Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC Santo André 8 de Abril recebe visita oficial do governador

06/02/2018


RC Santo André 8 de Abril

Na tarde do dia 6 de fevereiro, o Rotary Club Santo André 8 de Abril recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no restaurante Baby Beef Jardim, em Santo André. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O governador foi conhecer um projeto desenvolvido pelo clube. O início da visita aconteceu no ambulatório de Oncologia do Hospital Santa Marcelina – TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer). O casal foi recebido pelo governador assistente da área 9, Ariovaldo de Freitas Chacur, acompanhado pela presidente do clube, Maria Passaretti Vital Barbosa e pela coordenadora da associação, Claudia Malafati, junto alguns integrantes da equipe médica, além de alguns associados e equipe rotária.  
 
TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) 
 
A Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1998, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer. Baseados na ideologia de que todos os indivíduos têm direito a receber o que há de melhor em termos de atenção à saúde, independentemente de sua condição social, etnia ou credo. Participam da associação, profissionais da área de saúde, pais de pacientes e representantes de diversos segmentos da sociedade que doam tempo, trabalho e talento por acreditarem neste empreendimento social.  
 
O nome TUCCA teve origem na expressão “Tumor Cerebral em Crianças e Adolescentes”, não é mais utilizada pelo fato de a ONG ter ampliado o tratamento a pacientes com todos os tipos de câncer. Em 20 anos de atividades, a entidade em parceria com o Hospital Santa Marcelina já assistiu mais de 2.300 crianças e adolescentes carentes com câncer. Segunda a OMS (Organização Mundial de Saúde), já foi atingindo taxas de cura próxima a 80, índice até 60 acima da média brasileira, igualado somente aos Estados Unidos e Europa. Esse dado é especialmente relevante quando nos deparamos com o fato do câncer, nos países em desenvolvimento, matar mais crianças que a AIDS, malária e tuberculose juntos, sendo a segunda causa de morte infantil no Brasil.  
 
A TUCCA aplica os valores arrecadados, exclusivamente, para garantir aos pacientes, dentro do mais avançado padrão médico-científico, o direito de alcançar todas as chances de cura possíveis, com qualidade de vida.  
 
Desde seu início, tem atuado no diagnóstico, tratamento e reabilitação e também na pesquisa e capacitação profissional, oferecendo acompanhamento multidisciplinar, além de exames e medicamentos de última geração, sem qualquer custo ao paciente e sem fila de espera. Dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por oncologistas, psicólogos, neuropsicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais, que acompanham os pacientes e familiares durante o todo o tratamento do câncer.  
 
Para financiar os tratamentos, a TUCCA conta com doações de empresas e pessoas físicas, também promove ações culturais ‘Pela Cura’, como o projeto TUCCA Música pela Cura, que realiza concertos e espetáculos infantis na Sala São Paulo.  
 
O Rotary Club Santo André 8 de Abril é um dos parceiros da instituição e por meio de Subsídio Distrital fez a doação de 11 próteses oculares, sendo que a estimativa, são de seis próteses ao ano. “Essa quantidade é muito variável, estamos no início do ano e já temos a previsão de quatro crianças com necessidade das próteses”, explica a presidente do clube.  
 
Segundo Maria Passaretti, durante a visita, a equipe rotária pode conhecer como funcionam os tratamentos. “Os médicos passaram as estatísticas e como são realizados todos os procedimentos, desde a chegada das crianças no hospital, identificação e grau da doença, exames e cirurgias. Em alguns casos, é necessária a colocação da prótese ocular em função do estágio da doença”, revela.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao restaurante Baby Beef Jardim, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e a presidente do clube, enquanto, Ariovaldo Chacur, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva 
 
Maria Passaretti fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. Ela também mencionou a compra de mobiliário para às instalações de um ambiente na Casa Ronald ABC, que está passando por um processo de revitalização. Esse é um dos projetos apoiado pelo clube. 
 
Ela presenteou o governador com a doação de um cheque no valor de US$ 1.000,00 destinado à Fundação Rotária. “Parte do valor foi arrecadado por meio de um evento realizado em nosso clube”.  
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade e liderança. Ele parabenizou o projeto visitado e agradeceu à tarde maravilhosa. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parceria com uma entidade sólida”.  
 
Homenagens 
 
O companheiro Antônio Vital Barbosa foi homenageado e recebeu o Título Companheiro Paul Harris, sendo agraciado com duas Safiras. O reconhecimento homenageia pessoas que contribuíram mais de US$1.000 à Fundação Rotária, ou que tiveram doações neste valor feitas em seu nome. O título foi criado em 1957 para demonstrar apreço e motivar contribuições substanciais ao programa hoje conhecido como Bolsas Educacionais.  
 
O governador parabenizou o clube pelos certificados de “100 Erey”, todos os associados receberam um pin em forma de agradecimento. “É uma tradição de o clube apoiar o próximo, sempre comprometido com a região”.  
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 56 fotos