Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

PRIMEIRA REUNIÃO OFICIAL DO ROTARY CLUB SP PARAÍSO EM FORMAÇÃO

16/07/2014


RC São Paulo Paraíso

 
Data: 16 de julho de 2014 Horário: das 20h00 às 21h00 Local: Hotel Matsubara Rua Oscar Porto, 836, Paraíso.  
Composição da Mesa Presidência: Lugar nº1: Sol Martins Miranda – Coordenadora para Fundação do RCSP Paraíso Lugar nº2: EG Fernando dias Sobrinho Gestão 2011-2012 Lugar nº3: Marcio Namiki  
 
Em 16/7/14, às 20h00, Sol Martins abre oficialmente o encontro com o hino nacional e saudação às bandeiras da panó plia. Priscila Namiki, Protocolo do dia, anuncia as autoridades e agradece a presença de todos. Profere a pílula rotária e chama Márcio Namiki à tribuna.  
 
Márcio elenca todos os convidados e, dentro de clima de grande espontaneidade, anuncia o grande trabalho a ser feito por este novo time que está se formando, equilibrado e comprometido. Ainda na tribuna, recitou um poema de própria autoria, em que exaltava os valores humanos e sociais do brasileiro. 
 
Juliano Vello, Segundo Secretário, comentou na tribuna o andamento da elaboração e consolidação do Estatuto do Clube e seu Regimento Interno, e garantiu que tudo estará pronto dentro dos prazos estabelecidos, em 4/8/14. Horácio faz a apresentação oficial do palestrante da noite, EG Fernando Dias Sobrinho, rotariano do RCSP Ribeirão Pires, que inicia a Palestra de Apresentação “O que é Rotary?”  
 
Rotary é uma entidade social presente em 219 países, com 1,2 milhão de associados pertencentes a 34.411 clubes em 532 regiões geográficas (chamadas de distritos). Até 1989 só permitia a presença masculina. Mas atualmente 19% de seu quadro associativo é feito de mulheres. No Brasil, o Rotary é formado por 38 Distritos, sendo que o Clube SP Paraíso em formação será o 79º Clube do Distrito 4420.  
Atualmente o Distrito tem 2050 membros. Cada Distrito tem o seu dirigente – o Governador Distrital, eleito anualmente e com mandato de julho a junho. O Governador nomeia 14 governadores assistentes para auxiliá-lo em sua gestão. Rotary nasceu em Chicago no ano de 1905, através de reunião de 4 jovens americanos (1 advogado, 1 engenheiro de minas, 1 alfaiate e 1 representante do comércio de carvão), que não pertenciam à cidade e queriam trazer o clima de relacionamento e confiabilidade existentes em cidades do interior para a cidade grande. 
Três bases fundamentais: . a necessidade de conhecerem outras pessoas . aumentarem a abrangência da vida social . prosperarem em seus respectivos negócios; tornaram-se o alicerce do Rotary Clube. Em 1907 foi acrescentada nova base: ajudar a comunidade, que se tornou o foco fundamental de todos os clubes existentes da entidade. Ao longo do tempo, a questão ética tornou-se um diferencial do Rotary, cujo lema “Mais se beneficia quem melhor serve” trouxe diferencial a todos os membros e ao propósito de sua formação.  
Em função da faixa etária de seus membros, e na intenção de congregar as respectivas famílias, foi criado o: Interact – que congrega jovens de 13 a 18 anos Rotaract – que congrega jovens de 18 a 30 anos.  
 
O principal objetivo é orientar jovens na prestação de serviços de qualidade e formação de lideranças. O Rotary tem vários programas sociais, sendo que o principal: “Campanha pela Erradicação da Poliomelite” iniciado em 1980 e que tem como objetivo erradicar totalmente a doença até o ano de 2019. No Brasil a Poliomelite está erradicada desde 1985, porém há riscos, já que ainda há focos da doença no mundo. Recentemente foi feita uma parceria com a Fundação Gates para que, a cada USD 1,00 doado pelo Rotary, a fundação doaria USD 2,00. Outro programa muito importante é o intercâmbio de jovens, cujo objetivo principal é a propagação da Paz Mundial. “Você nunca vai atacar um país que te acolheu” – com este princípio e a formação de jovens líderes, o Rotary promove intercâmbios de longa e curta duração em diferentes fases da vida do jovem: High School, Universidade, Jovens Funcionários, entre outros. Há ainda o Intercâmbio Rotário da Amizade, em que famílias rotarianas visitam outras famílias rotarianas em diferentes países. Ao final Sr Ayr Ferreira do Clube SP Norte, Distrito 4430, entregou-lhe a Placa Comemorativa da Gestão 2011-2012. Sol finalizou a reunião agradecendo principalmente a presença e apoio da família em toda sua jornada, sem a qual jamais teria alcançado qualquer conquista

Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC São Paulo Paraíso | Termos e Condições | Política de Privacidade