Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

RC Santos-Praia recebe visita do casal governador

28/02/2016


RC Santos Praia

Iniciando a programação de Visita Oficial ao Rotary Club de Santos-Praia, a governadora Maria Luíza Mendaçolli Zago, ladeada por Cláudio Zago, seu esposo, esteve na Praça Rotary, no Gonzaga, em Santos-SP, que foi entregue totalmente reformulada no último dia 19.  
 
A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, do vice-prefeito Eustázio Pereira, que é companheiro do RC Santos – Praia, do casal presidente do Rotary Santos- Praia, Robinson Alberto Costa e Aparecida Pereira Francisco, além de autoridades civis e rotárias.  
 
A praça, que abriga a “árvore da amizade”- símbolo do Rotary – recebeu limpeza do piso ecológico, poda de árvores e manutenção do jardim, instalação de três novos bancos, lixeiras, além de revisão no sistema de iluminação e pintura geral, além de receber uma placa comemorativa, celebrando o ano rotário presente e a passagem da governadora em visita oficial à cidade.  
 
“O Rotary é muito importante para nossa Cidade, porque a visão de que o governo pode fazer tudo sozinho é ultrapassada. Eu posso dizer, após estes três anos e meio na administração, que sempre são necessárias parcerias, e o Rotary é um grande parceiro de Santos. São parceiros permanentes”, afirmou Paulo Alexandre. 
 
Na ocasião, houve descerramento da placa de reformulação da praça e, posteriormente, da placa que fica embaixo da árvore, plantada pelo governador rotariano, Nelson Aparecido Celico, que esteve à frente da instituição de 1990 a 91. 
 
A jornada pela cidade contou com um passeio na nova atração turística, o Bonde Café, que já circula pelo Centro Histórico. Após restauração e adaptações, funciona como uma cafeteria itinerante, um conceito único na America Latina. O bonde abriga 24 pessoas sentadas em cadeiras, possui mesa, elevador para deficiente, TV, sistema multimídia e ar condicionado, entre outras adaptações que o casal governador e comitiva rotária, prestigiaram. 
 
No período da tarde, aatividade na orla, nas proximidades da Av. Conselheiro Nébias, em Santos-SP, onde está localizado o Marco Rotário do clube, foi o plantio de uma muda árvore pela governadora Maria Luíza, que viu o registro deste ato, eternizado numa placa com o símbolo da gestão presente e o nome do casal governador. O clube, que já realizou a mesma ação, com outros governadores do distrito, segue contribuindo com a preservação do meio ambiente e a beleza do extenso jardim na orla da praia.  
 
Ao conhecer o Projeto “Sonhando Sobre as Ondas” localizado no Jardim da Praia santista, o casal pode se comover com as histórias vitoriosas que o projeto acumula, algo gratificante que conta com a parceria dos rotarianos. 
 
O projeto tem como objetivo a confecção de pranchas de surf especialmente adaptadas para pessoas portadoras de necessidade especiais, e teve seu início efetivo em 2008, com a doação de cinco pranchas de surf adaptadas para cegos, para a “Escola Radical” da Prefeitura Municipal da Cidade de Santos.  
 
O professor Francisco Araña, coordenador da Escola Radical, recepcionou a comitiva atua há mais de 20 anos no projeto, dos quais, 10 deles com deficientes visuais. Em 2011, durante uma de suas viagens ao exterior divulgou o trabalho que vinha sendo realizado junto a 1a Escola Pública de Surf do Brasil e a participação do Rotary Santos-Praia, e houve interesse de implantação deste mesmo projeto em cidades do exterior, em particular “Las Palmas” e “San Sebastian” na Espanha.  
 
Foi a primeira escola pública do Brasil no ensino gratuito de surfe para pessoas de todas as idades e também a primeira escola a trabalhar com idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais no país. Foi a pioneira ao lançar no mundo a primeira prancha de surfe para cegos em 2007, desenvolvendo um maravilhoso trabalho com este público especial. 
 
A passagem pelo Instituto Neo Mama foi emocionante, por todos os depoimentos relatados por mulheres que integram o grupo que segue trabalhando pelo combate ao Câncer, sejam mulheres diagnosticadas recentemente ou que venceram a doença e hoje, apoiam as novas parceiras de luta, por uma vida com mais qualidade e esperança. O instituto será beneficiado por um projeto de subsídio que o clube pleitei junto a governadoria, visando atender mais mulheres atendidas pela instituição. 
 
Um delicioso café da tarde foi oferecido ao casal governador, que na sequência das atividades programadas, foi recebido pelo vice-prefeito Eustázio Pereira, em seu gabinete, na Prefeitura Municipal. 
 
Após a intensa jornada de visitas aos projetos do clube, o casal realizou assembleia com os sócios no Edifício Rotary. Na reunião festiva, foram empossados dois novos sócios e outorgados dois títulos Paul Harris e sete Cristais EREY. 
 
O presidente Robinson agradeceu a presença de todos os convidados e o imenso carinho do casal governador que se mostrou solícito à participação nos projetos apresentados pelo clube, manifestando verdeiro envolvimento com as causas rotárias. Ele prestou vários reconhecimentos ao casal e aos rotarianos presentes, líderes em seus clubes. 
 
A governadora agradeceu por todo carinho recebido e pelas várias oportunidades de viver Rotary, conhecendo projetos significativos que fazem valer a pena ser um presente para o mundo, servindo o distrito e as comunidades atendidas pelos clubes. 
 
Ao final da reunião, os rotarianos celebraram os 57 anos de fundação do clube, em grande estilo, cantando o Parabéns Rotário! 
 
 
Nas fotos, registros da visita ao RC Santos-Praia. 
 
EM BREVE: MAIS FOTOS DO EVENTO NA GALERIA! 
 


Galerias de Fotos:


Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC Santos Praia | Termos e Condições | Política de Privacidade