Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

Encontro dos Amigos de Rotary

04/06/2014


RC São Paulo Paraíso

Encontro dos Amigos de Rotary  
Data: 04 de junho de 2014 Horário: das 20h00 às 22h30 Local: Hotel Matsubara Rua Oscar Porto, 836, Paraíso.  
Composição da Mesa Presidência: Lugar nº1: Rotariana Sonilda Martins Miranda – RCSP Parque do Ibirapuera Lugar nº2: Convidado Marcio Namiki Lugar nº3: Rotariano Horácio Misawa – RCSP Ipiranga  
Em 04/6/14, às 20h00, presidindo os trabalhos, a Rotariana Sonilda Martins fez a abertura do encontro, agradecendo a presença de todos. O rotariano Horácio Misawa, futuro representante da Governadoria do Distrito 4420, explicou a disposição da mesa e cadeiras mais próximas do que em uma reunião formal, por se tratar de uma reunião de trabalho, cujo foco seria a discussão dos assuntos a serem levantados pelo grupo. Marcio Namiki apresentou o roteiro dos trabalhos da noite, que se iniciaram com uma apresentação institucional do Rotary Internacional, sua estrutura e composição.  
Trata-se de um Clube Internacional de Serviços formado por líderes de suas respectivas comunidades, cujo principal objetivo é fomentar a amizade, o companheirismo e a solidariedade. Fundado por Paul Harris em 1905, hoje, aos 108 anos de existência, tem 1,2 milhão de sócios em todo o mundo, sendo que no Brasil são 50 mil integrantes distribuídos em mais de 2.000 clubes. 
Com reuniões semanais, que promovem o vínculo pessoal entre os sócios, trazendo amizade e uma forte rede de network, promovem em conjunto campanhas de alfabetização de adultos, assistência a crianças carentes, assistência a idosos, programas na área de  
saúde, sendo o Programa da Erradicação da Poliomelite o mais internacionalmente conhecido programa de saúde do Rotary. Novamente com a palavra, Horácio detalha a apresentação explicando que cada clube representa uma fatia da sociedade, pois forma-se com 1 profissional de cada área distinta, para que vá se complementando a cada novo integrante convidado. Esta classificação profissional diversificada gera uma convivência pluriprofissional e enriquece os relacionamentos entre os integrantes.  
Em qualquer parte do mundo exerce-se esta mesma sistemática, e um companheiro rotariano é reconhecido e aceito em todas as reuniões, onde quer que se realizem. Apresentou também a Estrutura de um Distrito, estrutura de um Clube Rotário e seu Organograma, ressaltando a importância de cada membro de encaixar em uma comissão ou grupo de trabalho para poder desenvolver-se na área escolhida e aprimorar sua ação voluntária dentro do Grupo.  
Márcio Namiki fez uma pergunta provocativa para os participantes: Mas afinal, o que podemos esperar do Rotary? Cada qual apresentou suas expectativas, entre as quais identificação com os propósitos da organização, ser útil à comunidade, aumentar o círculo de amizades, promover relacionamento com pessoas certas, aprimorar o intercâmbio comercial, promover abertura de portas, oportunidade para ajudar as pessoas, prestígio entre os colegas do grupo, etc. Ao final, Namiki devolveu nova pergunta ao grupo: O que o Rotary pode esperar de mim?  
 
Entre os participantes houve depoimentos de forte gratidão pelo que já receberam do Rotary, tais como intercâmbio internacional, oportunidades de negócio, abertura de portas para diferentes áreas, sendo que isso promoveu forte intenção de doação como recíproca pelo tanto recebido.  
Com a palavra, Marcio Namiki apresentou a Prova Quádrupla do Rotary, uma das mais conhecidas declarações relacionadas à ética profissional. Criada pelo rotariano Herbert J.Taylor em 1932, com o objetivo de recuperar uma companhia que se encontrava afundada em dificuldades financeiras, Taylor escreveu um código de ética para ser obedecido por todos os empregados da empresa. Graças ao sucesso da recuperação financeira da empresa e de sua forte referência ética, a Prova Quádrupla foi adotada pelo Rotary em 1943, tendo sido traduzida para mais de cem idiomas e reproduzida em centenas de lugares diferentes. As perguntas da Prova Quádrupla devem ser de conhecimento de todos os rotarianos, e por eles obedecidas. Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos: 1) É a VERDADE? 2) É JUSTO para todos os interessados? 3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? 4) Será BENÉFICO para todos os interessados?  
A coordenadora e presidente dos trabalhos da noite, Sonilda Martins, informou que o nome do clube foi autorizado pelo Rotary Internacional e agradeceu a elaboração do logotipo do clube, produzido pela jornalista Juliana Amorim.  
Explicou a história de Paul Harrys e seus companheiros, que montaram um grupo de profissionais na cidade de Chicago com objetivo de tornarem-se amigos, ajudarem- se mutuamente e socialmente, com extrema confiança e credibilidade. A idéia evoluiu, deu certo e hoje somos o que somos. E aqui estamos para a fundação deste novo clube! Ressaltou a boa sorte em formar este novo clube com forte vocação Humanista de crescer unido e consistente, em que seus membros se sintam instrumentos de melhorias para a comunidade e para as pessoas que os rodeiam. Sol ainda lembrou o lema rotariano: Mais se beneficia quem melhor serve. Comentou sobre a arrecadação de 400 kg de alimentos com a Palestra proferida pelo Marcos Moraes em 14/5, sobre “Os 3 Poderes”, pedindo sugestão de instituição para receber esta doação. E enfatizou a importância de fundar o Rotaract Paraíso, voltado aos jovens, pela forte presença de jovens no grupo. Ao grupo, foi passada a tarefa de descobrir na região do novo clube em formação: - entidades sem fins lucrativos, - escolas públicas, - crianças sem escolas / sem aulas, Como ponto de partida para interação entre o novo clube e a comunidade. O rotariano Paulo Chong se ofereceu para fazer palestra sobre Gestão de um Clube Rotário no próximo encontro do grupo, o que foi rapidamente acolhido e apoiado pela presidente. Explicará o funcionamento do clube, como se organizar e dividir tarefas, para o perfeito funcionamento e andamento dos trabalhos propostos.  
 
Participaram desta reunião de trabalho: Walter e Claudia, Dilza Muramoto, Rotariana Maria Aparecida M.G.Pereira (Cidinha), Ricardo Del Bianco, Sylvie Tygel, Juliana Amorim, Anneliese Lukine, Heloísa Borges, Vera Fava, Henrique Onuki, Rotariano Paulo Chong, intercambista Laís Maeda, Marcio Namiki, Rotariano Horácio Misawa e Rotariana Sonilda Martins. Equipe de Apoio: Helry e Railson. A rotariana Sol confirmou a data da fundação oficial do clube: 17/8/2014, com Festiva no Buffet Colonial.  
Anunciou os aniversariantes do Mês, cuja comemoração será realizada no próximo encontro: Sylvie – 24/5 Anneliese – 07/06 Cidinha – 08/06 Paulo Chong – 15/06  
E, encerrando a seção, Sol agradeceu a presença e o forte envolvimento de todos, contando com o esforço conjunto nesta formação e fundação do Rotary Club São Paulo Paraíso.  
Sonilda

Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC São Paulo Paraíso | Termos e Condições | Política de Privacidade