Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

Quinta reunião de trabalhos do Rotary Club São Paulo Paraíso em formarção

13/08/2014


RC São Paulo Paraíso

Data: 13 de agosto de 2014 Horário: das 20h00 às 21h00 Local: Hotel Matsubara Rua Oscar Porto, 836, Paraíso. 
Composição da Mesa da Presidência: Lugar nº1: Sol Martins Miranda – Coordenadora para Fundação do RCSP Paraíso Lugar nº2: Governador Flávio Farah gestão 91-92 – primeiro governador do Distrito 4420 Lugar nº3: Rotariano Horácio Misawa Em 13/8/14, teve início a quinta Reunião do Rotary Club SP Paraíso, com abertura feita pela Coordenadora Sol Martins. Priscila Namiki anunciou a mesa da presidência e agradeceu a presença dos ilustres convidados: Stela Shigeko Shimba, presidente do RCSP Aeroporto, nosso padrinho; o casal Patrícia e Jorge Ishi, presidente do RCSP São Caetano Sul, juntamente com Mosavi ribeiro, presidente da Casa da Amizade; ; Sérgio Lazarini, Carlos Tominaga, presidente brilhante do RCSP Centenário; Paulo Moura Rezende, presidente do RCSP Ipiranga, nosso padrinho; Claudio e Maria Luiza Zago, que será o casal Governador do Distrito 4420, gestão 2015-2016, entre outros. 
 
Na tribuna, a intercambista Laís Maeda faz seu último pronunciamento antes de embarcar para Taipei, Taiwan, onde realizará intercâmbio de 1 ano pelo YEP – Youth Exchange Program do Rotary Internacional. Veterana de intercâmbios, Laís já morou na Índia e na Holanda, graças aos programas desenvolvidos pelo Rotary. 
Agora, espera ser uma verdadeira embaixadora do Brasil na China, levando nossa cultura e alegria aos novos amigos chineses, e abrindo as portas do Brasil para a Ásia e vice- versa. Sucesso e muitas felicidades para a Laís neste novo desafio!  
 
A Coordenadora Sol, com a palavra, agradeceu a excelente iniciativa do companheiro Marcos Zachello em procurar uma praça para que seja colocada a roda do novo Clube Rotary Paraíso, deixando nossa marca rotária no bairro. Agradeceu também a presença de todos os convidados e o apoio da família, sem a qual não teria conseguido caminhar com tanta firmeza na vida. 
 
Na sequência, Horácio Misawa, representante da governadoria para a formação do novo Clube Rotary Paraíso, fez a apresentação do Governador Flávio Farah gestão 91-92, palestrante da noite com o tema: “Vale a pena ser rotariano?” . Casado com Sra. Regina Farah, 4 filhos que já participaram do programa de intercâmbio do Rotary, químico, desde 1963 é membro da Federação das Indústrias de São Paulo, tendo sido agraciado em 1984 Empresário do Ano.  
Entrou para o Rotary em 1972 no Rotary CSP Interlagos, sendo há 42 anos, membro do mesmo clube. Foi o primeiro governador do Distrito 4420.  
 
Com a palavra, Flávio Farah agradece a honra do convite e da satisfação de estar entre os amigos rotarianos. Comentou em 1990 somente 1 Distrito 461 para a grande São Paulo. Excessivamente grande, inviabilizava a participação efetiva do governador nas ações e solenidades de seus respectivos clubes, já que uma só pessoa não conseguia atender à extensão territorial e número de membros que o Distrito tinha alcançado. Assim, foram formados 3 novos distritos – 4630, 4610 e 4420, cada qual com 32 clubes e 1200 membros. Em 1991, Flávio assumiu a governadoria do novo Distrito.  
O D4420, como é carinhosamente chamado, foi considerado o melhor do Brasil graças aos trabalhos e projetos desenvolvidos, além da expressiva contribuição para a Fundação Rotária. Hoje, o D4420 é composto por 78 clubes e 2200 membros – o dobro do tamanho de 25 anos atrás, e o que mais cresceu em todo o Brasil neste período. 
Um distrito pode ser comparado a um rio – nasce pequeno, corre, recebe afluentes e vai adquirindo força a cada quilômetro. Agradeceu a formação do Rotary CSP Paraíso, que será mais um afluente a engrandecer o rio 4420. Ao longo de seu discurso, o governador Flávio comentou que o intercâmbio de jovens é um dos poucos programas que permitem que filhos de rotarianos participem ativamente – portanto, aproveitem a oportunidade imperdível de engrandecimento, amadurecimento e experiência de vida! Comentou, ao longo de sua palestra, inúmeras vezes em que o Rotary fez toda a diferença em sua vida, o quanto aprendeu, o quanto se emocionou com a transformação das pessoas através das ações sociais desenvolvidas pela entidade, além do grande enriquecimento como ser humano. Depois da experiência como Governador, Flávio foi coordenador da Fundação Rotária de 22 Distritos do Brasil. Durante 2 anos, viajou por todo o país para levar a mensagem: “Vale a pena ser rotariano!”  
 
Vendo os resultados dos programas do Rotary – pessoas que voltavam a enxergar após o mutirão da catarata, auxílio a asilos de idosos, transformando suas vidas, ações de saúde, educação, alfabetização, apoio humanitário, são incontáveis os casos e realizações vivenciadas durante sua vida rotária. Calorosamente aplaudido, Sr. Flávio Farah reforçou ainda mais a vontade dos novos membros em manter ativa a vida rotariana! Remo Bataglia, governador assistente da gestão 2014-2015, membro do RCSP Sudeste, veio à tribuna reforçar a premissa de que “Vale a pena Ser Rotariano”, pela possibilidade de se engajar na sociedade de maneira mais efetiva, pois individualmente é muito difícil fazer grandes ações, que pela organização do Rotary são viáveis e altamente produtivas. Comentou que projetos elaborados de forma inteligente, organizada, que seguem a ordenação e orientação da Fundação Rotária, recebem subsídio internacional. 
Remo comentou também sobre a internacionalidade da entidade, a mesma identidade em todas as reuniões, sejam no Brasil ou na Itália, mesma linguagem, mesmos princípios, braços abertos, companheirismo e família. 
O atual governador do Distrito 4420, Hiroshi Shimuta, finalizou a palestra contando um pouco de sua história de 28 anos de Rotary e de todas as mudanças que vivenciou na própria entidade. Além de amadurecer e crescer como pessoa, Hiroshi viu o Rotary mudar, modernizar-se, praticar a alegria da amizade, o livre pensamento, a liberdade na maneira de ser de cada membro. Esta grande família muda e engrandece a vida das pessoas de dentro e de fora da família, nos torna um ser humano melhor e mais completo, e pratica o bem sem ver a quem, com muito critério, seriedade, confiabilidade e responsabilidade!  
 
Foi entoado o hino do Distrito 4420, composto pelo atual governador. Ao término, abraços calorosos de amigos que gostam de compartilhar ótimos momentos de crescimento! A coordenadora Sol, emocionada, agradeceu a presença de todos e a brilhante reunião que foi realizada, encerrando as atividades do dia e saudando as bandeiras da panóplia.  
O forte companheirismo entre os membros brilhou nesta noite de atividades!

Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC São Paulo Paraíso | Termos e Condições | Política de Privacidade