Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Distrito 4420 marca o Dia da Terra

22/04/2018


No dia 22 de abril é comemorado o "Dia da Terra". Um momento para lembrarmos da importância do meio ambiente para a nossa existência, como ser vivo e como ela afeta diretamente a nossa qualidade de vida. Nesse ano rotário, o presidente de RI, Ian Risley incentivou todos os rotarianos a plantar ao menos uma árvore por associado. Apesar de não ser uma das ênfases da Fundação Rotária, ele nos traz a ideia de prevenção, que evitaria a ocorrência de males futuros. 
 
Um fato interessante: nessa mesma data, comemoramos a chegada dos portugueses, que denominaram essas terras, posteriormente denominada como Brasil. Que é o nome de uma árvore usada para tinturaria de tecidos e de cor de brasa, o pau-brasil foi encontrado em grande quantidade.  
 
Portanto, o incentivo do presidente Ian Risley em plantar árvores por meio dos rotarianos e pelo programa "Preserve o Planeta Terra", difundido pelo rotariano brasileiro do Distrito 4420, Paulo Viriato da Costa, são fatos que nos unem nesse 22 de abril de 2018. 
 
Claudio Takata 
Governador do Distrito 4420 - 2017-18 
 
 
 
Abaixo um comunicado do Presidente Ian Riseley aos Rotarianos: 
 
 
Caro(a) rotariano(a), 
 
No início deste ano rotário, apresentei um desafio incentivando todo rotariano a plantar uma árvore. Eu tinha duas metas, sendo que a primeira era óbvia: as árvores nos fazem bem. Elas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, apoiam a biodiversidade e aprimoram o solo, o clima e o nosso humor. Plantar árvores é um projeto maravilhoso no qual todos os Rotary Clubs trabalham juntos. 
 
Pedi aos rotarianos que plantassem as árvores até hoje, o Dia da Terra — para aumentar a conscientização sobre questões raramente tratadas no Rotary. Embora não seja uma área de enfoque, o meio ambiente é uma realidade física que alicerça todas as áreas do trabalho do Rotary e, no entanto, por nossa conta e risco, ignoramos a importância do assunto. 
 
Muitas vezes, abrir nossos olhos e mentes para questões ambientais significa passar de uma mentalidade de reação para de prevenção. O que é melhor, fornecer à comunidade uma alternativa à água contaminada ou realizar um projeto de saneamento para manter os contaminantes fora da água? É melhor tratar crianças com problemas respiratórios decorrentes da queima de lenha para cozinhar em ambientes fechados — e diminuir o desmatamento — ajudando famílias a encontrar outras maneiras de preparar suas refeições? As respostas são óbvias e o raciocínio por trás delas deve ser aplicado ao nosso trabalho. Para construir um mundo melhor, mais saudável e mais pacífico, precisamos de um planeta vigoroso. 
 
Fiquei muito satisfeito de ver tanta criatividade e entusiasmo realçando este simples ato de plantar árvores. Os rotarianos uniram-se aos rotaractianos, interactianos e a outras organizações, para alavancar seu trabalho de modo a plantar o maior número possível de árvores e tirar o máximo proveito de cada uma delas. Em Chipre, associados do D2452 plantaram árvores em espaços públicos como o Shade for Kids. Rotarianos no Distrito 3830, nas Filipinas, plantaram mais de 1.250 mudas em um dia juntamente com o grupo étnico formado pelos bataques. O Rotary Club de Rose Belle, nas Ilhas Maurício, decidiu elevar o patamar com a meta de um milhão de árvores plantadas até 2030 através do Million Trees Project. Funcionários da Sede Mundial do Rotary, em Evanston, arrecadaram verbas para plantar árvores em um santuário de pássaros das redondezas — e me convidaram para empunhar a pá! Eu não esperava que luvas de jardinagem se tornariam parte essencial do meu kit de viagem, mas me sinto honrado de participar dessas atividades durante as minhas visitas. 
 
Gostei de ver estes projetos no Rotary Showcase e peço a todos que continuem a se empenhar, mesmo depois do prazo para alcance da nossa meta, e que cuidem de suas árvores até que prosperem por conta própria. 
 
Cordialmente, 
 
Ian Riseley 
Presidente do Rotary International, 2017-18