Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

Banco de Leite do Hospital São Paulo é tema de palestra no RCSP - Aeroporto

17/04/2018


RC São Paulo Aeroporto

O Rotary Club de São Paulo – Aeroporto recebeu a ilustre convidada Professora Doutora Erika de Sá Vieira Abuchaim, que abordou o tema Banco de Leite do Hospital São Paulo”, durante a 38ª Reunião Ordinária do clube. 
 
A enfermeira obstetra, assumiu a coordenação do Banco de Leite em janeiro deste ano, um projeto que para ela e toda equipe é extremamente importante para os bebês e famílias beneficiados pelo atendimento prestado, o que ficou claro na apresentação de dados do projeto, apresentados na palestra.  
 
É um projeto contínuo desenvolvido em quatro etapas: recebimento e oferta do leite cru, o recebimento das diversas doadoras, a pasteurização e oferecimento do leite pasteurizado. Leite cru, pasteurizado, todo processo de pasteurização, coleta, controle de qualidade, além do projeto de assistência foi todo destrinchado no sentido de avaliar quantas mulheres são atendidas, porque o banco orienta e apoia o aleitamento materno, oferecendo esse serviço. 
 
Os atendimentos são feitos, tanto no ambulatório quanto no HSP-HU- -UNIFESP e as mães são atendidas na sala de parto, no alojamento conjunto e na UTI Neonatal. 
 
Através da parceria com o RCSP-Aeroporto, por meio de um projeto de Subsídio Global, parte do ensino e pesquisa foram inteiramente renovados, ampliados e desenvolvidos com melhor qualidade. 
 
Essa melhoria nos permite treinar um número maior de profissionais. Nós atuamos na graduação de Enfermagem e Medicina, na residência da Saúde da Mulher, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, nessa estrutura, que também recebe profissionais para o preparo nesse atendimento. Oferecemos cursos de atualização e para iniciantes, grupo de pesquisas só de aleitamento, mestrado, doutorado, transmitindo todo o processo destas quatro etapas do aleitamento.Incessantemente identificamos as lacunas onde precisamos melhorar, pesquisando, considerando que, todo nosso trabalho é baseado em evidencia, muitas delas produzidas pelo nosso grupo, explicou Erika.  
 
Com o objetivo de incentivar mais mulheres a fazerem a doação e saberem a importância dessa doação. Em media foram realizados mensalmente, nestes três anos e meio, 5.170 atendimentos realizados, recebendo 606 doadoras de leite cru e 590 crianças beneficiadas pelo recebimento desse leite. Já o leite pasteurizado foi oferecido para 600 crianças, sendo estes números consideráveis e que trazem muitos benefícios para todos os assistidos no projeto. 
 
Nosso trabalho é sempre resgatar a amamentação daquela que não consegue amamentar, através de um processo de estimulação que pode fazer com que ela volte a produzir leite e amamentar. O leite, na verdade a produção, é feita com base no estímulo através da sucção. Trabalhamos o processo de amamentação na sua totalidade, tanto em termos de atendimento à crianças de meses, até um ano de vida ou mais, visando principalmente o bem estar de toda a família definiu a palestrante. 
 
O início da parceria com o RCSP - Aeroporto 
 
A palestrante Erika Abuchaim substituiu Ana Cristina Vilhena Abrão, que foi coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital São Paulo e a acompanhou durante sua apresentação no clube.  
 
Professora Doutora da Escola Paulista de Enfermagem, Ana Cristina foi Coordenadora do Banco do Centro de Aleitamento, quando o projeto foi iniciado, até 2017. Ela relembrou com carinho o início do projeto e ressaltou a importância deste benefício, para o trabalho.  
 
“Essa parceria fez toda a diferença. Nós tínhamos um serviço muito potencial, mas ficávamos limitados por conta de equipamentos muito antigos, obsoletos, que não nos davam condições de melhorar o nosso trabalho e projeto permitiu que nós ampliássemos as atividades, melhorando a qualidade do que fazemos em todos os sentidos, de forma mais organizada e segura. Temos que pensar que, ao final de todo o processo os beneficiados são os bebês atendidos, que são muito frágeis. Temos bebes de 500 gramas então essa ação fez toda diferença. Sou eternamente grata ao Rotary, a todos que intermediaram a realização desse trabalho. Penso que o Rotary investiu em um trabalho que terá continuidade por muitos anos, concluiu Ana Cristina. 
 
Os equipamentos 
 
As novas instalações contam com aproximadamente 25 novos equipamentos para processamento do leito doado, que trouxeram maior segurança e qualidade aos procedimentos, além da ampliação em sua estrutura física, que conta com 3 consultórios e 2 salas de pasteurização, por exemplo. Uma equipe composta de psicólogos, nutricionistas e enfermeiros, dentre outros, oferece atendimento especializado para os mais diversos problemas relacionados à amamentação. Dentre eles estão casos de crianças com problemas de sucção do leite e de mães em depressão que não conseguem amamentar. 
 
O Banco de Leite Humano é um centro especializado, responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Ele está vinculado ao Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno - CIAAM.

Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC São Paulo Aeroporto | Termos e Condições | Política de Privacidade