Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC São Caetano do Sul recebe visita do casal governador

04/12/2015


RC São Caetano do Sul

No último dia 30 de novembro de 2015, o Rotary Club de São Caetano do Sul, presidido pelo presidente Vitório Dal’Mas Neto, recebeu a visita do casal governador do Distrito 4420 do Rotary International, Maria Luiza Mendaçolli Zago e Cláudio Zago, que foram recepcionados pelos rotarianos do Rotary Club de São Caetano do Sul. 
 
O encontro aconteceu na Praça Luiz Olintho Tortorello (antigo Jardim Primeiro de Maio), na confluência da avenida Goiás com Rua Manoel Coelho, onde está plantada a “Árvore da Amizade”, plantada pelo fundador do Rotary International, Paul Harris, quando esteve visitando o Brasil no ano de 1936, na residência de Armando de Arruda Pereira, em São Caetano do Sul, então presidente do Rotary Club de São Paulo e que, posteriormente , tornou-se o primeiro presidente brasileiro do Rotary International, no ano rotário 1940-1941.  
 
Para registro do evento, a governadora Maria Luiza teve a oportunidade de tomar conhecimento da história dessa árvore, que foi transplantada em 06 de fevereiro de 1955 para o local onde se encontra até os dias de hoje, em um marco localizado próximo à árvore, com uma placa de bronze registrando o histórico. 
 
Como recordação, os rotarianos retiraram da árvore um fragmento de sua casca e também uma folha, entregando de presente para a governadora. Na seqüência, a comitiva foi até a rua Cavalheiro Ernesto Giuliano 1253,. No Bairro Olímpico, onde a governadora Maria Luiza teve a oportunidade de conhecer as dependências e as atividades executadas pela Casa da Amizade de São Caetano do Sul, entidade beneficente e sem fins lucrativos, mantidas pelos quatro Rotary Clubes de São Caetano do Sul.  
 
Nessa oportunidade, a governadora Maria Luiza manteve contato com os freqüentadores do projeto “Ser Feliz”, onde ouviu de um próprio cliente, um emocionado discurso de boas vindas e de agradecimento pelo que o Rotary faz em prol dos mais necessitados.  
 
O projeto “Ser Feliz”, foi criado na Casa da Amizade em 05 de maio de 2014 e é um projeto que acolhe pessoas portadoras de necessidades especiais e que são acompanhadas por profissionais especializados que desenvolvem atividades diversas com seus freqüentadores, patrocinando assim a sua inclusão social.  
 
Ao final do pronunciamento, a governadora, visivelmente emocionada, agradeceu a oportunidade de tomar conhecimento das atividades exercidas na Casa da Amizade, tecendo elogios e enaltecendo o espírito humanitário do projeto “Ser Feliz”.  
 
A governadora também conheceu as demais dependências da Casa da Amizade, entre outros os setores de fisioterapia, odontologia, pediatria, biblioteca, brinquedoteca, o salão nobre, recentemente reformado para a realização de festas e eventos e as salas dos 4 Rotary Clubs de São Caetano do Sul, onde realizou uma reunião particular com o presidente do Rotary Club de São Caetano do Sul, Vitório Dal’Mas Neto.  
 
Iniciando a noite, os rotarianos se dirigiram ao restaurante Vivano para participarem da reunião festiva. Após a apresentação da mesa diretora dos trabalhos, a governadora Maria Luiza teve a oportunidade de conhecer as atividades do Rotary Kids do Rotary Club de São Caetano do Sul.  
 
Os kidianos tem como presidente a jovem Isadora Riera Lima, de apenas 10 anos, entidade esta destinada a crianças, criado na reunião do dia 13 de abril de 2015 e mostrando as atividades das crianças no mês de maio, em campanha contra a dengue e o primeiro projeto realizado pelas crianças, arrecadando ração, toalhas, cobertores e potes para acondicionar água e ração para a entidade “Clube do Vira-Latas”, uma ONG de Ribeirão Pires que abriga e acolhe mais de 500 cães abandonados.  
 
A Governadora Maria Luiza fez questão de conhecer pessoalmente cada um dos 20 jovens integrantes do Rotary Kids. Cujas idades variam entre 6 e 11 anos. Em seguida, foram premiados os jovens estudantes de escolas públicas que participaram da décima edição do “Prêmio Kirche de Combate ao Câncer”.  
 
O projeto do Rotary Club de São Caetano do Sul, consiste no concurso de trabalhos (categorias: vídeo, folder, cartaz e texto), elaborados por crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares de São Caetano do Sul, versando sobre a prevenção de vários tipos de câncer e objetivando a conscientização da população.  
 
Esse projeto homenageia o rotariano Abib João Kirche, médico e idealizador de projeto de repercussão nacional na área de prevenção e combate ao câncer, que também recebe o apoio da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, através das Secretarias da Saúde e da Educação.  
 
Os jovens vencedores do concurso receberam das mãos da governadora Maria Luiza um certificado e uma medalha. Na sequência, foi dada a posse ao novo sócio do Rotary Club de São Caetano do Sul, Paulo Hapanchuck da Silva.  
 
A posse do novo companheiro Paulo Hapanchuk mereceu destaque, por ser apadrinhado pelo presidente e recebido as boas vindas da governadora que lhe outorgou o Pin da gestão. 
 
Estiveram presentes à essa reunião, as seguintes autoridades: Mustaphá Abdouni, cônsul honorário da Jordânia; casal Hiroshi e Suma Shimuta, ex-governador do Distrito 4420, ano 2014-2015; Dr. Valter de Oliveira Filho, coordenador da comissão do “Prêmio Kirche”; Secretário da Saúde de São Caetano do Sul, Dr. Jesus Adalberto Gutierrez; Diretora da Secretaria da Educação de São Caetano do Sul, Janice Paulino Cesar, a Governadora Assistente do Distrito 4420, Mosavi Ribeiro e os presidentes da Casa da Amizade, Vanderley Pessoti; da Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul, Charly Farid Cury; dos Rotary Clubs de São Caetano do Sul, “Oeste”, Vivaldo, “Leste”, Vanderlei e “Olímpico”, João Carlos.  
 
Mais de 90 pessoas, entre rotarianos, homenageados e convidados prestigiaram esse grandioso evento.  
 
A governadora parabenizou o clube e falou da emoção de conhecer a árvore plantada por Paul Harris e recebe uma lasca do tronco, como lembrança, algo que ela considerou inesquecível, devido a importância deste ato. Quanto aos projetos e estrutura do clube, ela considerou de grande valia, por atender pessoas especiais, a comunidade que mais precisa e dessa maneira, continuar sendo um presente para o mundo. 
 
Fotos, registro da visita da governador ao RC SCS. 
 
Colaboração - José Luiz Cabrino e adaptação da reportagem do D. 4420. 
 
 
 


Galerias de Fotos: