Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC Praia Grande recebe visita oficial do governador

12/12/2017


RC Praia Grande

Na tarde do dia 12 de dezembro, o Rotary Club Praia Grande recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no restaurante Zeus, em Praia Grande. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos. 
 
O governador foi conhecer um dos projetos desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu na Casa da Amizade, sede do clube que cedeu seu espaço para a Associação de Pais e Amigos Autista Semear e Crescer. O casal foi recebido pelo governador assistente da área 16, Décio Cunha Glória, acompanhado pelo presidente do clube, Luiz Vanderlei Braga e sua esposa Mariângela Moraes Braga, a presidente da entidade, Talita Maria Silva, alguns associados e equipe rotária.  
 
Associação de Pais e Amigos Autista Semear e Crescer 
 
É uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter organizacional, assistencial, promocional, recreativo e educacional. Atende pessoas que possuem Transtorno do Espectro do Autismo, de qualquer faixa etária, nas dimensões que correspondam à saúde e a educação, de modo multiprofissional, bem como dar suporte às suas famílias.  
 
A entidade tem como finalidade desenvolver um trabalho de avaliação, acompanhamento e intervenção de caráter multiprofissional (psicólogos, psicopedagogos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, entre outros). Informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento, medicação, nutrição adequada e terapia nutricional. Oferece atividades extracurriculares, possibilitando aos alunos um desenvolvimento contínuo, além do âmbito escolar. Também é realizado atendimento às famílias (pais, irmãos ou responsáveis) por meio de apoio psicoterapêutico.  
 
São utilizadas técnicas de estimulação, alfabetização e avaliação. Plano de trabalho individual, 45 minutos de atendimento para cada especialidade.  
 
Atualmente, a associação possui 200 alunos cadastrados. A maioria é de Praia Grande. A entidade também recebe pessoas das cidades vizinhas, alunos de escola regular ou especial. O Projeto Político Pedagógico do Semear privilegia a escolarização das pessoas com TEA por meio de projetos que incluam AVDs (Atividades de Vida Diárias), AVPs (Atividades de Vida Prática) e os referenciais curriculares do PPP da SEMEC, construindo planos de atendimentos individualizados, currículos adaptados ou funcionais, de acordo com as necessidades e potencialidades de cada aluno. 
Pedagogos (com função de orientação educacional e coordenação pedagógica); professores de Educação Artística, Educação Física, apoio especializado (mediadores) e especialistas em educação especial; recreadores e inspetores cuidadores, além da 
equipe administrativa e de apoio comum às unidades escolares.  
 
O RC Praia Grande em parceria com o Semear, está reformando o imóvel para receber os alunos. Segundo o engenheiro responsável, José Morithi Graça Orisaka, em cerca de 90 dias a obra estará finalizada.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao restaurante Zeus, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Décio Cunha, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva 
 
O evento reuniu autoridades rotárias como o governador eleito 2018-19, Carlos Torci, sua esposa Sônia Mara e o coordenador de visitas distrital, Sérgio Lourenço.  
 
Luiz Braga fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, em especial aos integrantes do clube. Afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. Ele pediu aos presentes uma saudação especial em homenagem ao 49º aniversário do clube. 
 
O companheiro Silvio Luíz dos Anjos fez uma retrospectiva dos 49 anos de serviços prestados a comunidade. Dentre eles, citou a participação do clube no Dia de Solidariedade do GPA, em que arrecadaram 1.750kg de alimentos não perecíveis doados à instituição parceira. Relembrou o projeto Game Terapia, desenvolvido na APAE de Praia Grande e o Banco de Cadeiras de Rodas, ambos os projetos permanentes.  
 
O presidente aproveitou a cerimônia para apresentar sua substituta no próximo ano rotário, Valdenice Batista Chapeta será a segunda mulher a ocupar o cargo.  
 
O companheiro Jorge Ventura presenteou o governador com a doação de um cheque no valor de US$ 1.000,00 destinado à Fundação Rotária. Takata agradeceu e o presenteou com um pin.  
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Ele parabenizou o projeto visitado. “Sentimos o acolhimento nesta visita assim que chegamos ao ponto de encontro. Ceder o espaço na Casa da Amizade à entidade Semear foi um ato de bondade, que terá continuidade nas próximas gestões. Fiquei emocionado com a Talita, que além de presidente, também é mãe de um autista. Ao invés de esmorecer foi à luta e fundou essa entidade maravilhosa”. Ele parabenizou o clube pelo certificado 100 na Campanha End Polio Now. “É uma tradição de o clube apoiar o próximo, sempre comprometido com a região”.  
 
Homenagens 
 
Claudio mencionou os sócios fundadores, dos antigos aos mais novos. Parabenizou os sócios que tiveram 100 nas reuniões: José Morithi Orisaka, Maria Goretti Rocha da Silva, Luiz Vanderlei Braga e Sebastião Rocha da Silva.  
 
Agradeceu o companheiro Marcos Ávila pela doação de US$ 10.000,00 à Fundação durante o ano rotário.  
 
Apresentação 
 
A presidente do Interact Club de Praia Grande, Amanda Esteves, junto a três companheiros fez uma breve apresentação durante a festiva, apresentando os principais trabalhos realizados pelos jovens no decorrer do ano rotário.  
 
Premiações 
 
Para encerrar a festiva, houve a premiação da caravana mais numerosa, o RC Praia Grande foi o ganhador. Como a caravana mais distante, o premiado foi o RC Itariri.  
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
 
 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 105 fotos