Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Distrito 4420 realiza 1ª Sessão Plenária na sexta-feira

01/06/2018


Apresentação de resultados, homenagens e palestras fizeram parte da programação  
 
A 1º sessão plenária da 27º Conferência do Distrito 4420 do Rotary International foi realizada na manhã de sexta-feira (1), no Salão Real, do Hotel Monte Real.  
 
O governador Claudio Takata realizou a abertura do evento. “Iniciamos essa manhã com o reconhecimento aos rotarianos que foram responsáveis diretos pela construção do Distrito 4420. Eles deixaram um excelente legado, cabe a nós honrá-lo e multiplicá-lo. Presto a minha homenagem aos companheiros que partiram e seus familiares, que sempre os apoiaram em suas conquistas”. 
 
Em seguida, foi realizada uma homenagem aos companheiros falecidos no ano rotário 2017-2018. Um texto de Santo Agostinho foi lido, segue um trecho: “A morte não é nada, eu somente passei para o outro lado do caminho. Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi”.  
 
Durante a sessão, Henrique Camilo de Lellis, governador 2000-01, apresentou os vídeos finalistas do concurso “Meu Clube em Ação”, todos produzidos de forma independente pelos clubes do Distrito, exibindo os projetos permanentes desenvolvidos em suas comunidades.  
 
A seguir, Dirceu Vieira, governador 2003-04, falou sobre as Deliberações dos Delegados Votantes, importante ação que permite o aperfeiçoamento contínuo do Rotary e do Distrito 4420, sempre participativo e proativo nos assuntos discutidos.  
 
Após, Adriano Valente, governador indicado 2019-20, expôs de forma resumida os projetos da Comissão de Planejamento Estratégico do Distrito. Segundo Takata, esse é um processo pelo qual o Distrito 4420 está iniciando neste ano rotário, visando à perpetuação e ampliação das conquistas e ações futuras, por intermédio dos clubes na comunidade.  
 
O Desenvolvimento do Quadro Associativo (DQA) foi abordado na sequência por Fernando Dias Sobrinho, governador 2011-12 e presidente da Comissão Distrital do DQA (2016-2019). Segundo Bill Boyd, presidente do Rotary International 2006-07, novos rotarianos se associam aos clubes diariamente. No entanto, alguns deles também abandonam as fileiras rotárias no dia-a-dia. Não foi diferente no Distrito 4420, apesar do fechamento de cinco Rotary Clubs durante o ano rotário 2017-18, houve a abertura de cinco novos clubes rotários, além de cerca de 10 novos Clubs Satélites até o momento. Foi computado mais de 102 novos associados, atingindo o total de 2.020 rotarianos, elevando em 5% o crescimento do DQA.  
 
Rotary nas Escolas 
 
Educação básica e alfabetização são áreas de enfoque do Rotary Internacional apoiadas pelo governador Claudio Takata. O presidente da Comissão Distrital “O Rotary nas escolas”, Silvio Marola, governador 2002-2003, falou sobre o programa. Segundo ele, 70 Rotary Clubs desenvolveram o projeto em parceria com escolas públicas de cada região, englobando um concurso de redação, cujo tema foi sustentabilidade, aplicado entre os alunos do nono ano do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio. “Podemos dizer que foi um sucesso, deixando para o Distrito um saldo altamente positivo pelos resultados obtidos. Além disso, sementes sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Rotary em benefício às comunidades foram plantadas nos alunos, professores, direção e familiares”.  
 
Todas as áreas do Distrito selecionaram uma redação e presentearam com um tablet os alunos vencedores. Em março, a Comissão de Educação Distrital julgou todos os participantes, premiando junto à escola e ao professor orientador, dois alunos que obtiveram os melhores resultados diante às pontuações.  
 
O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Matheus Alberto Santos, da Escola Estadual Alberto Salotti, representando o Rotary Club de São Paulo Interlagos (área 5), foi homenageado durante a Conferência. Ele subiu ao palco junto ao professor Eynael Souza, seu pai Cícero Alberto dos Santos e o presidente do clube Silvio Ramos. O aluno recebeu das mãos do governador Takata um certificado de reconhecimento pela melhor redação sobre Sustentabilidade no projeto “O Rotary nas Escolas”. A escola também foi premiada e recebeu um notebook. Segundo o presidente do Rotary Club de São Paulo Interlagos, o Matheus é um aluno dedicado e merecedor do prêmio. Ele está sempre em busca de novas oportunidades. Agora ele quer nos ajudar a dar continuidade no projeto, incentivando os outros alunos a se desenvolverem e também praticar o voluntariado.  
 
Representando o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, João Vitor Silva Ribeiro, da Escola Estadual José Batista Campos, João Carlos Simanke, governador assistente da área 17, acompanhado de Marcos Uechi, presidente do Rotary Club de Peruíbe, recebeu do governador o certificado de reconhecimento em nome do estudante, além de um projetor multimídia, prêmio dado à escola.  
 
Seguro Solidário 
 
Em seguida, Eduardo Kozma, diretor da Porto Seguro, falou sobre o Seguro Solidário, que é uma parceria da ABTRF (Associação Brasileira da The Rotary Foudation) com o Grupo Porto Seguro, oferecendo aos rotarianos uma oportunidade de contribuir com projetos sociais sem gastos adicionais. Parte do prêmio líquido das apólices de seguros junto a Porto Seguro, Azul e Itaú Seguros de rotarianos e seus familiares são doados à ABTRF/Fundação Rotária, sem acréscimo de valor para o segurado e/ou corretor.  
 
O programa abrange seguros vigentes de rotarianos e rotaractianos, assim como de seus cônjuges, filhos, genros, noras, pais, mães e sogros das seguintes modalidades: seguros de automóveis da Porto Seguro, Azul e Itaú: doação de 5% do prêmio líquido; seguros de vida da Porto Seguro: doação de 5% do prêmio líquido e seguros residenciais da Porto Seguro e Itaú: doação de 3% do prêmio líquido. Para que a contribuição seja realizada pela seguradora, basta informar os dados do segurado e de sua apólice, por meio do formulário eletrônico disponível no site: www.abtrf.org.br/seguro.  
 
Fundação Rotária  
 
Estatísticas distritais em relação à Fundação Rotária foram abordadas por Marcos Franco, governador 2010-11 e presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária. Ele apresentou um panorama geral em relação ao tema. “A Fundação Rotária utiliza 90% das contribuições recebidas diretamente em projetos que transformam a vida das pessoas em todo o mundo. Durante os últimos 100 anos, investimos US$3 bilhões em iniciativas sustentáveis e de grande impacto”.  
 
Segundo Takata, durante o ano rotário 2017-18 e até o momento foi doado o total de U$551.289,38 à Fundação Rotária, uma contribuição de 71% dos associados. “O mecanismo de ganho, Sistema Share, é bem utilizado pelo nosso Distrito, possibilitando o investimento de US$ 289.912,00 em projetos distritais e globais para a comunidade”.  
 
Rejane Cândida 
 
Da pólio para o pódio, vítima da poliomielite ainda recém-nascida, a paratleta Rejane Cândida da Silva, foi a primeira palestrante do dia a dividir com a plateia a sua história de vida e superação por meio do esporte. “O Rotary me ajudou a conhecer melhor a poliomielite”.  
 
Apesar das limitações causadas pela doença, Rejane contou que teve uma infância normal, frequentou escolas comuns e teve total apoio dos pais e dos cinco irmãos, mas que no inicio foi difícil para o pai. “Ele não aceitava me ver na cadeira de rodas, hoje eu sou o seu maior orgulho”.  
 
A paratleta iniciou a sua vida esportiva no basquete, em seguida passou pelo atletismo, até que em 2004, chegou ao tênis sobre cadeira de rodas, sendo a primeira mulher a representar o Brasil em torneios internacionais. Em 2007, ela conquistou a vaga nos jogos Parapan-Americanos, realizado no Rio de Janeiro, onde junto a sua parceira, Samantha Almeida, conquistou a medalha de prata. Já em 2015, conquistou a medalha de ouro nos jogos Parapan-Americanos em Toronto. Em seu currículo constam quatro mundiais, três jogos Parapan-Americanos, um campeonato Sulamericano e diversos torneios nacionais e internacionais.  
 
Segundo Rejane, as conquistas não pararam por aí. “Quero estar nos Jogos Paralímpicos de Verão Tóquio-2020, no Japão. Nunca desista de seus sonhos, querendo, acreditando e tendo fé em Deus, ele se tornará realidade”.  
 
John Hewko 
 
John Hewko, secretário geral de Rotary International e representante oficial de Ian Riseley, presidente de Rotary International, deixou a sua mensagem. Ele mencionou algumas estratégias de como fortalecer os clubes a curto e longo prazo. Pediu maior enfoque e expansão nos projetos humanitários, aumentando a imagem pública da organização. “Uma nova identidade visual está sendo criada para impulsionar a nossa filantropia por meio da realidade virtual. A partir de uma tecnologia de ponta, vamos tornar mais atraente à navegação para o público, inspirando principalmente às futuras gerações, nascidas em uma era digital. Além de ferramentas para aperfeiçoar a nova versão do Rotary Club Central, será mais fácil estipular metas e desenvolver um plano estratégico através de uma melhor navegação integrada para o usuário. Lançamos o Rotary Showcase para a exploração de projetos locais e internacionais, assim o associado pode buscar iniciativas, dividir conhecimento e compartilhar o seu próprio projeto com a comunidade rotária". Segundo Hewko, mais de 100 mil projetos já foram compartilhados na rede”.  
 
Para tornar público o trabalho da instituição, foi criada à campanha "Pessoas em Ação", voltada para as pessoas que não conhecem o Rotary ou não sabem porque a organização é relevante. “A expectativa é que a campanha atraia associados potenciais desejosos de fazer a diferença localmente, assim como aqueles que se identificam com as nossas causas”.  
 
Em longo prazo, o secretário pediu que os associados abandonem tradições que já não servem mais. A ética e a prova quádrupla resistirão à passagem do tempo. “Se o Rotary quiser ser senhor do seu destino, deverá ser evolucionário sempre e revolucionário algumas vezes”, Paul Harris.  
 
John também solicitou que os rotarianos tenham mais flexibilidade na administração de seus clubes, tornando-os mais relevantes onde estão inseridos. “Pensem de forma mais audaz, inovadora e produtiva. É importante que o seu clube seja forte e dinâmico, exercendo bons projetos”. Segundo o secretário, a instituição tem perdido muitos associados ao redor do mundo. “Muitas pessoas não estão encontrando um produto interessante, temos outras opções no mercado. Devido a isso, temos que nos profissionalizar cada vez mais como organização, seja em nível local, distrital ou global”.  
 
Hewko afirma que o seu papel como secretário geral é elaborar novas ferramentas e ajudar os rotarianos a desenvolverem melhor o seu trabalho. “Vamos continuar servindo à humanidade e fazendo a diferença”, encerra.  
 
Marco Antonio Villa 
 
Encerrando a programação da manhã, o palestrante Marcos Antonio Villa falou sobre as idas e vindas da política brasileira. Ele fez uma reflexão da corrupção mantida desde o passado até o presente. Segundo Villa, estamos vivendo uma longa e profunda crise estrutural na República, pois atinge os poderes legislativo, executivo e judiciário. “O pensamento crítico para o poder é necessário”.  
 
Ele também fez uma breve análise sobre os pré-candidatos à Presidência da República. “É difícil achar um espaço para a mudança, sendo que, segundo a Constituição, você precisa ter filiação partidária. Acho complexo acreditar que no próximo 7 de outubro iremos conseguir fazer uma limpeza da elite política como a maioria dos brasileiros gostaria, pois em muitos lugares do país não há liberdade de voto”.  
 
Villa é historiador, mestre em Sociologia, doutor em História Social e professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos (1993-2013). Atualmente ele publica comentários e análises em seu blog (Blog do Villa). Faz parte da bancada do jornal da manhã, na Rádio Jovem Pan de São Paulo. 
 
Sem orientação ideológica autodeclarada, sendo frequentemente apontado como de direita pelos seus críticos de esquerda, bem como de esquerda por críticos da direita, Marco tem se notabilizado pelos seus posicionamentos contundentes, além de mais de 30 livros publicados.  
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
Fotos: Natali/Marcelino Silva  
 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 82 fotos