Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RCSP Paraíso recebe visita oficial do governador

14/09/2017


RC São Paulo Paraíso

No dia 14 de setembro, o Rotary Club São Paulo Paraíso recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no Hotel Century Paulista, em São Paulo. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O governador foi conhecer dois projetos permanentes desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu na Associação Fernanda Bianchini, Cia Ballet de Cegos, onde é realizado o Projeto Sinta na Pele.  
 
O casal foi recebido pela governadora assistente da área 1, Fernanda Seabra Rangel, acompanhada pelo presidente do clube, Miguel Saliby Neto, Elania Rosa de Lutiss, responsável pelo administrativo da AFB, Marcelo Yoshisaki, professor de massoterapia na associação, Horácio Misawa, presidente fundador do RCSP Paraíso e equipe rotária.  
 
Associação Fernanda Bianchini - Cia Ballet de Cegos 
 
A Associação Fernanda Bianchini - Ballet de Cegos teve início em 1995, quando a bailarina Fernanda Coneglian Bianchini Saad começou a ensinar voluntariamente passos de Ballet para algumas alunas do Instituto de Cegos Padre Chico, em São Paulo. Ela passou a desenvolver o seu próprio método de ensino, aprendizado da dança clássica por meio do toque e da repetição de movimentos. Desde então, guiou centenas de deficientes a inúmeras conquistas nessas duas décadas de missão, tornou-se uma metodologia pioneira para o ensino da dança e referência mundial por seu valor artístico e inclusivo, são 22 anos de história e mais de 1.000 vidas transformadas. 
 
A instituição atende mais de 300 alunos de várias idades, a maioria deficiente visual. A escola oferece aulas gratuitas de sapateado, dança de salão, expressão corporal, danças para a terceira idade e teatro para seus assistidos, com a formação de turmas de estimulação precoce para quem nasce com a deficiência.  
 
O objetivo principal é transformar vidas de pessoas com diferentes tipos de deficiência e de todas as classes sociais através da arte e ballet clássico promovendo impacto e inclusão.  
 
Atualmente, a ABF conta com 13 professores de dança, entre eles, as deficientes visuais Geyza Pereira da Silva, Verônica Batista, ambas formadas na entidade, e a gestora Fernanda Bianchini, como voluntária. Na grade das aulas semanais, os professores se revezam no atendimento dos alunos, divididos em grupos por modalidades de aprendizado, segundo os critérios do estatuto da entidade. Exercícios de pilates e fisioterapia fazem parte das atividades, têm a finalidade de promover saúde e bem-estar aos bailarinos. Essas aulas são extensivas a qualquer pessoa que queira ingressar nos grupos, mas são pagas. A arrecadação serve para ajudar a manter a instituição. 
 
A manutenção da entidade se dá por meio de apoios corporativos, doações de empresas e a participação em eventos, além de palestras motivacionais ministrada por Fernanda Bianchini. A associação também capacita os alunos com deficiência visual no curso de massoterapia. O RCSP Paraíso doou equipamentos para as aulas, além de profissionais rotarianos que realizam o curso de forma voluntária.  
 
APAT - Associação para Pesquisa e Assistência em Transplante 
 
O segundo projeto visitado foi a Associação para Pesquisa e Assistência em Transplante (APAT). A equipe rotária foi recebida pelo Dr. Tercio Genzini, Américo Genzini e Marlene Silva.  
 
A APAT foi criada por um grupo de médicos clínicos e cirurgiões de transplantes da clínica HEPATO, que atua na área Assistencial e Científica, após constatarem que vários pacientes vindos de outras regiões do país não conseguiam acesso ao tratamento pela dificuldade de se manter em São Paulo.  
 
O problema social tornava-se fator limitante e, até, impeditivo. Sendo assim, movidos por um espírito de solidariedade, cidadania e responsabilidade social criaram à associação. Ela é mantida com recursos dos médicos, colaboradores, entidades sociais e eventos realizados.  
 
O RCSP Paraíso é parceiro da instituição e disponibilizou a inclusão digital no local.  
 
Um de seus objetivos é estimular a criação de novas unidades institucionais, construídas a partir do modelo da Casa de Apoio da APAT. Desta forma, colabora para o aumento do atendimento à grande parcela da população que necessita de assistência de alta complexidade.  
 
Na área assistencial é mantida uma casa de apoio, que oferece recurso material, atendimento moral, psicológico, nutricional e médicos. Através do grupo HEPATO, às pessoas carentes de recursos, candidatas a transplantes ou transplantados podem dar continuidade ao tratamento.  
 
Os pacientes inscritos na lista de transplantes, quando se aproximam do primeiro lugar, são chamados à São Paulo com seus acompanhantes e alojados na APAT, onde irão dispor adiante de acolhimento, alimentação, assistência médica preventiva, psicológica e nutricional até o momento da internação para o ato cirúrgico. Tal assistência é garantida aos pacientes após a alta hospitalar, por um período de 3 a 6 meses, até que reúnam condições para o seu retorno. Além disso, os voluntários proporcionam atividades de profissionalização às acompanhantes para que aprendam e desenvolvam meios de subsistência. 
 
A entidade tem capacidade para 14 pacientes e 14 acompanhantes. A casa também possui um consultório para atendimento gratuito à população na área de hepatologia e transplantes de órgãos. 
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao Hotel Century Paulista, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Fernanda Rangel, governadora assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria. 
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque a expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros. 
 
Festiva 
 
Miguel Saliby fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor.  
 
Durante a cerimônia, o presidente empossou um novo companheiro: Mamoru Itimura, que também recebeu o Título de Sócio Honorário.  
 
Em seu discurso, Claudio reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Ele parabenizou os dois projetos visitados e agradeceu à tarde maravilhosa. “A Associação Fernanda Bianchini está de parabéns pelo belo trabalho de inclusão. A APAT pelo trabalho solidário num momento tão delicado dos pacientes e familiares que passam por transplante. Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parceria com ambas às entidades”.  
 
Homenagens 
 
Eduardo Macedo Ferraz Sousa foi o homenageado na área educação, pelos anos de trabalho à frente do SENAI Oscar Rodrigues Alves. Ele foi representado por Mauro Airoldi, coordenador de atividades técnicas. Na área de responsabilidade social, as homenageadas foram: Regina Maria Sartório, CAAP Ipiranga (Centro de Apoio ao Aprendiz) e Amélia Luz Freitas, gerente do Supermercado Hirota, empresa parceira do RCSP Paraíso que arrecada alimentos não perecíveis e destina a comunidade carente da região.  
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
Fotos: Lilian Rosa 
 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 136 fotos