Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

RC de Santo André Alvorada recebe alunos do Projeto Locomotiva

25/03/2013


RC Santo André Alvorada

Visando o desenvolvimento da cultura através da música e buscando melhores condições de envolver menores carentes na sociedade, o Rotary Club de Santo André Alvorada resolveu apoiar o Projeto Locomotiva, e recebeu a visita do grupo, no último dia 15, durante reunião do clube, na Churrascaria Costela Dourada, em Santo André-SP. 
 
A ideia de apoiar essa causa, surgiu da observação da necessidade de buscar subsídio financeiro para atingir o objetivo do grupo, ação que vem de encontro com o ideal de servir, lema dos rotarianos. 
 
Os responsáveis pelo projeto utilizam a metodologia participativa, interativa, onde cada aluno iniciante, se utiliza do instrumento musical desde a primeira aula, recurso esse, que tem beneficiado 50 crianças, por eles assistidas. 
 
A estrutura pedagógica vem sendo desenvolvida pelos próprios profissionais atuantes no Projeto Locomotiva, e através de metodologias conhecidas e renomadas no meio musical, que são utilizadas também, para apoio pedagógico. 
 
Os conteúdos das aulas do Projeto Locomotiva são baseados nos modelos e na literatura de vários autores e compositores de grande renome na história da música.  
 
Nomes como o de Keith Swanwik e de seu modelo TECLA, (técnica, execução, composição, literatura, apreciação); Edgar Willems que em seus cadernos pedagógicos e livros de educação musical, deixam muitas lições e técnicas de ensino; Carl Orff que desenvolveu um grande trabalho na Alemanha no início do século; todos servem de apoio para o trabalho.  
 
Outros nomes como Villa Lobos, Zoltan Kodaly, Ger Storms e Judith Acochic também são lembrados através de seus trabalhos na execução das aulas. 
 
Durante a apresentação, o convidado do clube, Milton Bigucci, empresário e escritor, fez questão de parabenizar a iniciativa dos rotarianos e demonstrou muito entusiasmo com a apresentação dos jovens músicos, assim como os companheiros, ficaram comovidos com a dedicação e desenvoltura de cada integrante do projeto. 
 
As aulas acontecem na Avenida André Ramalho, 460-sala 1, Jardim Monte Líbano, beneficiando crianças do bairro. As companheiras Maria do Socorro de Souza, Denise de Oliveira Masselco e Lenice Matheus de Oliveira, acompanham de perto as ações, mantendo contato direto com Rogério Schuindt da Silva, maestro e um dos responsáveis pelo projeto apoiado pelo clube. 
 
Nas fotos, registros da apresentação dos alunos do Projeto Locomotiva, que vem sido observado pelos companheiros do RC de Santo André Alvorada, que contou com o prestígio do empresário Milton Bigucci, presente na reunião. 

Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC Santo André Alvorada | Termos e Condições | Política de Privacidade