Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC São Bernardo do Campo Norte recebe visita oficial do governador

27/11/2017


RC São Bernardo do Campo Norte

No dia 27 de novembro, o Rotary Club São Bernardo do Campo Norte recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no CAMP SBC (Centro de Formação e Integração Social) em São Bernardo do Campo. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos. 
 
O governador foi conhecer um dos projetos permanentes desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu na Associação Viva Melhor. O casal foi recebido pela governadora assistente da área 7, Célia Marina Gonçalves Ceschin, acompanhada pelo presidente do clube, Carlos Augusto Vicente, presidente da entidade, Vera Emília Chiavelli Teruel, colaboradoras, associados e equipe rotária.  
 
Associação Viva Melhor - Mulheres Mastectomizadas 
 
Em 18 de maio de 1999, a Associação Viva Melhor – Mulheres Mastectomizadas foi fundada. A grande dificuldade de tratamento enfrentada pelas pacientes com câncer de mama uniu um grupo de amigas e criaram a entidade.  
 
Localizada em Santo André, na região do Grande ABC Paulista, a Viva Melhor atende pacientes de diferentes regiões e tem como objetivo facilitar a reabilitação física, emocional e estética de mulheres com câncer de mama. Por meio de reuniões, palestras, caminhadas e outras atividades, a associação realiza um trabalho de conscientização na sociedade sobre a importância de realizar os exames periódicos como prevenção da doença. Além disso, a entidade oferece acompanhamento psicológico, orientação no tratamento até a doação de próteses. A Viva Melhor, em parceria com a Pró-Pharmacos e Morisco, desenvolveu um sutiã exclusivo para as necessidades específicas da mulher mastectomizada.  
 
Existe um suporte para todas as pacientes que passam pela associação. São realizadas palestras com médicos, psicólogos e fisioterapeutas com os esclarecimentos sobre as mudanças decorrentes da mastectomia. Além de orientação preventiva quanto aos cuidados com o braço do lado operado, reuniões de autoajuda por meio de depoimentos das mulheres que já passaram ou ainda passam pelo problema, partilhando sobre as suas experiências, orientação quanto à conduta perante o seu companheiro, filhos e amigos, recuperação dos danos causados pela quimioterapia e consultas com dermato-oncologista.  
 
As voluntárias da instituição realizam cursos oferecidos pelo Hospital das Clínicas e pela Faculdade de Medicina do ABC, com o intuito de melhorar o serviço oferecido às pacientes.  
 
Com mais de 18 anos de existência, à associação atende em média 10 novas pacientes a cada semana e contam com 60 voluntárias que atuam em diversas áreas, realizando palestras informativas com médicos, atividades recreativas, vendas de camisetas, artesanatos, campanha anual de prevenção ao câncer de mama com caminhada, entre outros. Sua estrutura permite a produção de 50 próteses/mês, conta com quatro máquinas de costura além do empréstimo de cerca 16 perucas/mês. As doações são feitas por todo o país.  
 
O Rotary Club de São Bernardo do Campo Norte ajuda a entidade na aquisição de equipamentos, dentre eles, ventiladores de parede, auxiliando o trabalho das colaboradoras.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao CAMP SBC, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Célia Ceschin, governadora assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros. 
 
Festiva 
 
Carlos Augusto fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. 
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Ele parabenizou o projeto visitado e agradeceu à tarde maravilhosa. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parceria com uma entidade beneficente sólida”.  
 
Homenagem 
 
Ana Maria Fachini Mônaco foi à homenageada na área educação. A professora recebeu das mãos do governador do Distrito 4420, uma placa em forma de reconhecimento e agradecimento por ser a educadora do ano.  
 
Premiações 
 
Para encerrar a festiva, houve a premiação da caravana mais numerosa, o RC São Bernardo do Campo, foi o ganhador, representado pelo presidente João Luiz Mencarelli Pereira. Como a caravana mais distante, o premiado foi o RC Brasil Taiwan, representado pelo companheiro Márcio Kazu, ambos receberam um cheque no valor de US$ 50,00.  
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
Fotos: Patrícia Lopes 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 144 fotos