Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

E-Club participa de Ajuda Humanitária à Vanuatu na Oceania

31/03/2015


Rotary E-Club 4420

Grupos de e-clubes de todo o mundo se cotizam para criar fundo de amparo às vítimas de ciclone que devastou o país Vanuatu, à nordeste da Austrália. 
Socorro chega a Vanuatu e encontra grande devastação após ciclone. (Veja/Mundo) 
 
O país ficou praticamente sem energia elétrica e comunicação e enfrenta uma crescente possibilidade de ficar sem alimentos e água potável para os habitantes, em decorrência do desastre natural. 
Passagem de ciclone tropical Pam leva ventos de mais de 250km/h para Vanuatu (Unicef/Reuters). 
 
Uma das maiores tempestades da história no Oceano Pacífico devastou no sábado, 14/03, Vanuatu, país insular ao nordeste da Austrália, arrancando os telhados das casas, derrubando árvores e matando pelo menos oito pessoas. Autoridades esperam que mais mortos sejam encontrados. Um balanço provisório da ONU, ainda não confirmado, cita a possibilidade de 44 mortes. 
 
As primeiras equipes de ajuda, que chegaram a Vanuatu no domingo, relataram que houve devastação generalizada no local, onde as autoridades declararam estado de emergência após um grande ciclone atingir a nação insular do Pacífico. Com ventos de mais de 300 quilômetros por hora, o ciclone Pam arrasou casas, destruiu barcos, estradas e pontes, deixando Vanuatu praticamente isolada. Trabalhadores humanitários descreveram a situação como catastrófica. 
 
O presidente de Vanuatu, Baldwin Londsdale, pediu ajuda em um emotivo discurso na conferência sobre desastres e emergências realizada no Japão e disse que o furacão Pam destruiu a maioria de edifícios em Port Vila, capital do país, incluídas casas, escolas e hospitais. Descrevo o furacão como um monstro que devastou nosso país e isto representa um duro revés para nossa nação, disse Londsdale à rede BBC. 
 
Parecia que o mundo ia acabar, disse Alice Clements, porta-voz do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em Vanuatu. Foi como se uma bomba tivesse explodido no centro da cidade. Não há energia. Não há água., afirmou.(Veja/Mundo 14/03/2015) 
 
E-clubes de distritos da Austrália lançaram um apelo aos e-clubes de todo o mundo e o E-Club 4420 tomou parte nessa ação. 
 
Fonte: Colaboração do e-club do Distrito 4420.

Conteúdo desta página sob responsabilidade de Rotary E-Club 4420 | Termos e Condições | Política de Privacidade