Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Distrito tem Seminário de Imagem Pública

21/10/2017


Distrito 4420

O Distrito 4420 realizou seu primeiro seminário dedicado a Imagem Pública, em São Bernardo do Campo. 
 
O Seminário aconteceu em 21 de Outubro, em uma manhã de muitos eventos rotários simultâneos pelo Distrito, e foi realizado nas instalações do CAMP de São Bernardo do Campo, reunindo mais de 100 rotarianos que puderam conhecer as atividades realizadas no Distrito e aprender sobre o tema através das apresentações e debates, tendo como destaque a participação do Coordenador Regional de Imagem Pública do RI Márcio Cavalca Medeiros. 
 
O evento, coordenado pelo Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública Marcelo Carvalho, foi organizado pelo Coordenador de Eventos do Distrito 4420 Francisco Mo Qom Yeng, e foi conduzido pelo Diretor de Protocolo Distrital Rogério Guzenski. A recepção dos participantes ficou a cargo dos associados do Rotary Club de São Bernardo do Campo Nelson Ceschin e Felipe Azevedo. 
 
O seminário foi aberto pelo Governador 2017-2018 do Distrito 4420 Claudio Takata, que destacou a importância da Imagem Pública para que o Rotary se fortaleça e mais pessoas possam se juntar à organização. Claudio destacou ainda o papel dos presidentes de Comissão de Imagem Pública nos clubes para que a imagem pública seja mais efetiva, e também lembrou que nesta data estava sendo aberta a semana de comemoração ao combate à Polio, motivo de tantas atividades temáticas pelo Distrito. 
 
Luiz Antonio Novi, presidente do CAMP de São Bernardo do Campo, apresentou um vídeo institucional sobre o belíssimo trabalho de profissionalização realizado pelo CAMP e pelo Colégio na região.  
 
Marcelo Carvalho, coordenador do seminário e Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública no ano 2017-2018, associado do RC de São Paulo Aeroporto, apresentou os amplos resultados em Imagem Pública obtidos pelos clubes do Distrito em matérias publicadas na imprensa, programas de TV realizados, anúncios publicados na mídia, eventos com grande destaque em imagem pública, entre outras atividades. Mostrou ainda os recursos desenvolvidos pelo Distrito, como seu site, que atingiu a marca de mais de 100.000 visitas por mês, os sites integrados dos clubes do Distrito, que compartilham informações e facilitam a divulgação de noticias, e os recursos proporcionados pela integração dos sites do Distrito e dos clubes com o banco de dados do Rotary International e o My Rotary. 
 
Ao final, Marcelo Carvalho apresentou as quatro novas campanhas distritais de incentivo em imagem pública para este ano rotário: a campanha para publicação de anúncios na mídia, campanha para publicação de notícias na imprensa, o concurso de vídeos Meu Clube em Ação, e o concurso para os clubes que mais publicarem conteúdo nos sites do Distrito e em seus próprios sites. Marcelo anunciou que a governadoria irá premiar cada um desses concursos com 1000 dólares em créditos para a Fundação Rotária, divididos entre os três primeiros clubes colocados. 
 
Marcelino Silva, da MSCom Midia, membro da equipe 2017-18 de Imagem Pública, editor da Revista Rotary 4420 e associado do RC de Santos Porto, mostrou aos clubes como deve ser o relacionamento com a mídia, e que cuidados os clubes devem ter na hora de enviar informações para a imprensa. Destacou a importância de um bom texto, com um bom "lide", que é o resumo inicial de cada comunicado à imprensa, e a necessidade de enviar boas fotos, entre muitas outras dicas. Marcelino explicou ainda as diferenças entre comunicado à imprensa (press release) e sugestões de pauta, mostrou exemplos reais e proporcionou a todos uma palestra de alto nível técnico na área de jornalismo. 
 
A rotariana Olga Tamashiro, do RC de Bertioga, também membro da equipe distrital de imagem pública 2017-18, efetuou apresentação de um Caso de Sucesso, que foi o trabalho realizado por ela como presidente da Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de Bertioga no ano rotário 2016-17, junto com seu presidente Antônio Duarte de Sá. Olga mostrou as muitas ações de divulgação efetuadas pelo clube, ações públicas como o passeios ciclístico de primavera com o tema EndPolioNow, o monumento comemorativo pelos 100 anos da Fundação Rotária erigido em Bertioga, que repercutiu em todo o Brasil, e deu dicas para uma efetiva comunicação dos clubes com a comunidade. A apresentação de Olga, fruto do reconhecimento da Governadoria pelo trabalho realizado, demonstrou e inspirou a todos como pode ser feito um eficaz trabalho de imagem pública nos clubes. 
 
A apresentação principal do dia ficou a cargo do Coordenador Regional de Imagem Pública do Rotary International Márcio Cavalca Medeiros, associado do RC de Marília Pioneiro e governador do Distrito 4510 no ano rotário 2011-12. Márcio iniciou a sua apresentação fazendo uma reflexão do que é Rotary, e do conceito de imagem pública aplicada ao Rotary, ponderando que imagem pública reflete o que se pensa sobre uma pessoa ou organização, e não necessariamente o que elas realmente são. Neste contexto efetuou um balanço do conhecimento do Rotary pela sociedade em geral, que evidenciou o longo caminho que ainda precisa ser trilhado pelo Rotary e seus clubes para obter um efetivo reconhecimento pela sociedade. Destacou ainda o papel de cada rotariano e dos clubes no sentido de desenvolverem efetivas lideranças, que possam trocar ideias e entrar em ação pela comunidade, e levar uma mensagem para a comunidade.  
 
Abordando um ponto de grande importância, Márcio Medeiros apresentou características da identidade visual do Rotary e a nova marca do Rotary, e a evolução que esta marca trouxe para a organização. Ponderou a necessidade de se utilizá-la de forma padronizada e correta, de acordo com os manuais, considerando-se o fato de todos os clubes pertencerem a uma mesma organização. Mostrou as ferramentas disponíveis, como o Brand Center, o Manual da Marca, a Sala de Imprensa e o Rotary Show Case. Destacou ainda a necessidade de que cada instância do Rotary utilize sua marca correspondente, seja o Rotary International, o Distrito ou o clube - sempre com a referência do nome do clube ou distrito como parte do logo. Em sua apresentação ainda comentou sobre a marca em programas do RI, parcerias, e outras situações. Continuando a apresentação, Márcio destacou a importância crescente da Imagem Pública na Menção Presidencial, onde este tema corresponde a parte significativa das metas a serem alcançadas. Após comentar sobre a necessidade do correto uso das mídias sociais em assuntos rotários, a apresentação foi encerrada com uma reflexão de que a Imagem Pública deve começar em casa, com a família, no sentido de valorizar o trabalho voluntário realizado por cada rotariano e o sacrifício muitas vezes dispendido nessa missão. Ao final, Márcio Medeiros conclamou que cada rotariano seja um porta-voz do Rotary. 
 
Após as palestras individuais, os três palestrantes, Márcio Medeiros, Marcelino Silva e Olga Tamashiro, realizaram um Fórum, moderado por Marcelo Carvalho. Durante o fórum foram respondidas perguntas apresentadas pelo moderador e pela plateia. Encerrada a sessão plenária, o público teve a oportunidade de usufruir de um coffee break, e momentos de companheirismo no salão do CAMP em frente ao plenário. 
 
Ao final do intervalo os interessados deslocaram-se para um dos laboratórios de informática do CAMP, onde tiveram uma sessão de treinamento prático e retirada de dúvidas com ajuda da equipe distrital de imagem pública, Marcelo Carvalho e Olga Tamashiro. Foram exercitados temas como a publicação de notícias nos sites dos clubes, geração de boletins automatizados, acesso usando a autenticação do My Rotary integrada aos sites dos clubes, entre outras questões. 
 
Diversas autoridades estiveram prestigiando o evento e seu palestrante convidado, como o Ex-Diretor de RI Alfredo Pretoni e sua esposa Magnólia, o Curador da Fundação Rotária Mário César Martins de Camargo, o Governador 2011-12 Fernando Dias Sobrinho, o Governador 2016-17 Ronaldo Varella, e o Governador Eleito 2018-19 Carlos Torci e sua esposa Sonia Mara. 
 
Encerrado o evento, Marcelo Carvalho deixou suas impressões sobre o evento: "Foi uma experiência nova a realização de um Seminário Exclusivo de Imagem Pública no nosso Distrito. Mesmo em uma manhã com mais de 10 atividades rotárias simultâneas, muitas também na área de Imagem Pública, contamos com um público significativo prestigiando o evento e aprendendo conosco a partir das experiências de nossos palestrantes. Tivemos excelentes contribuições de nossa equipe, Marcelino e Olga, e uma excelente palestra do Coordenador Regional Marcio Medeiros, que trouxe seu conhecimento e um pouco da voz do Rotary International ao evento. Por fim, um fórum interativo e o laboratório de informática deram o toque prático e participativo ao evento." 
 
Marcelo ainda concluiu com um agradecimento: "Agradeço a todos pela participação, ao Governador Claudio Takata pela confiança e apoio à Imagem Pública, ao Novi e ao CAMP por suas fantásticas instalações e disponibilização de sua equipe, ao apoio dos companheiros Nelson e Felipe do RC São Bernardo do Campo, aos palestrantes, em especial ao Coordenador Regional Márcio por ter se deslocado mais de 600km para brindar-nos com sua palestra, e ao protocolo distrital Rogério Guzenski pela competência na condução do evento. E gostaria de deixar um agradecimento especial ao meu companheiro de clube Francisco Mo Qom Yeng por toda a preparação dos bastidores do evento, sem cuja ajuda a realização do evento não teria sido possível." 
 
O palestrante convidado Márcio Medeiros também comentou sua participação no evento, através de redes sociais: "Participação no Seminário da Imagem Pública do Rotary, no D4420 do RI, no CAMP SBC, em São Bernardo do Campo/SP. Evento encantador rico em: informações, conteúdo, boas práticas e num local maravilhoso, uma obra rotária de deixar qualquer rotariano orgulhoso. Final de semana valioso." 
 
 
Fotos: Antônio Duarte de Sá 
 
 

      Clique aqui para baixar as apresentações


 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 66 fotos