Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Equipe representa Fundação de Rotarianos de SCS e é campeã em Torneio de Robótica

08/03/2014


RC São Caetano do Sul

A equipe AC/DC/EG , formada por alunos do Colégio Eduardo Gomes, mantido pela Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul, tornou-se campeã no Torneio de Robótica First Lego League de 2014, encerrado no dia 23 de fevereiro, em Taguatinga, no Distrito Federal, do qual participaram 60 equipes, de 14 Estados. 
 
Com essa vitória, a equipe do Colégio Eduardo Gomes colocou a cidade de São Caetano do Sul em destaque nessa área de pesquisa e tecnologia e garantiu sua presença no World Festival, que ocorrerá em abril deste ano, em Saint Louis, Missouri, nos EUA. 
 
A equipe AC/DC/EG é composta pelo professor Reginaldo e pelos alunos Allan (do 8º ano do Ensino Fundamental); Henrique, Leonardo, Rafael e Giovanni (do 9º ano do Ensino Fundamental) ; Mirela e Thais (do 2º ano do Ensino Médio) e Gilmar (do 3º ano do Ensino Médio), que comandou a equipe do Colégio Eduardo Gomes. 
 
O tema deste ano foi "A Fúria da Natureza" e entre outros desafios, os estudantes tiveram de montar, programar e operar robôs para solucionar, em três partidas de até 2min30s, problemas com desastres naturais, como avalanches, deslizamentos de terra, enchentes, tsunamis e tempestades. Outras etapas do torneio incluíram pesquisas sobre desastres naturais, o design do robô e o trabalho de equipe. 
 
"A equipe do Colégio Eduardo Gomes é uma das mais tradicionais em todo o Brasil", afirmou o professor Reginaldo. Efetivamente, era também a mais preparada entre todas as participantes tendo sido inclusive muito elogiada pelos juízes do torneio. 
 
Depois de dois dias de disputa, iniciada no sábado, 22, com muita festa e confraternização entre mais de 500 estudantes de todas as regiões do Brasil, a equipe vencedora do Colégio Eduardo Gomes confirmou que o esforço e a dedicação valem a pena. Foram mais 13 horas diárias de treinamento e trabalho, durante as férias e feriados, sendo que, durante a semana, os alunos e o professor treinam das 18h às 21h, e aos sábados das 8h às 18h. 
 
Atrair o interesse pelo estudo das ciências, da tecnologia e da matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio ; ampliar a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de inovar são os objetivos da competição. 
 
O torneio foi realizado pelo SESI, em parceria com a Lego, empresa dinamarquesa de brinquedos, com forte atuação em sistemas de educação e a organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). Essa foi a primeira edição nacional sob integral responsabilidade do SESI, após nove outras realizadas anteriormente no país. 
 
Foi anunciado durante a competição a garantia de participação de dez equipes no Festival Internacional de Robótica de Belo Horizonte, em setembro, durante a Olimpíada do Conhecimento. As escolhidas são as cinco melhores equipes da etapa nacional, e a equipe do Colégio Eduardo Gomes, de São Caetano do Sul já está qualificada para a disputa. Boa sorte, meninada! 
 
Texto: José Luiz Cabrino - presidente do RC São Caetano do Sul. 
 
Nas fotos, registros da premiação comemorada pelos alunos do Colégio Eduardo Gomes que representaram a Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul.