Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Rotary Club de Santos Restaura Marco Rotário

01/04/2018


RC Santos

Desafios de uma detalhada restauração 
 
Rotary Club de Santos promove ampla revitalização de seu marco rotário, localizado no principal corredor viário de entrada e saída do município santista 
 
Ao longo da história, diversas civilizações se preocuparam em erguer seus marcos. Grandes monumentos de pedra, por exemplo, foram construídos na Bretanha e na Península Ibérica, entre 5.000 e 4.800 anos antes de Cristo, justamente na época em que a humanidade descobriu a agricultura e os primeiros assentamentos surgiram. Em 1905, o Rotary nasceu e com ele um tipo de cultura e de civilização com construções típicas. Ao longo dos 113 anos de existência da instituição, milhares de marcos rotários foram erguidos nos quatro cantos do mundo. Um dos objetivos destas construções é informar aos rotarianos e à população local sobre a existência de um clube de Rotary naquela localidade ou município. 
 
Por ser o terceiro mais antigo clube rotário do Brasil, o Rotary Club de Santos se tornou uma organização reconhecida em Santos/SP. Sendo assim, a construção de seu marco rotário na entrada da cidade também virou referência para quem a visita diariamente. O marco do clube santista foi inaugurado em 19 de junho de 1996, na Avenida Martins Fontes, em frente ao cemitério municipal do bairro do Saboó. Sua localização é estratégica, justamente por ser um dos poucos corredores viários de entrada e saída do município litorâneo. O local é ponto de passagem de milhares de moradores e visitantes por dia. Quase 22 anos depois da inauguração, o monumento passou por sua segunda e detalhada restauração. 
 
Quem fala sobre os desafios deste trabalho é o empresário Sérgio André Carvalho, ex-presidente do clube no Ano Rotário 2016-2017 e atual diretor de patrimônio. “Trata-se de uma estrutura magnifica em concreto armado. Com o passar dos anos, ela apresentou pontos de degradação nas placas de concreto. As rodas rotárias, fundidas em bronze maciço, perderam o brilho natural do metal. As letras em alumínio também deixaram de apresentar a cor original. Além disso, uma das placas que identificava o ano da inauguração do monumento se perdeu com o tempo. Um dos obstáculos da obra foi o lugar, pois trata-se de uma avenida com grande fluxo de veículos. Superamos tudo isso com muita segurança”. 
 
Segundo Carvalho, a obra utilizou um gerador de energia de 5.0 Kwa, lixadeiras circulares, compressor de pintura, pistola para aplicação de poliuretano, escadas, compressora de água para a lavagem do concreto, bombas com 200 litros de água, escovas de aço, cimento, areia, brita, graute (argamassa de alta resistência para preencher espaços), verniz, pinceis, rolos de pintura, tinta automotiva e thinner. “Foram dois pedreiros e um especialista em pintura, além do coordenador para a execução do projeto. Estudamos a real condição do marco rotário antes de iniciarmos a restauração. Começamos pelo desmonte das rodas rotárias, retiramos as placas de identificação e depois mexemos na estrutura em geral”. 
 
Etapas da revitalização 
 
A reforma ocorreu em várias etapas, contemplando o desmonte da estrutura, lixamento, lavagem, jateamento em microesferas de aço nas rodas rotárias, concretagem, preenchimento de fissuras com massa acrílica e aplicação do verniz. Ainda teve a instalação do refletor para a iluminação noturna do monumento. “A obra levou cerca de 45 dias, em jornadas de oito horas. Em razão da agressividade ambiental provocada pela localização e pela ação do tempo, a estrutura estava comprometida. Deu muito trabalho mas, no término da obra, nos sentimos gratos pelo resultado final. Percebemos nitidamente o olhar de satisfação em todos que participaram da revitalização do marco rotário do Rotary Club de Santos”. 
 
A revitalização foi um pedido de Carlos Henrique Gomes da Cruz, atual presidente do Rotary Club de Santos. O novo visual foi apresentado em 28 de fevereiro, durante as comemorações pelos 91 anos do clube e a visita oficial de Claudio Takata, Governador do Distrito 4420. A ideia da construção do monumento foi de Henrique Camilo de Lellis, associado do clube e ex-governador distrital. Ele foi homenageado por seus companheiros na ocasião. “Uma obra nunca pode ser esquecida. Deve ser visitada e mantida em ordem com frequência. Em razão desta experiência, o nosso conselho aprovou que o marco rotário será vistoriado uma vez por ano e mantido sempre em conservação”, concluiu Carvalho. 
 
O que é um marco rotário 
 
A designação identifica monumento erguido em local público e que contenha o emblema do Rotary International em destaque. A logomarca consiste de uma roda denteada com seis raios, 24 dentes e um rasgo de chaveta nas cores azul real e dourado. Suas medidas, cores e formas são regulamentadas pela propriedade intelectual da marca em todo o mundo. O Manual de Procedimento do Rotary contém os detalhes técnicos para a confecção do emblema, assim como as regras de uso. Alguns são meras referências de modo que aqueles que pretendam desenvolver um marco rotário para seu clube devem consultar o capítulo “Uso e Proteção das Marcas do Rotary” no respectivo manual. 
 
O marco dá boas-vindas ao visitante que estejam de passagem por uma localidade, ao ponto de informar que o lugar é servido por um clube de Rotary. O rotariano saberá que, em caso de contratempo numa cidade desconhecida, ele poderá recorrer a uma pessoa que o tratará como companheiro de instituição. Os não rotarianos saberão que o bem estar da cidade é uma preocupação de Rotary e que seus membros se empenham em fomentar a ética profissional em prol da paz e da boa vontade local. Ele deve ser erigido em local público de grande visibilidade, pontos comerciais, locais turísticos e entrada das cidades. 
 
O emblema e o nome do clube de Rotary devem ficar bem visíveis. É importante que o local ofereça espaço para que as pessoas possam posar ao lado do monumento. Ele deve ser visitado em todas as ocasiões especiais da vida rotária. O governador distrital, em visita oficial ao clube, poderá desenvolver algum evento comunitário junto ao marco rotário. A comunidade, presente nesta ocasião, terá a oportunidade de aumentar o seu conhecimento sobre a instituição. Um rotariano, que esteja a trabalho ou a turismo pelo município, poderá levar uma lembrança pra casa. Uma foto ao lado do marco rotário, onde apareça com clareza o nome da localidade ou do clube de Rotary, servirá como uma bela recordação. 
 
Por Marcelino Silva 
Jornalista MTb 47020/SP 
marcelino@marcelinosilva.jor.br 
 

 

 Clique nas imagens para ver as fotos