissional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, coordenador do projeto Educação Ética do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Planejamento de Longo Prazo (NAP/PLP/FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Consejo Independiente de Protección de la Infancia – CIPI (Espanha). Participa na divulgação de pesquisas interdisciplinares dedicada à compreensão científica da felicidade e realização do Greater Good Science Center da University of California, de Berkeley, EUA. 
 
O evento contou com a presença do governador eleito, ano rotário 2018-19, Carlos Torci, da governadora assistente, área 10, Patrícia Teshima Ishi e do presidente do Rotary Club de Praia Grande Forte Itaipu, Edivaldo Oliveira Santos.  
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 42 fotos