Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Câmara Municipal homenageia Fundador do RC São Caetano do Sul

03/01/2015


RC São Caetano do Sul

Em sessão solene, realizada na Câmara Municipal de São Caetano do Sul em outubro de 2014, o companheiro Mário Porfírio Rodrigues, um dos fundadores do Rotary Club de São Caetano do Sul (em 19 de maio de 1951), recebeu merecidas homenagens. 
 
O reconhecimento foi feito ao rotariano, pelos inúmeros serviços prestados à comunidade sulsancaetanense, em especial por ter sido um dos líderes autonomistas, que conseguiram a autonomia política e administrativa de São Caetano do Sul em outubro de 1948. 
 
Informações Adicionais: 
 
Mário Porfírio Rodrigues nasceu em 20 de outubro de 1925, em Ribeirão Claro- PR. Veio menino para São Caetano. Tornou-se jornalista - foi um dos fundadores do Jornal de São Caetano e em 1948 liderou o movimento de emancipação política da cidade. É também o historiador do Rotary de São Caetano, aquele que preserva e difunde a memória desse tradicional clube, que começou a nascer com uma troca de telefonemas entre dois colegas de diretoria da Cerâmica São Caetano, Armando de Arruda Pereira e Angelo Rafael Pelegrino. Armando foi o primeiro sul-americano a ocupar o cargo de presidente do Rotary Internacional e Angelo Pelegrino foi o primeiro prefeito de São Caetano do Sul. 
 
Telefonemas trocados, instalou-se provisoriamente o Rotary de São Caetano, em 19 de março de 1951, com o apoio do Rotary de Santo André. Dois meses depois, em 19 de maio de 1951, o reconhecimento internacional do primeiro Rotary de São Caetano. 
 
OS FUNDADORES: 
 
José Luiz Flaquer Neto, Celso W. Marchesan, Hélio Migliori, Manoel Cláudio Novaes, Jordano Vincenzi, Mário Porfirio Rodrigues, Oswaldo Falchero, Jopo Milo Ferrari, Ajzik Goldberg, Alfredo Rodrigues, Anibal Cantos, Anacleto Campanella, Alberto Wilhelmsen, Antonio Caparrós Guevara, Armando Marcon, Olindo Quaglia, Benito Campoi, Biagio Cersósimo, Geraldo Cambaúva, Girz Kogan, José Varella, Lauro Garcia e Ricardo Falchero. 
 
OBRAS: 
Coube ao Rotary São Caetano construir o primeiro posto de puericultura da cidade, incentivar a criação da Biblioteca Paul Harris e participar da fundação da delegacia de polícia, da Cia. Telefonica da Borda do Campo e do CIESP local. Em 1962, cria a Casa da Amizade de São Caetano do Sul 
 
 
Texto/Colaboração: José Luiz Cabrino - Companheiro RC SCS. 
 
Nas fotos, Mário Dalmas, Mario Porfírio e Ivo.