Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      
       

Notícias   

   

Comissao do YEP realiza Processo Seletivo 2016-2017

09/10/2016


YEP - Intercâmbio de Jovens

Nos dias 08 e 09 de outubro de 2016, na sede do CAMPS de São Bernardo do Campo, a Comissão do YEP – Distrito 4420, realizou o processo seletivo e classificatório junto a 73 jovens candidatos às vagas disponíveis pela Comissão, para realizarem o Intercâmbio de longa duração, de julho de 2017 a junho de 2018. Após várias reuniões de trabalho, a Comissão elaborou as provas escritas, contando 10 questões de conhecimentos da língua inglesa, 10 de conhecimentos gerais e atualidades e outras 10 questões sobre conhecimentos básicos de Rotary. Na seqüência, os candidatos fizeram uma redação, cujo tema abordou assunto de interesse geral e atual.  
 
Durante o tempo de realização das provas escrita e de redação, os pais dos jovens tiveram a oportunidade de assistir mais uma apresentação da equipe da Comissão, desta vez relativa ao programa de intercambio, uma exposição e palestra sobre “Choque Cultural”, onde obtiveram importantes informações para a realização de um intercâmbio sem grandes obstáculos e dificuldades. Em seguida, ainda no sábado os jovens participaram de uma dinâmica, divididos em 2 grupos, onde um grupo de psicólogas, voluntárias da Comissão do YEP, tiveram a oportunidade de avaliar individualmente cada jovem, analisando seu comportamento e personalidade. Durante o período dessa dinâmica, a Comissão do YEP formou 6 duplas entre seus componentes, que fizeram uma rápida, porém objetiva e reveladora com os pais (ou responsáveis pelos jovens candidatos), cujos resultados objetivam analisar as condições de cada família em participar do programa de intercambio, tanto no que se refere à ida de seu filho(a) para o exterior como também para acolher o jovem que virá do exterior.  
 
No período da tarde, as duplas de entrevistadores continuaram suas atividades, entrevistando os jovens residentes na baixada santista. No domingo, dia 9, as entrevistas continuaram a acontecer, dessa vez junto aos pais e jovens residentes na região do Grande ABCD (período da manhã) e à tarde, os jovens residentes em São Paulo. Após a apuração dos pontos conseguidos pelos jovens candidatos nas provas escritas, redação, dinâmica psicológica e entrevistas (com os pais e com os jovens), será apurada e efetuada pela Comissão do YEP uma listagem classificatória, onde os jovens que obtiverem as maiores notas, ficarão em uma relação em ordem decrescente da pontuação obtida.  
 
A próxima etapa das atividades da Comissão do YEP será a realização da reunião de escolha de países, para os quais os jovens terão a oportunidade de escolher qual país irá efetuar seu intercâmbio, de acordo com a sua classificação. Lembramos que as pré-inscrições para o programa da Comissão do YEP – Distrito 4420 para o ano 2017-2018 já estão abertas, devendo os Rotary Clubs do Distrito 4420 indicar jovens, entre 14 e 17 anos, em condições de participarem do programa de intercambio de longa duração, junto à Secretaria do YEP, em Santos. Informações pelo telefone 0XX-13-3289-5572.

Conteúdo desta página sob responsabilidade de YEP - Intercâmbio de Jovens | Termos e Condições | Política de Privacidade