Use seus dados do Meu Rotary        Lembrar     
      

Notícias   

   

Adriano Valente faz palestra no RCSP-Aeroporto

14/11/2017


RC São Paulo Aeroporto

O Governador Indicado do Distrito 4.420 para o ano rotário 2019/2020, Adriano Valente, associado do Rotary Club de Santo André foi o palestrante da 20ª reunião ordinária do Rotary Club de São Paulo-Aeroporto. 
 
Com o tema “Nossa Fundação Rotária e o Ideal de Servir”, Valente conseguiu cativar os presentes com muita simplicidade e objetividade, para abordar um assunto que segundo ele, muitos dos companheiros do clube têm conhecimento, considerando as ações e significativas contribuições feitas pelo RCSP-Aeroporto junto à fundação. 
 
“Esse é um clube de excelência, tido como um dos melhores do distrito e sempre o foi, pelas características dos rotarianos daqui, porque muitos de vocês sabem muito sobre Rotary e por isso é um desafio falar sobre a fundação com vocês que tem aqui, exemplos maravilhosos de doadores. Por essa razão, vou falar sobre o que eu penso e sinto sobre a Fundação Rotária e não simplesmente apresentar dados técnicos”, disse o governador indicado. 
 
Adriano Valente iniciou sua explanação diferenciando o trabalho e perfil de um voluntário, da característica e maneira de servir de um rotariano e também refletiu sobre o que Paul Harris pensava a respeito de como um rotariano deveria ser e agir. 
 
“Quero tocar num ponto importante, que é o que o Paul Harris achava que nós, como rotarianos, deveríamos ser. Podemos definir com a palavra eficiência, que é o que difere um voluntário, de um voluntário rotariano. O rotariano bonzinho é útil, mas o rotariano bonzinho e eficiente é um verdadeiro rotariano. A eficiência faz parte do DNA do rotariano. De nós se espera eficiência. Se você quiser ser voluntário, não entre no Rotary, porque existem centenas de associações voluntárias que permitem que seus voluntários compareçam no dia e hora que quiserem, não precisa pagar mensalidade e você colabora indo ao local para dedicar o seu tempo livre. Os rotarianos se organizam com reuniões, datas marcadas, participam de treinamentos com regras, manuais, entre tantas outras coisas, porque dos rotarianos, exige-se eficiência”, definiu Valente. 
 
Para Valente, os rotarianos precisam entender quem são para compreender por que a Fundação Rotária foi criada.  
 
“Nós somos companheiros que, movidos pela amizade, tentamos solucionar os problemas da comunidade e essa seria a nossa essência. Por isso nos esforçamos para estar no clube e viver Rotary, tendo a oportunidade de conhecer mais pessoas e de várias áreas de atuação. Essa oportunidade a temos em Rotary. Temos que nos confraternizar e perceber que é através dessa amizade, que sai destes encontros, que nós fazemos o Rotary.  
 
 
Precisamos entender quem somos em Rotary 
 
 
Para sabermos quem somos temos que saber compreender algumas curiosidades, salientou Adriano Valente.  
 
A mesma coisa acontece em Rotary, onde precisamos conhecer a nossa estrutura. Essa instituição é a única que, as pessoas que trabalham com você, não são escolhidas por você, como no caso dos governadores. Todos os governadores trabalham com os presidentes que não são escolhidos por eles e sim, pelos clubes, o que torna um grande desafio para quem vai tomar conta do Rotary”, ressaltou o palestrante. 
 
Valente destacou a colocação do número de brasileiros rotarianos no mundo, a importância do que é arrecadado para a fundação e como o RCSP-Aeroporto colabora para manter a liderança do Distrito 4.420 nacionalmente. 
 
“Nós somos atualmente 5 dos rotarianos no mundo, o que nos torna representativos, considerando que, são mais de 220 países com rotarianos e somos o 8º em importância, no que tange arrecadação, estando juntos com a Alemanha, em arrecadação. Nós arrecadamos mais que a Alemanha, por sócio. O que nos permite compreender que estamos nos tornando eficientes também em arrecadação. Vocês do RCSP-Aeroporto estão entre os grandes responsáveis também, pela liderança nacional do Distrito 4.420 em arrecadação para a Fundação Rotária. Esse é o legado de vocês”, destacou Valente. 
 
Para o governador indicado, o tempo é fundamental para aprendermos como o Rotary funciona e ele explica que o tempo entre fazer e ver o resultado é demorado, mas compensador, além de ser fundamental para a fundação.  
 
“Todo dinheiro que arrecadamos demora quase três anos para retornar. Então, não há uma reação direta entre o dinheiro doado e arrecadado. Por isso as pessoas às vezes se confundem, pensando que o Rotary está usufruindo desse dinheiro desnecessariamente e não é bem assim, porque 95 desse dinheiro voltam, e é isso que temos que mostrar pra todo mundo, que somos muito sérios e precisamos fazer o bem, lembrando sempre que, o que nos faz competentes é a eficiência. Para sermos competentes nós precisamos aprender a nos organizar e o Rotary é extremamente organizado.  
 
Mas Valente afirmou também que, só a organização não resolve e que o Rotary não foi criado para fazer benemerência.  
 
A benemerência é resultado da nossa união e companheirismo e é da nossa amizade, pra nos conhecermos, que ele foi criado. Se dessa relação surgirem negócios ou benemerência, isso é um efeito colateral positivo e não a finalidade do Rotary. Demorou quase 12 anos para que o Rotary tentasse fazer uma organização na forma de um banco para que pudesse financiar os seus projetos. A Fundação Rotária é um banco que fomenta projetos humanitários. O Rotary tem um esquema muito bem montado que orienta para que o dinheiro seja gasto se ele tiver realmente uma justificativa, comprovadamente útil. Grandes corporações já fazem isso no mundo e o Rotary incorporou esse modelo para a Fundação Rotária, tornando tudo mais transparente”, explicou Valente.  
 
Finalizando sua palestra. Adriano Valente agradeceu aos rotarianos do clube e a todos que fazem a diferença, por tornarem a instituição eficiente, contribuindo para a manutenção dos trabalhos da fundação e consequentemente, a realização de inúmeros projetos distritais e globais. Para Valente, a amizade e o envolvimento em Rotary são fundamentais para manter vivo o ideal de servir. 
 
“Nós temos que agradecer a vocês rotarianos, porque, o trabalho que realizam, permite que a fundação funcione. O segredo para motivar o rotariano a ajudar a Fundação Rotária é a sua organização, a sua competência e eficiência. O Rotary para mim é um banco de amizades, porque a maioria dos meus amigos hoje, são rotarianos. Em Rotary nós unimos gerações. Os amigos do meu pai são meus amigos e ele é amigo de todos os meus amigos. Isso não aconteceria naturalmente e isso é o que me faz ser fiel ao Rotary, porque ele me proporciona coisas que eu não teria fora dele. Dentro do Rotary, se nós fizermos um grande trabalho, nós poderemos solucionar problemas do mundo inteiro, se quisermos. Ele tem uma abrangência muito grande. A Fundação Rotária é o braço daquilo que nos torna capazes de fazer grandes projetos sendo só meio, o veículo dessa ação. A essência do Rotary está em nós, na amizade que pode surgir e o contato que há entre nós. A Fundação Rotária vive da força que nós temos como comunidade, como amizade e assim sucessivamente, o que torna ainda mais importante o nosso envolvimento em Rotary, através da Fundação Rotária junto aos projetos distritais e globais, concluiu. 
 
Após sua apresentação, Adriano Valente recebeu um certificado das mãos da presidente Marisa M. Dascenzi, honrando sua presença e contribuição com a magnífica palestra. 

Conteúdo desta página sob responsabilidade de RC São Paulo Aeroporto | Termos e Condições | Política de Privacidade