Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Distrito divulga bolsas de estudos e realiza Seminário da Paz em Santos

23/02/2018


Com foco em profissionais graduados, mas que desejam especialização subsidiada no exterior, evento é aberto gratuitamente à comunidade da Baixada Santista 
 
Anualmente, o Rotary International outorga até 100 bolsas de estudo dos Centros Rotary pela Paz a profissionais do mundo inteiro. Por meio de treinamento acadêmico, aprendizado prático e oportunidades de networking, o programa dos Centros Rotary pela Paz capacita profissionais na área da paz, prevenção e resolução de conflitos. Estas bolsas cobrem as mensalidades, taxas, hospedagem, transporte de ida e volta, e todas as despesas com estágios e estudos de campo. Em um pouco mais de uma década, o programa capacitou mais de 900 bolsistas em carreiras relacionadas à paz. Muitos deles atuam em organizações internacionais e possuem suas próprias entidades filantrópicas no contexto da paz mundial. 
 
Pensando em divulgar esta oportunidade de formação internacional aos profissionais da Baixada Santista/SP, o Distrito 4420 do Rotary International organizou o Seminário da Paz, evento que será realizado em 24 de fevereiro, na UNIP Santos (Campus II Rangel). “Queremos mostrar os casos de sucesso e os detalhes deste programa, além dos impactos positivos que as bolsas de estudos estão causando em nossos bolsistas pelo mundo. Teremos professores, doutores e ex-bolsistas como palestrantes do seminário. É uma oportunidade única à comunidade regional”, explica Roberto Barroso Filho, responsável pela divulgação e arrecadação das bolsas Rotary pela Paz na América Latina. 
 
Anualmente, a Fundação Rotária outorga até 50 bolsas para o mestrado e outras 50 para o aperfeiçoamento profissional em universidades de vários países. O mestrado dura de 15 a 24 meses e exige estágio prático de até três meses nas férias acadêmicas. O aperfeiçoamento tem duração de três meses e até três semanas de estudos de campo. As exigências são fluência em inglês, compromisso com a paz mundial e habilidades de liderança. Para o mestrado, é obrigatório ter bacharelado e três anos de experiência voluntária ou profissional integral. No aperfeiçoamento profissional, o candidato deve ter cinco anos de experiência voluntária ou profissional, além de histórico acadêmico exemplar. 
 
As estatísticas do programa apontam que os bolsistas dos Centros Rotary pela Paz atuam 36% em ONGs, 15% nos governos, 8% em áreas de ensino, 8% fazendo estudos avançados, 8% em pesquisas universitárias, 6% em agências da ONU, 3% em Direito, 3% nas polícias, 2% no Jornalismo, 1% no Banco Mundial e 10% em outros lugares. “A Bolsa Rotary pela Paz é uma ótima opção aos interessados que atendam o perfil. O nosso Seminário da Paz é gratuito pra todos os públicos. Os rotarianos terão livre acesso ao evento e não precisam fazer a inscrição. Para quem não é associado de um clube de Rotary, basta entrar em contato por e-mail ou telefone para formalizar sua participação”, finaliza Barroso. 
 
“Teremos professores, doutores e ex-bolsistas como palestrantes do seminário. É uma oportunidade única à comunidade regional”, Roberto Barroso Filho. 
 
Temas e palestrantes 
 
1 - BOLSAS ROTARY PELA PAZ. 
- Roberto Luiz Barroso Filho.  
 
2 - MISSÕES DE PAZ E A IMPORTÂNCIA DA REFORMA DO SETOR DE SEGURANÇA. 
- Nelson C. R. Vieira (ex-bolsista do Rotary). 
 
3 - PANORAMA DO REFÚGIO NO BRASIL. 
- Dr. William Torres L. da Rosa. 
 
4 - DESENVOLVIMENTO PARA PAZ. 
- Natália Muto (ex-bolsista do Rotary). 
 
5 - É POSSÍVEL MEDIR A PAZ? 
- Professor Gilberto M.A. Rodrigues. 
 
 
Serviço e inscrições 
 
Data: 24/02/18 – sábado. 
Horário: das 7h30 às 12h45. 
Local: UNIP Santos – Campus II Rangel. 
Endereço: Av. Francisco Manoel, s/nº - Jabaquara – Santos/SP. 
Contatos e inscrições: secretaria@rotarydesantos.org.br / (13) 3234-5577. 
Obs.: o atendimento ao público será feito pela secretaria do Rotary Club de Santos. 
 
 
Marcelino Silva - Jornalista MTb 47020/SP