Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

EGD Samir Nakhle Khoury promove a paz em palestra no RCSP–Aeroporto

20/02/2018


RC São Paulo Aeroporto

O EGD Samir Nakhle Khoury, companheiro do Rotary Club de São Paulo – Saúde e Sócio Honorário do RCSP – Aeroporto realizou palestra na 30ª reunião ordinária do clube, abordando o tema “O Rotary e a Promoção da Paz”.  
 
De maneira reflexiva, Samir perguntou: “O que nos traz para o rotarismo?” Então mencionou que, além dos amigos e contatos, nascemos em 1905, com outro formato.  
 
“Nascemos com formato de intercambio profissional, querendo divulgar nossa profissão. Através de ações comunitárias que se tornaram mundiais, o rotarismo passou a envolver cada vez mais pessoas que se interessaram pelo ideal de servir”, explicou.  
 
Para Samir, trégua não é paz. A paz precisa ser melhor compreendida no seu significado para que ela possa existir no mundo todo. 
 
“O objetivo da paz é sólido e consistente, considerando que é um mal que assola o mundo. Ele é plural, tanto para o Brasil quanto para o Oriente. Mas ele deixa de ser sólido, concreto, na medida em que ele passa a ser abstrato, não só na nomenclatura, por ser um substantivo, mas também é relacionado à pouca compreensão do que é de fato, paz. Trégua não é paz. Tenho muita preocupação com essa afirmação”, afirmou.  
 
Sua filha Aline, resolveu se “embrenhar” em conflitos que ele não considera ideal para uma jovem de 29 anos, embora reconheça que ela possui capacidade, desde criança, de resolver conflitos. Samir explicou um pouco da trajetória da filha pelo mundo, envolvida em tratados pela paz e resolução de conflitos. 
 
“Por ser filha de rotariano ela não teve esse respaldo do Rotary, como a Bolsa pela Paz, mas resolveu se descambar por conta própria. Jornalista e socióloga, Aline ganhou bolsa de estudos do governo francês e seguiu sua trajetória, resolvendo conflitos na Colômbia, representando a UNESCO. Em três meses conseguiu reverter a situação com apoio do rotarismo colombiano, já que na ocasião ela precisou enfrentar autoridades do país. Um outro exemplo do seu empenho pela paz, foi a sua participação no penúltimo tratado entre palestinos e israelenses, quando Aline ajudou a desenvolver um contrato entre as partes, que previa a entrega de casas invadidas em terras divisórias por colonos judeus, em troca da soltura de alguns soldados israelenses. Isso deveria ser considerado uma trégua e não paz, como foi tratada a situação”, definiu Samir. 
 
O papel do Rotary pela paz, segundo Samir, é extremamente importante, pela credibilidade que a instituição tem e precisa manter, preparando novos representantes que lutem por essa causa. 
 
“Muitos se iludem com essa história de paz mundial e eu poderia citar vários outros exemplos da diferença entre trégua e paz. O Rotary é uma amalgama que ainda falta para a população, de um modo geral. Nossa instituição é de muita credibilidade e nós ainda temos essa credibilidade. Cabe a nós mante–la. Essa é uma grande bandeira. Podemos desenvolver o trabalho pela paz naturalmente, tendo consciência do que é de fato um sinônimo de paz. Esse é o primeiro passo. Um segundo aspecto é patrocinar alguém que possa lutar por nós. O que o rotarismo pede, não é que a gente vá a luta, mas sim, que nós eduquemos pessoas para que eles trabalhem por nós e assim, sejamos a mola propulsora pra que eles possam efetivamente lutar. Aí vem alguns subsídios que nós temos como o patrocínio da Bolsa pela Paz. Uma bolsa que nos custa 22 mil dólares e nós temos 50 bolsistas pelo mundo, um benefício que grandes doadores da instituição, proporcionam para jovens em todo mundo. Esse é um estímulo para que tenhamos cada vez mais representantes da paz. Tenho certeza de que esta é uma bandeira que fará o Rotary ser ainda maior do que ele é. Temos um potencial imensurável, mas podemos fazer muito mais. Acredito que nós do Aeroporto, faremos a nossa parte”, concluiu. 
 
A presidente Marisa Dascenzi outorgou certificado ao palestrante Samir Nakhle Khoury, que muito contribuiu e continua contribuindo com o rotarismo no Distrito 4.420, no Brasil e no mundo. 

Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC São Paulo Aeroporto | Termos e Condições | Política de Privacidade