Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

Encontro dos Amigos de Rotary

28/05/2014


RC São Paulo Paraíso

Encontro dos Amigos de Rotary  
Data: 28 de maio de 2014 Horário: das 20h00 às 21h30 Local: Hotel Matsubara Rua Oscar Porto, 836, Paraíso.  
Composição da Mesa Presidência: Lugar nº1: Rotariana Sonilda Martins Miranda – RCSP Parque do Ibirapuera Lugar nº2: Convidado Marcio Namiki Lugar nº3: Rotariano Horácio Misawa – RCSP Ipiranga  
Em 28/5/14, às 20h00, presidindo os trabalhos, a Rotariana Sonilda Martins Miranda fez a abertura do encontro, agradecendo a presença de todos e explicando que esta reunião teria um caráter mais informal, com a disposição da mesa e cadeiras mais próximas para melhor discussão dos assuntos a serem levantados. Tratou-se de uma reunião de trabalho. O Rotariano Horácio Misawa, representante da Governadoria do Distrito 4420, apresentou a sistemática das reuniões rotárias em todo o mundo. São realizadas semanalmente, com o intuito de estreitar laços entre os companheiros, possibilitando desenvolvimento de um ambiente mais acolhedor e informal, aprimorando a rede de contatos entre os participantes. O Sr. Márcio Namiki apresentou-se e agradeceu a presença de todos e explicou a importância das reuniões de trabalho para constituição de um Clube com alicerce sólido e consistente. Na sequência foi apresentado o vídeo institucional da Organização Rotary Internacional, no qual foi explicado o que é Rotary, como é formado, princípios e objetivos. Trata-se de um Clube de Serviços internacional formado por líderes de suas respectivas comunidades, cujo principal objetivo é fomentar a amizade, o companheirismo e a solidariedade.  
Fundado por Paul Harris em 1905, hoje, aos 108 anos de existência, tem 1,2 milhão de sócios em todo o mundo, sendo que no Brasil são 50 mil integrantes distribuídos em mais de 2.000 clubes. Com reuniões semanais, que promovem o vínculo pessoal entre os sócios, trazendo amizade e uma forte rede de network, promovem em conjunto campanhas de alfabetização de adultos, assistência a crianças carentes, assistência a idosos, programas na área de saúde, sendo o Programa da erradicação da Poliomelite o mais internacionalmente programa de saúde conhecido do Rotary. Novamente com a palavra, Sr. Horácio detalha a apresentação explicando que cada clube representa uma fatia da sociedade, pois forma-se com 1 profissional de cada área distinta, para que vá se complementando a cada novo integrante convidado. Esta classificação profissional diversificada gera uma convivência pluriprofissional e enriquece os relacionamentos entre os integrantes.  
Em qualquer parte do mundo exerce-se esta mesma sistemática, e um companheiro rotariano é reconhecido e aceito em todas as reuniões, onde quer que se realizem.  
 
Deu-se então ao início da reunião de trabalho: troca amiúde do funcionamento, propostas e projetos para o novo Clube em Formação. Sr. Horácio novamente explanou sua gratidão ao Rotary, tanto profissionalmente quanto como pessoa, afinal são 31 anos de atuação contínua com rotariano. Pertencente ao Clube Ipiranga, primeiro clube a obter o Certificado ISO 9000 no mundo, vê o novo clube em formação como uma preciosidade para o Rotary, pois vai nascer pequeno já pensando grande, aproveitando a experiência dos outros clubes e trazendo forte senso de HUMANISMO para os integrantes. Sr. Márcio Namiki fez uma pergunta provocativa para os participantes: Mas afinal, o que podemos esperar do Rotary? Cada qual apresentou suas expectativas, entre as quais ser útil à comunidade, aumentar o círculo de amizades, promover relacionamento com pessoas certas, aprimorar o intercambio comercial, promover abertura de portas, oportunidade para ajudar as pessoas, prestígio entre os colegas do grupo, etc. Entre os participantes houve depoimentos de forte gratidão pelo que já receberam do Rotary, tais como bolsas de estudo, intercâmbio internacional, oportunidades de negócios, sendo que isso promoveu forte intenção de doação como recíproca pelo tanto recebido. Ao final, Sr. Marcio Namiki devolveu nova pergunta ao grupo: O que o Rotary pode esperar de mim? Por fim, a coordenadora e presidente dos trabalhos da noite, Sra. Sonilda Martins, fez um lindo depoimento de gratidão por ter conhecido o Rotary em 2005. Falou da Boa Sorte em poder formar este novo clube, com objetivo humanista de crescer unido e forte, de fazer a diferença na nossa vida e na vida das pessoas, de ser uma porta para o mundo. Comentou que “a gente se descobre no Rotary”, trazendo benefícios para toda a família, pelo bom ambiente, pelos bons  
princípios e pelas boas pessoas com quem passamos a partilhar nossas vidas. Comentou sobre a arrecadação de 400 kg de alimentos da última reunião realizada, pedindo sugestão de instituição para receber esta doação. Ao grupo, foi passada a tarefa de descobrir na região do novo clube em formação: - entidades sem fins lucrativos, - escolas públicas, - crianças sem escolas / sem aulas, Como ponto de partida para interação entre o novo clube e a comunidade.  
Participaram desta reunião de trabalho: Sra. Dilza Miramoto, Sr. Henrique Oruki, Sra. Juliana Amorim, Sra. Anneliese Lukine, intercambista Laís Maeda e os integrantes da mesa, Sr. Márcio Namiki, Rotariana Sonilda Martins e Rotariano Horácio Misawa. Agradecendo a presença e o forte envolvimento de todos, a Rotariana Sonilda lembrou que a presença do Sr. Horácio Misawa representa uma autoridade rotária na reunião, pelo fato do mesmo ser representante da governadoria do Distrito 4420. Sr. Marcio Namiki elencou os próximos passos preparativos para a fundação do clube: 17/8/2014, com Festiva no Buffet Colonial - levantamento das atividades - priorização das atividades - prazos para estas atividades - responsáveis integrantes de cada grupo de atividade - calendário de ações  
Sr. Horácio fez um depoimento final de coração lembrando o privilégio de viver no dia-a-dia o lema rotariano: “Dar de Si antes de Pensar em Si” e que a grande satisfação é formar um grupo não de vendedores, mas de compradores e multiplicadores da filosofia humanista que vigora neste novo clube.

Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC São Paulo Paraíso | Termos e Condições | Política de Privacidade