Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

Sergio Donadio fala sobre o FUMCAD no RCSP-Aeroporto

21/11/2017


RC São Paulo Aeroporto

O palestrante Sergio Donadio falou sobre o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, o FUMCAD, orientando os associados do Rotary Club de São Paulo-Aeroporto sobre como é possível usar estes recursos em prol das instituições, aplicando-os exclusivamente na promoção de políticas públicas de atendimento com iniciativas em prol da infância e adolescência, em projetos voltados para à educação, saúde, lazer, cultura e outras áreas necessárias ao seu desenvolvimento. 
 
Donadio explicou que, depois de trabalhar 47 anos, em 2015 definiu que iria realizar três projetos de vida e um deles era se tornar voluntário em uma instituição. Foi então que ele procurou se aprofundar nas informações e direcionamento de repasses do FUMCAD para ajudar a Instituição Assistencial e Educacional Dr. Klaide na gestão geral e no marketing, visando obter melhor arrecadação de recursos para ajudar a instituição. 
 
“Resolvi entender o que era o FUMCAD, para poder ajudar mais a entidade, direcionando o que é arrecadado para ela. Com um grupo de amigos, fiz uma avaliação sobre a origem dos recursos da instituição. Pela prefeitura, recebem um repasse com percentual de apenas 35. Os outros 65 temos que ir atrás, contando com doações feitas por empresas, pessoas jurídicas e físicas que doam mensalmente, eventos, além da nota fiscal paulista que contribui bastante através da ação de voluntários. É um grande desafio manter esse trabalho, uma luta diária para sustentar as quatro casas da instituição”, definiu.  
 
Sobre quem pode usufruir dos depósitos efetuados ao FUMCAD, o palestrante explicou que o benefício é direcionado para as entidades assistenciais que comprovadamente realizam programas de atendimento às crianças e adolescentes, que possuam registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município e que tenham apresentado projeto com objetivos firmemente estabelecidos da aplicação dos recursos obtidos e aprovado pelo CMDCA. 
 
“O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente é quem gerencia os recursos arrecadados. A arrecadação é feita através do Governo Federal e eles descentralizam para os fundos municipais. Temos 5.700 prefeituras e cada uma tem o seu CMDCA. O Tribunal de Contas do Governo do Estado audita as prefeituras para ver se elas estão usando os recursos adequadamente. Estes recursos vão para o terceiro setor. No Brasil, temos mais de 300 mil instituições, ONGS, que precisam preparar os projetos com um ano de antecedência, definindo o que elas necessitam, o seu objetivo e onde vai ser usado o recurso. A partir daí, o projeto é encaminhado para o CMDCA que avalia e aprova - ou não - o projeto da instituição. Uma vez aprovado, um ano depois a instituição recebe esse repasse para ser utilizado no projeto que foi apreciado. Esse valor é oriundo do imposto de renda de todos nós. Sabemos que cada vez mais o governo está melhorando os controles sobre o contribuinte e não tem mais como fugir deste controle. O que nos faz perceber que, o contribuinte não vai tirar nada do bolso. Ele vai tirar do que precisa pagar do imposto de renda. Isso contextualiza o FUMCAD”, concluiu Donadio. 
 
A instituição Dr. Klaide foi fundada em 09 de dezembro de 1990 e hoje mantém uma creche e realiza serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, cursos de formação profissional e também convivência para idosos. 
 
Com sua importante colaboração junto aos rotarianos, proferindo palestra esclarecedora, Sergio Donadio agradeceu pela oportunidade de vivenciar mais um momento rotário e foi agraciado pela presidente Marisa M. Dascenzi com um certificado, em reconhecimento à sua participação neste ano rotário que vem fazendo a diferença. 
 
Perfil do palestrante 
 
Sergio Donadio é natural de São Paulo/SP, formado em administração pela FMU e MBA em Marketing, pela FEA/USP. Iniciou carreira na área de Tecnologia da Informação e exerceu cargos de destaque e direção em grandes empresas. Atualmente exerce trabalho voluntário na Instituição Assistencial Profissional Dr. Klaide. 
 
 

Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC São Paulo Aeroporto | Termos e Condições | Política de Privacidade