Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      
       

Notícias   

   

Intercâmbio de Jovens: Embaixadores do mundo

23/09/2016


YEP - Intercâmbio de Jovens

Comissão do YEP 4420 realiza seminários para jovens intercambistas, treina brasileiros que vão para o exterior 
e recepciona estrangeiros que escolheram o Brasil
 
 
 
 
O Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International (Rotary Youth Exchange) é um dos mais conceituados do mundo, justamente por oferecer seleção democrática, capacitação, regras, segurança e assistência jurídica e psicológica às famílias envolvidas num projeto deste tipo. Dentro do Distrito 4420, o YEP (Youth Exchange Program), como também é conhecido o Programa, dispõe de uma ampla equipe que atua para garantir experiências transformadoras aos jovens. Ela cuida de diversos detalhes para que todas as etapas do projeto ocorram dentro dos prazos, legalidades e normas que garantem qualidade total ao processo. Beneficiar os intercambistas é um dos objetivos deste trabalho. 
 
Dentro desta política de atuação, a Comissão do YEP 4420 concluiu mais um processo de qualificação e seleção dos jovens que irão fazer intercâmbio de longa duração no período de um ano. Foi a última etapa que o Programa de Intercâmbio 2016-2017 reservou antes da despedida dos jovens brasileiros do País, realizada nos dias 30 e 31 de julho, no Pampas Palace Hotel, em São Bernardo do Campo/SP. Tradicionalmente batizado de “imersão outbounds”, o encontro reuniu os 36 jovens habilitados no processo de seleção do YEP. Quando esta revista for publicada, muitos já estarão no exterior, vivenciando um ciclo que poderá ser o melhor de suas vidas, seja no âmbito pessoal, estudantil ou profissional.  
 
Durante a imersão, eles assistiram algumas palestras. A primeira mostrou de forma objetiva “O que é Rotary”. Depois, receberam aulas de comportamento, com dicas e regras de como agir num país com outros hábitos culturais. Orientações médicas foi outro tema debatido, orientando os jovens sobre os procedimentos em caso de problemas de saúde. “Este seminário orienta os intercambistas brasileiros que estão indo para outro país (outbounds). Ele objetiva passar o máximo de informações possíveis, a fim de que estes jovens realizem um excelente intercâmbio, tornando-se verdadeiros embaixadores brasileiros da paz mundial”, explica José Luiz Cabrino, Secretário Geral da Comissão do YEP 4420.  
 
Dinâmicas e autoconhecimento 
 
No primeiro dia de imersão, os jovens ainda participaram de dinâmicas sobre autoconhecimento. Um grupo de três psicólogos avaliou o desempenho dos brasileiros e aconselhou como interagir com os jovens de outros países. Em seguida, receberam informações sobre “assédio sexual”, que explicavam como se comportar nestes casos. O que vai acontecer comigo? Como eu vou reagir? O que fazer para evitar a depressão? “Essas e outras questões sobre “choque cultural” também foram abordadas. Documentações e preparativos finais para a viagem também foram ressaltados, desde o passaporte, vistos, receitas médicas e tudo que pode ou não pode ser levado na viagem de intercâmbio”, complementa. 
 
Cabrino conta que durante as dinâmicas, os participantes foram separados por salas (meninas e meninos), onde receberem orientações específicas para seus gêneros. Para fechar o primeiro dia, eles ainda ouviram depoimentos de ex-intercambistas que mostraram a importância do Programa em suas vidas. “Apresentações com fotos e vídeos ilustraram suas vivências no exterior, servindo de inspiração aos que vão partir agora. Ainda realizamos outra atividade, abordando para cada um deles uma das áreas de enfoque do Rotary, como a promoção da paz mundial, combate às doenças, fornecimento de água potável, saúde das mães e filhos, apoio à educação e desenvolvimento das comunidades”. 
 
Ronaldo Varella e Monica, Casal Governador Humanitário 2016-2017 do Distrito 4420, prestigiaram os participantes. Ao lado da filha Nathália, eles desejaram uma inesquecível viagem aos intercambistas. A jovem acabou de voltar da Dinamarca, onde participou do intercâmbio de longa duração. Ela relatou suas experiências aos outbounds deste ano. “No último dia da imersão, ressaltamos as regras do Rotary Youth Exchange. Apresentamos deveres e direitos, como a obrigatoriedade da emissão dos relatórios, algo indispensável para acompanharmos o desempenho dos jovens no exterior. Também abordamos os documentos escolares, já que o Programa tem amplo foco nos estudos”, finaliza Cabrino. 
 
Seleção e acolhida dos jovens 
 
A Comissão do YEP otimizou a presença dos responsáveis pelos jovens “outbounds” para repassar informações sobre a recepção dos intercambistas “inbounds”. As famílias anfitriãs receberam informações sobre “choque cultural”, regras, documentos e outras orientações. Os intercambistas estrangeiros que já chegaram ao Brasil também participaram de um encontro de imersão exclusivo deles, realizado entre os dias 19 e 21 de agosto. Além destes jovens, que vieram de várias partes do mundo e escolheram o território brasileiro como destino de intercâmbio, o encontro contou com a participação dos “pais” brasileiros que vão abrigá-los durante os meses que ficaram sob responsabilidade do Distrito 4420. 
 
A realização dos testes e entrevistas dos jovens “outbounds” aconteceram em outubro de 2015. A escolha dos países de destino ocorreu em novembro do mesmo ano. Os participantes desta imersão têm como destino os seguintes países: Austrália, França, México. Japão, Taiwan. Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, Bélgica, Tailândia, Itália e República Tcheca. Com isso, o processo iniciado o ano passado, conclui parte deste amplo projeto de Rotary International. A Comissão do YEP 4420 informa que estão abertas as inscrições para o próximo processo seletivo do intercâmbio de longa duração. Os clubes certificados devem prestar as primeiras orientações para a inscrição de seus jovens indicados. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Representantes do Distrito 4420 no exterior 
 
Os 36 intercambistas “outbounds”, escolhidos pela Comissão do YEP 4420 durante o último processo de seleção, vão representar o Brasil em vários países e têm a missão de propagar nossas áreas de enfoque, como a paz mundial e a compreensão entre os povos. Conheça estes embaixadores:  
 
 
Amanda Figueiredo
RC SP Saude
MÉXICO
Ana Beatriz
RC Santos
AUSTRÁLIA
Ana Laura Brustein
RC Sto Andre Sul
MÉXICO
Andreza Silva
RC SCS Olimpico
TAILÂNDIA
Camila Camargo
RC SP Ipiranga
EUA
Carolina Ortiz
RC SP Novas Geracoes
ALEMANHA
Giovana Santos
RC SP Interlagos
MÉXICO
Giovanni Covelli
RC Sto Andre Campestre
EUA
Giulia Sgnorini
RC Santos
MÉXICO
Jacqueliny Souza
RC SP Ipiranga
MÉXICO
Jade Pitta
RC Santos Boqueirao
JAPÃO
Joao Marcos
RC Guruja V. Carv.
MÉXICO
Jose Eduardo
RC Cubatao JD.Casq.
ALEMANHA
Julia Souza
RC Santos V Belmiro
TAIWAN
Karina Borges
RC Santos
ALEMANHA
Laura Reydon
RC Santos
DINAMARCA
Leonardo Andrade
RC S. Andre Campestre
FRANÇA
Lidia Piotto
RC SCS Leste
TAILÂNDIA
Liliam Brito
RC Itanhaem
TAIWAN
Luan Pinheiro
RC Guaruja V. Carvalho
TAILÂNDIA
Lucas Faleiros
RC S V Ant. Emmerich
TAIWAN
Lucas Guimaraes
RC S V Ant. Emmerich
DINAMARCA
Lucas Ribeiro
RC SCS Olimpico
ITÁLIA
Marcelo Ranieri
RC SP Ipiranga
BÉLGICA
Maria E. Cerchiari
RC SBS R Ramos
REP. TCHECA
Maria E. Louzada
RC Santos
MÉXICO
Matheus Curcio
RC Sto Andre Campestre
MÉXICO
Murilo Oliveira
RC Santos V. Belmiro
TURQUIA
Natalia Bastos
RC Sto Andre
MÉXICO
Nathalia Mello
RC Sto Andre
MÉXICO
Rafael Martao
RC SCS Olimpico
MÉXICO
Raphaela Santos
RC PG Forte Itaipu
FRANÇA
Raquel R. Maua
RC Santos Oeste
ALEMANHA
Ricardo Carvalho
RC S.B. Campo
MÉXICO
Vinicius Ribeiro
RC E-club
FRANÇA
Willian Carvalho
RC Diadema
TAIWAN
 
 
 
 
 
GESTÃO DE CONTEÚDO & INFORMAÇÕES À IMPRENSA: 
 
Marcelino Silva - Jornalista MTb 47020/SP 
Oi & WhatsApp: +55 (13) 9-8809-7236 
MSCom Mídia – Comunicação Integrada 
E-mail: imprensa@mscommidia.com.br  
Assessoria de Comunicação e Imprensa 
Distrito 4420 – Rotary International 
 

Conteúdo desta página sob responsabilidade de YEP - Intercâmbio de Jovens | Termos e Condições | Política de Privacidade