Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

Carlos Sadao apresenta o tema Clube Satélite no RCSP-Aeroporto

06/02/2018


RC São Paulo Aeroporto

O Rotary Club de São Paulo-Aeroporto recebeu a visita do companheiro Carlos Sadao Shiratsu, que proferiu palestra sobre Clube Satélite, esclarecendo dúvidas e orientando os companheiros sobre essa nova proposta rotária, que visa ampliar ações e somar resultados com o apoio de novos colaboradores. 
 
Atualmente Carlos Sadao coordena a fundação de clubes satélites do Distrito 4.420. Ele ressalta que, o programa começou em 2011 e foi deliberado pelo Conselho de Legislação em 2013, sendo consolidado com estatuto em 2016.  
 
“Podemos considerar que, esse tema ainda é um assunto novo e no nosso distrito foi iniciando em 2017, com a iniciativa do Rotary Club de São Paulo Sudeste, que fundou o primeiro clube satélite em agosto de 2017. Também temos o satélite do RCSP Ponte Estaiada e do RC Diadema Floreat”, disse Sadao.  
 
Dados de fevereiro de 2017 registram a existência de 15 clubes satélites no Brasil, sem contabilizar os clubes do nosso distrito. O primeiro surgiu na cidade de Cárceres, no Mato Grosso, onde também se encontra o maior número de clubes satélites. 
 
Sadao explica que um clube satélite tem maior flexibilidade para ser fundado porque pode iniciar com oito companheiros. “Muitas vezes, temos companheiros que não podem se encontrar com os demais associados nas terças feiras, dias de reuniões do clube. 
O clube satélite proporciona então uma reunião em um dia diferente, no mesmo local ou sede diferente”, detalhou o palestrante.  
 
Como funciona o clube satélite?  
 
Os companheiros dos clubes satélites ficam alocados no clube padrinho. Todos os integrantes serão deste clube, mesmo que se reúnam em dia e local diferentes. Podem definir suas cotas e pagarão todas as taxas de RI normalmente. Eles não são isentos.  
 
Podem definir metas também e ter seus projetos, além do seu próprio regimento interno, desde que tenham o aval do clube padrinho. É muito simples, porém eles não terão CNPJ, porque estão alocados num clube que já possui tal documentação.  
 
É importante que se tenha uma conta bancária também para o satélite, sob a responsabilidade do clube padrinho que tem o CNPJ. Através de um formulário encaminhado para o RIBO, o clube passa a ser reconhecido oficialmente em aproximadamente um mês.  
 
Por sua participação e esclarecedora apresentação, Carlos Sadao recebeu um certificado entregue pela presidente Marisa Dascenzi, que parabenizou o companheiro e agradeceu por sua presença no clube. 
 
Na ocasião, a presidente Marisa Dascenzi também recebeu a visita de companheiros do RC de Peruíbe e de Interactianos do RCSP Aeroporto, ambos divulgando seus eventos e contando com o prestígio da família Aeroporto. 
 

Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC São Paulo Aeroporto | Termos e Condições | Política de Privacidade