Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Rotary Distrito 4420 doa 73 mil dólares ao Programa de Combate à Poliomielite

01/07/2017


Distrito 4420

Doação foi realizada durante a posse do governador Claudio Takata (gestão 2017-18) 
 
Com o lema “O Rotary Faz a Diferença”, o engenheiro civil Claudio Hiroshi Takata tomou posse como o novo governador do Rotary no Distrito 4420, tendo à frente a gestão 2017-2018. Ele substitui o administrador Ronaldo Tadeu Varella, que governou na gestão 2016-2017. 
 
A solenidade de Transmissão de Posse foi realizada no último sábado (01/7), no Buffet Torres em São Paulo. A cerimônia reuniu cerca de 750 convidados, divididos entre rotarianos, autoridades públicas e lideranças da sociedade. 
 
Varella iniciou o seu discurso de despedida com um brinde em forma de agradecimento ao apoio recebido por toda equipe distrital durante sua gestão. Em seguida, entregou um pin ao Claudio lhe desejando parabéns. Vestidos com quimono, os casais Claudio e Marie, Ronaldo e Mônica junto aos governadores assistentes realizaram a cerimônia da “Quebra da tampa do barril de saquê”, tradição japonesa que representa boa sorte, saúde e prosperidade para o período que se inicia. Takata agradeceu e deu sua primeira badalada no sino mencionando o lema do novo ano rotário.  
 
Doação 
 
No decorrer da posse, Claudio explicou o que é o Rotary, a Fundação Rotária e mostrou a nova campanha ao combate da poliomielite.  
 
A erradicação da pólio é um dos principais projetos do Rotary, uma luta iniciada em 1979 nas Filipinas e que já resultou na imunização atual de mais de 2 bilhões de crianças. 
 
Durante a solenidade, o distrito 4420 realizou uma doação de 73 mil dólares ao Programa de Combate e Erradicação da Pólio, somada às doações da Fundação Rotária e Fundação Bill e Melinda Gates totalizou a quantia de 1.088.000 milhão de reais. O cheque foi entregue aos companheiros rotarianos: Mário César Martins de Camargo (curador da Fundação 2015-19) RC Santo André; Marcelo Haick (governador 2006-07) RC Santos Praia e Marcos Anselmo F. Franco (governador 2010-11) RC Santos Oeste.  
 
Dança 
 
Durante a pausa da solene, crianças e adolescentes do “Projeto Sol” realizaram apresentações de danças típicas. 
 
Em parceria ao RCSP Aeroporto, O Projeto Sol utiliza à arte, cultura e o esporte para auxiliar no resgate dos jovens moradores da periferia de São Paulo. Segundo a educadora Fátima Mendes, o projeto atende 240 crianças entre seis e 18 anos. É usado um regime de educação complementar à escola, acompanhando e incentivando o seu desenvolvimento integral. “Além das atividades educativas e recreativas, são oferecidas diariamente refeições como café da manhã, almoço e lanche da tarde”.  
 
Novo ano rotário 
 
Segundo Takata, o tema escolhido pelo presidente do Rotary Internacional 2017-18, Ian Riseley, resume bem o espírito dos rotarianos ao redor do mundo. “Temos a predileção de sermos lembrados mais por nossas obras do que pelas as nossas palavras. Somos homens e mulheres de ação, temos a consciência que podemos e devemos melhorar a vida das pessoas, seja através de grandes ou pequenos projetos, mas sempre com amor e respeito ao próximo”.  
 
Para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque a expansão dos serviços humanitários; aumento da projeção e imagem pública da organização. Essas metas têm por objetivo atender as necessidades e demandas dos rotarianos de forma global.  
 
Metas 
 
Claudio propôs aos companheiros construir em conjunto um novo legado. Nos próximos 12 meses pretende arrecadar o valor de US$ 800.000 para doação à Fundação Rotária. “É uma meta ousada, mas do tamanho e força de nossos rotarianos. O distrito 4420 é líder nacional e um dos 20 maiores apoiadores mundial da Fundação”.  
 
Segundo Takata, para fazer mais ao próximo será necessário atingir um número maior de associados. “É importante aumentarmos a nossa família rotária. Gostaria de propor na gestão 2017-2018 que aumentemos para 2.000 o número de rotarianos em nosso distrito. Estou certo que de forma compartilhada estaremos mais próximos de conquistar uma realidade melhor para o nosso país”.  
 
Premiações 
 
No final da cerimônia houve a premiação da caravana mais numerosa, com 55 associados o RC Sudeste foi o ganhador. Já a caravana mais distante foi RC Itariri. Ambos faturaram um cheque no valor de 100 dólares.  
Encerrando a festiva, os casais de governadores assistentes e presidentes subiram ao palco para apresentação.  
 
Rotary 
 
É uma rede de líderes profissionais e comunitários que se reúnem periodicamente para apontar e debater os problemas de suas comunidades e questões humanitárias. Todos encontram as soluções através de ações e por meio de suas redes de contatos. Fazemos parte de uma rede mundial de 1.2 milhão de voluntários. No Brasil, somos mais de 50.000 associados, comprometidos em vencer grandes desafios. A nossa principal bandeira é a erradicação da poliomielite.  
 
Distrito 4420 
 
É o conjunto de clubes de Rotary International situados na Zona Sul da cidade de São Paulo, Região do ABCD (incluindo Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) e Baixada Santista. Cada clube possui seu próprio conselho diretor eleito, quadro social e autonomia para realizar projetos sociais, eventos beneficentes e outras ações, atuando individualmente ou em conjunto com outras entidades. 
 
O distrito 4420 possui 77 Rotary Clubs que são liderados por um governador, 17 governadores assistentes e equipe distrital. 
 
No ano rotário 2016-2017, o distrito arrecadou US$500.000 através da Fundação Rotária. Esse valor foi revertido para a sociedade na compra de equipamentos hospitalares, melhora na saúde materno-infantil, projetos humanitários, culturais, educacionais e recursos hídricos.  
 
Por Natali Fernandes MTB – 0083122/SP