Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Interactianos e rotaractianos do Distrito 4420 participam do VII ENPIC

21/01/2018


Palestras, grupos de estudo e gincanas reforçaram o companheirismo entre os clubes 
 
No último final de semana, entre os dias 19 a 21 de janeiro, a cidade de São José dos Campos sediou o VII ENPIC (Encontro Paulista de Interact Clubes), realizado pelo Distrito 4600. O encontro aconteceu na Escola Municipal Jacyra Vieira Baracho, reuniu cerca de 500 jovens entre interactianos, rotaractianos dos Distritos 4420, 4310, 4430, 4480, 4510, 4540, 4590, 4600, 4610, 4620, 4580 e 4550.  
 
O objetivo do evento é a capacitação dos participantes e convidados em assuntos que colaboram para o seu desenvolvimento pessoal, clube e Distrito.  
 
Esse ano teve como tema “O universo de Peter Pan na Terra do Nunca”, um mundo mágico, onde a infância nunca morre. Um exemplo da mistura entre o amadurecimento necessário, um espirito jovem e bondoso, que sempre irá existir nos interactianos. 
 
Segundo Gabriela Gadea, presidente da Subcomissão Distrital de Interact, foi um final de semana de muito trabalho, aprendizado e principalmente companheirismo entre os diversos clubes do estado de São Paulo. “É muito interessante à interação de jovens com tanto potencial. Todos amadurecem nesses encontros. Eles têm a oportunidade de debater temas relevantes por meio de conteúdo e ferramentas específicas. Desta forma, eles crescem nos programas de Rotary dedicados à juventude”.  
 
O encontro reuniu 14 palestrantes convidados, entre eles, três rotaractianos do Distrito 4420. Todos apresentaram em suas palestras assuntos atuais e de forma didática esclareceram as dúvidas dos participantes. As plenárias foram divididas entre os seguintes temas: “Intercâmbio para jovens”, - Guilherme Ramalho; “Interact x Rotaract” – Rodolfo Mello; “Inclusão Social e Libras” – Beatriz Cunha; “Transição de Interact para Rotaract” – Gabriel Silva; “Planejando uma nova gestão” – Henrique Pignatti; “Família x Família Rotária” – Hugo Pazin; “Sonho e prática: como educar para estilos mais sustentáveis de vida” – Gabriel Gomes; “Liderança” – Mariane Abacherly; “A depressão como mal estar contemporâneo” – Paulo Uendel; “Atuação da família rotária na atual situação do Brasil” – Paula Sampaio e Rafael Andrade; “Imagem pública: qual mensagem você quer passar?” – Victor Cardoso; “Projetos Transformadores” – Yuri Amaral e “Integração da família rotária” – Luciana Gusmão.  
 
Segundo os palestrantes do Distrito 4420, representantes do Rotaract Club de Praia Grande, a experiência foi positiva. “Acredito que interações, entre o Rotaract e Interact, são fundamentais para construir uma juventude unida dentro do Rotary em prol do bem”, revela Yuri Amaral. Para Luciana Gusmão, participar de um evento com 500 pessoas foi incrível. “Apesar de não ter conseguido conversar com todos, me senti numa família. O amor pelo Interact jamais sairá do meu coração, agradeço à organização do evento pela oportunidade de palestrar”. O jovem Victor Cardoso acha boa a troca de experiência com os interactianos. “Sempre aprendemos algo a mais. Está união é muito importante para a juventude da família Rotária”.  
 
O evento reuniu autoridades rotárias como a presidente do Interact Brasil, Laura Minicheli, presidente do Colégio de RDI, Letícia Anacleto, presidente do ENPIC, Melissa Villela e o presidente do Rotary Club de São José dos Campos, Eduardo Mesquita.  
 
No encerramento do encontro, o Distrito 4420 foi premiado como a caravana mais animada.  
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
Fotos: Gabriela Gadea