Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

RC Santos Praia recebe visita oficial do governador

08/02/2018


RC Santos Praia

Na tarde do dia 8 de fevereiro, o Rotary Club Santos Praia recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no Edifício Rotary, localizado na Av. Ana Costa, em Santos. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O governador foi conhecer dois projetos permanentes desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu na Escola Radical de Surf, onde é realizado o projeto “Sonhando sobre as ondas”. O casal foi recebido pelo governador assistente da área 12, Nivaldo Florez, acompanhado pelo presidente do clube, Roberto Antônio da Costa e sua esposa Eunice dos Santos Costa, o coordenador da escola, Francisco Alfredo Aranã (Cisco), alguns associados e equipe rotária.  
 
Escola Radical de Surf 
 
A Escola Radical de Surf, primeira do gênero no Brasil, foi inaugurada em junho de 1992. Mantida pela prefeitura, atende cerca de 2.000 alunos por ano, entre diferentes projetos e parcerias, tanto no surf quanto no bodyboard. O local é referência no atendimento às pessoas com deficiência por meio do projeto apoiado pelo RC Santos Praia, “Sonhando sobre as ondas”, que utiliza prancha multifuncional, equipamento desenvolvido pelo idealizador, Cisco Araña. “A parceria com o clube é realizada desde 2007. Já foram doadas cerca de dez pranchas adaptadas, custam em média, dois mil reais. Por ser multifuncional, atende todas as patologias. Recebemos todas as pessoas na escola, mas observamos que nos últimos quatro anos a demanda desse público cresceu e agora estamos ampliando o projeto para uma escola inclusiva, atendendo pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida de todas as idades”, revela. 
 
Segundo Cisco, a partir de julho, eles já devem estar em novo endereço. A nova estrutura terá recepção e sala de reuniões, de professores e de treinamento funcional. Também contará com espaço para guarda e troca de roupas para os alunos e área específica para guardar as pranchas adaptadas. O acesso será por meio de rampas e haverá sinalização adequada em piso tátil.  
 
O aluno Raphael Guilherme dos Santos, de 16 anos, é um dos destaques da escola. Segundo sua mãe, Fabiana dos Santos, ele foi matriculado nas aulas de surf aos nove anos. “Ele não tinha os movimentos da parte inferior e não sustentava bem os membros superiores, devido à paralisia cerebral, diagnosticada ainda recém-nascido. Após oito meses de aula ele deu seus primeiros passos, foi um verdadeiro milagre de Deus. Aos 10 anos, o Rapha já não usava mais a cadeira de rodas. Desde as primeiras aulas, notei a mudança no comportamento dele. Se tornou mais alegre e comunicativo. Adora o surf e os professores”, declara emocionada.  
 
Segundo Antônio José de Vasconcellos Araújo (Tom), um dos coordenadores da escola, o “Sonhando sobre as ondas” é desenvolvido em vários estados, até mesmo em outros países. A escola fica no Posto 2 de Salvamento, na praia da Pompéia, entre os canais 1 e 2 (Av. Senador Pinheiro Machado e Bernardino de Campos). As aulas são gratuitas. As inscrições devem ser feitas no local, de segunda a sexta-feira.  
 
Toca de Assis 
 
O segundo projeto visitado foi à instituição Toca de Assis. A equipe rotária foi recebida pelas irmãs Juscelina Maria de Jesus Misericordioso e Maria Eugênia da Divina Misericórdia (nomes religiosos).  
 
A entidade é uma fraternidade que nasceu no seio da Santa Igreja Católica e que tem como carisma a adoração ao Santíssimo Sacramento e o amor aos pobres abandonados, que vivem nas ruas. Seus membros são os religiosos, leigos e sacerdotes. Fundada no Brasil, na cidade de Campinas, estado de São Paulo, no ano de 1994, esta fraternidade tem como inspiração a vida de São Francisco de Assis, seu principal patrono. Eles atuam em várias cidades. A instituição está instalada em Santos há 15 anos.  
 
Nove irmãs se dividem nas tarefas diárias da casa, como dar banho nas internas que mais necessitam de ajuda, alimentação, acompanhamento nas atividades dos voluntários, orações, rondas noturnas ao entorno da comunidade (onde são feitas orientações e distribuição de comida) além da administração das contas da casa.  
 
Por meio de um Subsídio Distrital, o Rotary Club Santos Praia, reformou e ampliou os dormitórios da casa, proporcionando uma melhor qualidade de vida e privacidade para as internas. Também já contribuiu com a reforma do telhado, doação de geladeira e ar-condicionado. O local possui uma sacristia, escritório, galpão para eventos, uma pequena lavanderia e a capela.  
 
A instituição se mantem com o trabalho de voluntários como: cuidadores médicos, enfermeiras, psicólogas, fisioterapeutas e organizações parceiras. Ao longo do ano são realizados bazares e festas beneficentes para complementar a renda.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou a sede do clube, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Nivaldo Florez, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva 
 
O evento reuniu autoridades rotárias como Henrique Camilo de Lellis, governador 2001-02, Marcelo Demétrio Haick, governador 2006-07, Ronaldo Varella, governador 2016-17 e Leda Maria M. Vasconcellos, presidente da Associação de Famílias de Rotarianos de Santos (ASFAR).  
 
Roberto Costa fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. Ele pediu aos presentes uma saudação especial em homenagem ao 59º aniversário do clube.  
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade e liderança. Ele parabenizou os projetos visitados e agradeceu à tarde maravilhosa. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parcerias com entidades beneficentes sólidas. Agradeço ao Cisco, pelo brilhante trabalho de inclusão realizado com as crianças por intermédio do surf. Gratidão também às irmãs da Toca de Assis, pelo trabalho religioso e social, realizado com as pessoas em situação de rua e idosas carentes da região”, finaliza.  
 
Homenagens 
 
Os companheiros Maurício Silva Samogin, Rosecler Amorim da Costa e Fabiana Rodrigues Martins, receberam o Título Companheiro Paul Harris. O reconhecimento homenageia pessoas que contribuíram mais de US$1.000 à Fundação Rotária, ou que tiveram doações neste valor feitas em seu nome. O título foi criado em 1957 para demonstrar apreço e motivar contribuições substanciais ao programa hoje conhecido como Bolsas Educacionais.  
 
José Eduardo Mangini foi homenageado pelo presidente do clube e recebeu sua 4º safira, já o companheiro Fabricio Martins Santana recebeu a sua 2º safira, para finalizar, Claudio Loureiro recebeu o seu 1º rubi.  
 
Como já é tradição no clube, houve o descerramento da placa de ex-presidente. Nilton Ramos Pires comandou o clube no ano rotário 2016-17.  
 
Claudio Takata recebeu do casal presidente um certificado em forma de reconhecimento e agradecimento por sua visita.  
 
Encerrando a noite de festa, o companheiro José Collaço, falou sobre os 59 anos do clube. “Sua história de estabilidade no quadro social, gera um companheirismo familiar fantástico. Recebi do Rotary muito mais do que dei para ele”, encerra.  
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 190 fotos


Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC Santos Praia | Termos e Condições | Política de Privacidade