Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Rotary Distrito 4420 encerra a “Semana da Árvore” realizando ações de novos plantios

23/09/2017


Distrito 4420

Foram plantadas cerca de 700 mudas no final de semana 
 
Entre os dias 23 e 24 de setembro, foi realizado o encerramento oficial do programa “Preserve o Planeta Terra”, em comemoração a “Semana da Árvore”. Os plantios tiveram início em 1 de julho de 2017 e serão estendidos até 22 de abril de 2018, Dia Internacional da Terra. O projeto tem como finalidade realizar o plantio de pelo menos uma árvore para cada um dos associados dos 78 clubs do Distrito 4420, totalizando 2.222 árvores, meta do governador Claudio Takata.  
 
Na manhã de sábado (23), uma parceria entre oito Rotary Clubs (área 8 e 9), e a Prefeitura de Santo André, resultou o plantio de 100 novas mudas de árvores no Parque Central, localizado no bairro Vila Assunção. Até o final da próxima semana, serão plantadas mais 500 mudas, todas as espécies são da Mata Atlântica. “Esse plantio está dentro da semana em que comemoramos o dia da árvore (21 de setembro). Essa ação abre novas portas para que o poder público possa contar com novos parceiros. Agradeço imensamente ao Rotary e o governador Takata por essa parceria. O poder público sozinho, dificilmente conseguirá dar conta de todas as necessidades da região. Se o terceiro setor não existisse, o Brasil seria um caos. As árvores representam um imenso benefício para a nossa vida e para a natureza”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Donizeti Pereira.  
 
Em contrapartida, Claudio agradeceu à prefeitura por apoiar e viabilizar este projeto, fornecendo as 600 mudas de seis diferentes espécies, o local escolhido e os funcionários cedidos para apoio. “Agradeço aos 8 Rotary Clubs participantes, os governadores assistentes, Ary Bueno e Ari Chacur, todos os voluntários que uniram-se inserindo um programa de cunho ambiental, defendendo a preservação do meio ambiente e o combate das ações que provocam as mudanças climáticas e o aquecimento global. Desta forma, com o pensamento: “Pensar Global e Agir local, o Distrito 4420, está fazendo parte nesse momento de uma grande corrente mundial e colaborando com a meta do presidente de Rotary International, Ian Riseley, realizando o plantio de 1,2 milhão de árvores”.  
 
Segundo Guilherme Rodrigues de Oliveira, diretor de Parques Municipais, a maior parte das mudas veio da Escola de Educação Ambiental Parque Tangará – Parque Escola. “Até o final do mês o Parque Central receberá mais 2.300 árvores, por meio de uma compensação ambiental do setor privado. A empresa será responsável pela aquisição das mudas e cuidará por 24 meses da manutenção do plantio, tempo estimado para que a árvore sobreviva de forma independente”. A cidade tem como meta aumentar em 10 o metro quadrado da área verde até 2020.  
 
Cerca de 100 pessoas, entre rotarianos e seus cônjuges realizaram o plantio. “Foi um evento realizado com êxito que beneficiará bastante a população e as próximas gerações”, declara Ariovaldo de Freitas Chacur, governador assistente, área 9. Representando o prefeito Paulo Serra, o vice-prefeito Luiz Zacarias compareceu ao local. Outras autoridades locais prestigiaram a ação, os vereadores Eduardo Leite, Marcos Pinchiari e Fábio Lopes. Representando o Parque Escola, a professora e gerente Silvia Regina Morisco. Autoridades rotárias: Sérgio Lazzarini, presidente de Serviços Humanitários do Distrito e Adriano Valente, govenador indicado 2019-20.  
 
Em São Paulo, uma parceria entre o Rotary Club São Paulo Aeroporto, Rotaract, Interact, Rotary Kids, Casa da Amizade e Prefeitura, realizou o plantio de 100 árvores entre Cerejeiras e Manacá da Serra, na extensão da Av. Engenheiro Armando Arruda, Praça Vitorino Castelo Branco. “Agradeço a Prefeitura Regional do Jabaquara, Dra. Fátima, as engenheiras agrônomas Aldrey e Giseli e toda a equipe pela ajuda e orientações na realização do plantio”, Marisa M Dascenzi, presidente do clube.  
 
Por volta das 11h, na cidade de São Bernardo do Campo, uma parceria entre quatro Rotary Clubs, (área 7), Interact, Rotaract e a Prefeitura, resultou o plantio de 120 novas mudas de árvores na Praça Irajá. Lembrando que na semana passada, dia 16, foram plantadas 60 árvores no Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais de Educação). A governadora assistente, Célia Ceschin, agradeceu a parceria da prefeitura e secretarias na realização destes dois eventos. O prefeito Orlando Morando compareceu ao local acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Mário Henrique de Abreu e do secretário de Esportes, Alex Mognon. Eles realizaram o plantio de uma das mudas junto ao governador Takata. “Agradeço o apoio e parceria da prefeitura durante os plantios realizados na região”.  
 
Simultaneamente, na Praça 21 Irmãos Amigos, em São Vicente, foi realizado o plantio de 10 novas mudas simbólicas da espécie Quaresmeira Rosa, totalizando 200 árvores que serão plantadas na cidade, uma parceria entre três Rotary Clubs, (área 14) e a Prefeitura. “Agradeço o Complexo Andaraguá pelas 100 mudas doadas para este magnífico projeto do Rotary Internacional, ao secretário de Meio Ambiente, Vitor Carlos Vitorio do Espirito Santo, pelo apoio e viabilização do projeto, juntamente com a SETRANS (Secretaria de Trânsito e Transportes) e a CODESAVI (Companhia de Desenvolvimento de São Vicente)”, declara o prefeito Pedro Gouvêa. Também esteve presente no evento o deputado estadual, Caio França.  
 
Na parte da tarde, a cidade de Santos realizou o plantio de duas mudas simbólicas, espécie Pau Brasil, que receberam o nome do governador 2017-18, Claudio Takata e da coordenadora do projeto, Cinthia Corrêa da Costa, no Jardim Botânico Municipal Chico Mendes. Uma parceria entre 11 Rotary Clubs (área 12 e 13) e a Prefeitura. Ao longo dos meses, será realizado o plantio de 500 mudas de Ipê na região. Através de um inventário arbóreo, a SEMAM (Secretaria do Meio Ambiente) irá mapear outras áreas necessitadas, melhorando o projeto paisagístico dos bairros. “A prefeitura sente-se honrada em participar dessa causa. O poder público sozinho não consegue atingir todos os locais necessitados e o Rotary promove essa união. É um grande parceiro e viabilizador de ideias. Está ajudando a melhorar o índice de arborização na cidade”, declara Marco Libório, secretário do Meio Ambiente.  
 
Claudio Takata, junto aos governadores assistentes Nivaldo R. Florez e Antônio Henrique Duarte agradeceu a recepção do coordenador de Parques Públicos, José Alberto Iglesias, ao secretário de Meio Ambiente e a Prefeitura pela parceria no programa e ofereceu auxílio nos demais projetos sociais da região.  
 
Na manhã de domingo (24), uma parceria entre dois Rotary Clubs (área 14) e a Prefeitura de Cubatão, resultou o plantio de 60 novas mudas das espécies Ipê amarelo e roxo, Guanandi e Angico, na Praça Manoel Campina Reis, Parque São Luiz. Claudio agradeceu a parceria da prefeitura, as autoridades locais presentes, Toninho Vieira, vereador e presidente da Sociedade de Melhoramentos do bairro São Luiz, Nívia, representando a Secretaria do Meio Ambiente, Maurício Campina Reis, representando a Secretaria de Turismo, cuja Praça recebe o nome de seu pai, Léa Pucciariello, representando a família do saudoso Domingos Pucciariello, nome dado à creche Municipal, localizada na mesma área do plantio e a governadora assistente da área, Angella Ximenes.  
 
O governador encerrou sua presença nos plantios da Baixada Santista na cidade de Itanhém, uma parceria entre dois Rotary Clubs (área17), Prefeitura, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Turismo, onde foi realizada a plantação de 200 mudas em frente à Hípica. Takata foi recepcionado pelo governador assistente da área, João Simanke.  
 
O inicio do plantio foi marcado por um café da manhã comunitário e a uma bela apresentação musical dos índios da Aldeia Rio Branco. Cerca de 200 pessoas participaram do evento. Autoridades locais prestigiariam a ação: Ruy Santos, secretário de Meio Ambiente, Eliseu Braga Chagas, secretário de Desenvolvimento Econômico e Willian Carrillo, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, além de ambientalistas da região.  
 
Claudio encerrou sua participação nos plantios no Parque Ibirapuera, onde foram plantadas cinco mudas da espécie Pau-brasil. As árvores receberam o nome do Distrito 4420, Rotaract Aeroporto, Rotary Kids, Yeap e RCSP Brasil-Taiwan. Os pais do governador, Oswaldo Kazumi Takata e Hisame Uchida, acompanhados de sua esposa Marie e do filho Artur Kazuhiro Takata prestigiaram o evento, além do diretor substituto do parque, Aldemir Gomes Macaroff. “Foi um final de semana intenso na realização de muitos plantios em todo o Distrito 4420. Agradeço o empenho de todos os companheiros que juntos fizeram a diferença por um planeta melhor”.  
 
Mais informações: Cinthia Corrêa da Costa, coordenadora do projeto. E-mail: cinthia@ipvcc.org.br ou Andréa Garbelotti e-mail: andrea.assessoria@uol.com.br 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 123 fotos