Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC São Vicente recebe visita oficial do governador

09/10/2017


RC São Vicente

No tarde do dia 9 de outubro, o Rotary Club São Vicente recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A noite foi realizada a Festiva no Terraço Chopp, localizado na Ilha Porchat, em São Vicente. O evento reuniu autoridades locais, rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
Projetos 
 
O governador foi conhecer um dos projetos desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Vicente (APAE), com sede à Rua Feliciana Marcondes da Silva, 205, no bairro do Catiapoã. É uma entidade filantrópica historicamente contextualizada com seu compromisso em favor da defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência intelectual, seguida da prestação de serviços voltados à sua emancipação e inclusão social.  
 
O casal foi recebido pela governadora assistente da área 14, Angella Ximenes, acompanhada pela presidente do clube, Julia Varandas e seu cônjuge Carlos Varandas, Carlos Torci, governador eleito 2018-19, companheiros rotarianos, Nilza Ribeiro Afonso, presidente da APAE, Wanda Maria G. Christo, vice-presidente, Regina Helena L. Alvarez, diretora social, Antônio Iris Mazza, diretor de patrimônio e Enyde Apparecida Moretti, secretária. O Rotary Club São Vicente é parceiro da instituição desde 2015, como é um projeto permanente, atende as demandas pontuais através de Subsídio Global e Distrital.  
 
APAE São Vicente 
 
Desde a sua fundação em 10 de março de 1988, a associação tem procurado colocar toda sua estrutura organizacional e humana voltada ao atendimento de qualidade, através de programas de prevenção, intervenção interdisciplinar, escolaridade, habilitação, reabilitação, moradia assistida e inclusão do deficiente intelectual no mercado de trabalho, em diversas empresas do litoral. Além de oferecer orientação à comunidade diariamente, a APAE realiza atendimento especializado sistemático a bebês, crianças, adolescentes e adultos, totalizando um número mensal de 400 pacientes e seus familiares, grande parte carentes. Conta com uma equipe especializada nas áreas médica, da psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, assistência social, pedagogos e cuidadores, que atua no Ambulatório de Saúde, na Escola de Educação Especial APAE de São Vicente, no Centro de Atendimento Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Residência Inclusiva Lar Vivenda Feliz e Programa de Treinamento para Colocação no Mundo do Trabalho.  
 
A instituição recebe o apoio incondicional de voluntários que se dedicam à causa, seguindo as diretrizes da Federação Nacional das APAEs e da Federação das APAEs do Estado de São Paulo. A APAE de São Vicente é também a sede do Conselho Regional das APAEs da Baixada Santista, que abrange as APAEs de Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, São Vicente e Santos.  
 
Os recursos para a manutenção da entidade advêm de convênios, projetos, associados, bazares, promoções, doações e aluguéis (da quadra de esportes e do salão de festas). Através do esforço contínuo de sua diretoria, voluntários, profissionais, pais e amigos. A organização tem conquistado credibilidade ao longo de 29 anos de existência junto à população vicentina e região, que reconhecem a seriedade de seus princípios, objetivos e ações.  
 
No final da visita, os alunos realizaram uma bela apresentação de dança em homenagem ao casal governador e sua equipe. 
 
Solene Câmara Municipal  
 
Em seguida, a equipe distrital seguiu para a Câmara Municipal de São Vicente, onde a presidente Julia Varandas recebeu uma homenagem pelos 65 anos de Fundação do Rotary Club São Vicente e serviços humanitários desenvolvidos junto à comunidade vicentina, de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara, Higor Ferreira.  
 
Presidida pelo vereador, a solene contou com a presença de Marici Mazei, secretária parlamentar, representando o vice-governador Márcio Franca; Dênis Rogério, assessor parlamentar, representando o deputado estadual Caio França; Rogério do Carmo, assessor parlamentar; Sargento Rogério Barreto, vereador; Vitor Carlos Vitório do Espírito Santo, secretário de Meio Ambiente; Kellerson Júlio, secretário de Comércio; Regina Ponte do Carmo, presidente da Associação Comercial, além de autoridades rotária, familiares e amigos da homenageada.  
 
“Nosso clube tem uma história rica de participação na comunidade, inclusive nesta casa, por meio do nosso sócio fundador, e ex-vereador por duas legislaturas, Rafael Faro Politi. Vereador Higor Ferreira, sua homenagem ficará gravada nos anais do Rotary Club São Vicente e em nossos corações, agradeço você e a todos os presentes, por prestigiarem esse momento histórico”, Julia.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao Terraço Chopp, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e a presidente do clube, enquanto Angella Ximenes, governadora assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria. 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque a expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros. 
 
Festiva 
 
O evento reuniu autoridades rotárias como Carlos Torci, governador eleito 2018-19, autoridades locais como Lúcia França, esposa do vice-governador Márcio França e Márcia Papa Garcia, viúva do ex-prefeito Tercio Garcia.  
 
Julia Varandas fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. Aproveitou a cerimônia para empossar a nova associada, Maristela Marques Bechara, sua afilhada, que ocupará o cargo de gerente administrativa.  
 
Apresentação  
 
Durante o jantar, o grupo “Tempo de Cantar Serenatas”, realizou uma bela apresentação musical. Com figurino baseado nos anos 50, o trio embalou os convidados em seu repertório romântico, músicas como Fascinação e Carinhoso, canções de Roberto Carlos, Tom Jobim e Tim Maia, tornaram ainda mais agravável esta noite de companheirismo.  
 
Homenagens 
 
Takata agradeceu aos 18 associados que fizeram a doação de até US$ 100.00 à Fundação Rotária, pediu que ficassem de pé ao receber o cumprimento de todos, além de receber o pin Erey das mãos do governador, foram eles: Armindo Coelho da Silva, Carlos Alberto Soeiro, Carlos Alberto Varanda, Carlos Eduardo Torci, Fernando Marques, Fredy da Silva Rodrigues, José Antonio Hussni, José Claudio de Carvalho Lopes, Julia Varandas, Márcio Kabbach Prigenzi, Maria Aparecida de Almeida, Maristela Mota Morato, Natair Napoleão Ferreira, Omar Abdul Assaf, Regina Ponte do Carmo, Sônia Mara Torci, Tarcísio Mota Siqueira e Vitor de Jesus Figueiredo.  
 
Em seu discurso, Claudio, reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International, citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Parabenizou o projeto visitado e agradeceu a colaboração dos rotarianos. “São 65 anos ativos na comunidade, realizando projetos e melhorando a vida das pessoas”.  
 
O governador agradeceu as empresas cidadãs Varandas Supermercado e Monumento Shopping Car e Motos pela doação de US$ 1.000.00 à Fundação Rotária. Além de doações como pessoa física de Carlos Torci e sua cônjuge, Claudia Regina e Marco Kabashi. Também relembrou do sócio- fundador Rafael Faro Politi (finado) e agradeceu ao companheiro Jeronymo Laterja pelos 45 anos de Rotary Club.  
 
Maristela Motta Morato foi à homenageada na área educação. A professora recebeu das mãos do governador do Distrito 4420, uma placa em forma de reconhecimento e agradecimento por ser a educadora do ano. “Destaque às mulheres especiais e extraordinárias que fazem a diferença”, parabeniza Takata. Emocionada, Maristela realizou um belo discurso, mencionando parte de sua história pessoal e profissional, uma verdadeira lição de superação. Ela agradeceu a todos os presentes, em especial a presidente Julia Varandas por lhe conceder essa homenagem.  
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 211 fotos