Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Distrito 4420 realiza Seminário sobre Ética nos Negócios

26/10/2017


Distrito 4420

Na noite de 26 de outubro, o Distrito 4420 realizou o primeiro Seminário sobre Responsabilidade Corporativa - Ética nos Negócios. O encontro aconteceu no Conselho Regional de Contabilidade (CRCSP), em São Paulo. Cerca de 240 pessoas participaram do evento.  
 
O objetivo do evento foi mostrar aos presentes, principalmente aos não rotarianos, que a ética é um dos pilares do Rotary e com isso criar interesse e apresentar melhor a entidade. Segundo Ary Bueno, companheiro do RC Santo André e um dos coordenadores do seminário, o tema foi oportuno devido à realidade pela qual passa o Brasil.  
 
O governador Claudio Takata, iniciou à abertura do evento agradecendo a presença de todos comprometidos em fazer a diferença neste novo ano rotário. O fortalecimento e apoio aos clubes é uma das metas do distrito. “Temos a predileção de sermos lembrados mais por nossas obras do que pelas as nossas palavras, por isso temos de reforçar a responsabilidade corporativa e a ética dentro do nosso Distrito”.  
 
O movimento Rotário é mundial e suas ações estão em constante evolução. Mas, há uma coisa dentro do Rotary que não muda: a ética. Os princípios éticos de hoje são os mesmos de 1905, ano da sua fundação. A ética rotária é expressa pela relação comportamental entre as pessoas, dentro e fora do Rotary. É mantida no exercício profissional, na relação comercial, nas relações familiares e nos clubes.  
 
O comportamento ético, representado pela Prova Quádrupla, adotado pelo Rotary em 1943, é um princípio a ser sempre lembrado. Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos: É a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Será benéfico para todos os interessados?  
 
Os palestrantes Ives Alejandro Munoz, José Luiz Tejon e Mário César M. de Camargo teceram suas considerações sobre o tema e responderam as perguntas dos participantes. “Houve participação efetiva dos convidados”, revela Álvaro Taiar Jr, governador assistente da área 2 e o idealizador do evento.  
 
Segundo Inês Restier, presidente do RCSP Parque do Ibirapuera e integrante da equipe de organização, o evento foi um sucesso. “Esperávamos cerca de 150 pessoas e o número quase dobrou, o que ajudará ainda mais às instituições beneficiadas”. O ingresso foi solidário e todos os presentes doaram alimentos não perecíveis. Foram arrecadados 360 quilos de alimentos, destinados à Creche Lar São José.  
 
Autoridades rotárias como Marcos Anselmo F. Franco, governador 2010/11, Ronaldo Varella, governador 2016/17, Carlos Torci, governador eleito 2018/19 e Adriano Valente, governador indicado 2019/2020 prestigiaram o evento.  
 
No final do seminário, o governador Claudio Takata fez o sorteio de duas cafeteiras, premiou o RCSP Independência como a caravana mais numerosa e o RC Itanhaém como caravana mais distante.  
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 

 

 Clique nas imagens para ver as fotos