Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

Rotary Club Santos perde o companheiro Armênio Mendes

13/10/2017


RC Santos

O renomado empresário português lutava há dois anos contra um câncer 
 
Morreu nesta sexta-feira (13), aos 73 anos, o empresário Armênio Mendes. Ele enfrentava um câncer na região abdominal há cerca de dois anos e estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde faleceu por volta das 11 horas. Armênio deixa a mulher, Celeste, os filhos Paulo, Alex e Carina, e netos.  
 
Um dos empresários mais conhecidos em Santos, Mendes nasceu em 2 de agosto de 1944, no vilarejo português Chão de Couce (Conselho de Ancião), distrito de Leiria. Mudou-se para o Brasil em 1963, aos 18 anos e foi morar com o tio, em Vicente de Carvalho, Guarujá. Seu primeiro negócio foi a abertura de uma oficina de bicicletas e um estacionamento 24 horas para atender os trabalhadores que utilizavam esse meio de transporte na cidade. Desde que veio para a Baixada Santista, dedicou-se a empreender na região.  
 
Em 1975, ele entrou na área construção e fundou a Miramar Construtora, a 1ª empresa das que hoje formam o grupo Mendes, dono de diversas casas e edifícios residenciais. Armênio construiu shopping centers, como o Miramar e Praiamar, o Mendes Convention Center, em Santos, o Brisamar, em São Vicente, hotéis e outros grandes empreendimentos. O mais recente é o Praiamar Corporante, inaugurado em abril deste ano, abriga a primeira unidade do restaurante norte-americano Outback Steakhouse na cidade.  
 
Homenagem Rotary 
 
No dia 7 de junho, Armênio foi homenageado pelo Rotary Club de Santos, em comemoração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Recebeu a placa de Menção Individual de Reconhecimento por conta de suas ações na sociedade santista. Na ocasião, parte de sua trajetória pessoal e profissional foi lembrada no discurso feito pelo orador do encontro, o juiz aposentado José Ricardo Tremura. “Não vou falar de Camões e dos vários que projetaram Portugal para o mundo. É preciso falar de um português que está entre nós, que escolheu Santos para investir, que acreditou no Brasil e no brasileiro, afirmou. 
Emocionado, o empresário retribuiu: “Não sei se sou merecedor de tudo isso, mas se sou, agradeço muito e prometo voltar aqui para um discurso bonito, à altura do que estão fazendo para mim”.  
 
Rotariano desde 1983, Armênio Mendes também foi lembrado entre os personagens ilustres citados no livro Rotary Club de Santos, 90 anos, lançado este ano pelo ex-presidente do clube (2016-17), Sérgio André Carvalho, e escrito pela jornalista Ivani Cardoso. “Você não aprende com as pessoas que não sabem. No Rotary só encontrei pessoas que sabiam, pessoas de todos os níveis, uma escola da vida onde tive exemplos para me inspirar”, disse o empresário no capítulo do livro dedicado a ele. 
Na homenagem, além da família, estiveram presentes autoridades, como o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, amigos e empresários locais.  
 
Luto 
 
A Prefeitura de Santos emitiu uma nota sobre o falecimento do empresário e decretou luto oficial de três dias. Empreendedor, de coragem, que começou com uma loja de bicicletas e se tornou um dos maiores empresários da cidade e do País. Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família, que perde seu ente querido, mas certamente a cidade e a região perdem também um grande visionário, que acreditou em Santos, aqui deixou seu legado e contribuiu para a transformação da vida de milhares de pessoas em toda a Baixada Santista. 
 
O velório está previsto para ocorrer a partir das 20 horas desta sexta, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos. Já o enterro do corpo do empresário deve ser realizado às 21 horas de sábado (14), na Memorial Necrópole Ecumênica da Cidade. 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
Foto:Alberto Marques/AT e arquivo Rotary RC Santos 
 

Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC Santos | Termos e Condições | Política de Privacidade