Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Novo Marco Rotário homenageia Paulo Viriato Corrêa da Costa em Águas de Lindóia

31/05/2018


O monumento foi revitalizado e entregue durante a abertura de programações da 27º Conferência Distrital 
 
A 27º Conferência Distrital do ano rotário 2017-2018 foi realizada de 31/05 a 03/06, durante o feriado prolongado de Corpus Christi, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, São Paulo.  
 
O início da programação aconteceu na Praça Adhemar de Barros, onde foi reinaugurado o Marco Rotário que homenageia Paulo Viriato Corrêa da Costa (in memoriam), presidente do Rotary International, ano rotário 1990-1991, representado por sua filha, Cinthia Viriato, companheira do RCSP Sudeste. “Agradeço aos governadores Claudio e Eduardo por essa homenagem. Realmente o meu pai foi um rotariano ímpar. Ele era uma pessoa maravilhosa, carinhosamente eu o chamava de “baixinho gigantesco”. Agradeço pelo trabalho de todos os envolvidos, inclusive a cidade Águas de Lindóia, que sempre nos recebe de braços abertos, aqui é o lugar onde tudo acontece”.  
 
O governador do Distrito 4590, Eduardo Arienzo, acompanhado de sua esposa Maria Eliza Pelogi e do casal governador do Distrito 4420, Claudio Takata e Marie, realizou a abertura da cerimônia. “Estamos felizes em manter esse belo monumento, preservando a memória dessa grande personalidade que foi Paulo Viriato. Ele deixou aqui a sua marca e grandes ensinamentos”. 
 
Em seguida, Takata fez o seu discurso. “Hoje é um dia histórico para o movimento rotário. Após passar por uma revitalização, estamos reinaugurando o monumento do último presidente de RI brasileiro. Esse ato revela a importância de nossas raízes. É uma honra homenagear esse homem extraordinário, infelizmente eu não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mas fica aqui o seu legado. Agradeço o EGD ano rotário 2000-01, Henrique Camilo de Lellis, idealizador do marco em sua gestão, o companheiro Mario Soncini, quem me apresentou a antiga obra, Francisco Mo, quem liderou a reforma, Cristina Campos, arquiteta responsável pelo projeto e Marcio Kazuo Watanabe”, conclui o governador.  
 
Após, o secretário geral do Rotary International John Hewko, representando o presidente de RI, Ian Riseley deixou as suas considerações. “É um enorme prazer estar reunido com vocês aqui no Brasil e homenagear esse visionário da nossa instituição. Assim como Takata, eu sinto muito por não tê-lo conhecido. Ele nos deixou a herança do projeto “Preserve o Planeta Terra”, a ideia de tornar o planeta sustentável continua por intermédio de todos os rotarianos presentes que já plantaram uma nova muda de árvore, muito obrigado”.  
 
José Luiz Fonseca, governador do Distrito 4420, ano rotário 2007-08, e representante do presidente Ian no Distrito 4590, fez sua declaração. “Entrei no Rotary dois meses após o falecimento do Viriato, mas graças aos companheiros do RC Santos, tenho vasto conhecimento sobre as suas obras. Ele é um exemplo de cidadão. Os dois Distritos já plantaram cerca de quatro mil árvores. Tenho certeza que até o final da gestão, esse número será ultrapassado. Parabenizo os governadores Claudio e Eduardo por preservar a memória do Paulo entre nós”.  
 
Encerrando as homenagens, Waldemar Bóbbo, governador do Distrito 4590 no ano rotário 1990-91, acompanhado de sua esposa Rosemarie, fez questão de deixar a sua mensagem. “O Paulo foi uma das pessoas que mais fez pelo Meio Ambiente. Naquele ano plantamos milhares de árvores”, recorda com saudosismo os ensinamentos do amigo.  
 
O prefeito Gilberto Helou esteve no local acompanhado por integrantes da Secretaria de Turismo, como o secretário Lauro Franco e a diretora Camila Moraes. Ele iniciou o seu discurso agradecendo a parceria com o Rotary na região. “Gostaria de agradecer a presença de todos em nossa cidade. Essa visita já se tornou histórica, a qual me sinto muito honrado. Além de ser filho de um dos sócios fundadores do RC Águas de Lindóia, sou também um ex-rotariano. Eu valorizo e respeito muito o trabalho de vocês. Vou zelar com muito carinho esse monumento. O que vocês precisarem ao longo dos dias e dos anos, podem contar conosco, estamos sempre à disposição. Desejo a todos um bom evento e uma ótima estadia”.  
 
Ainda no local, os dois Distritos realizaram o plantio de duas árvores, simbolizando o programa “Preserve o Planeta Terra”. Em seguida foi entregue à comunidade a doação de um novo playground equipado com bebedouro. Após as autoridades rotárias seguiram para o hasteamento das bandeiras, localizado na entrada do Hotel Monte Real, oficializando o início do evento.  
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 59 fotos