Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Oswaldo Takata recebe reconhecimento na Arch Klumph Society

16/11/2012


RC São Paulo Sudeste

Foi com grande orgulho que o Rotary Club de São Paulo-Sudeste recebeu o companheiro Oswaldo Kazumi Takata, recém chegado de Evanston – EUA., da sede mundial de Rotary International, mais precisamente da Galeria Arch Klumph onde foi colocada sua foto, como mais um membro da Arch Klumph Society. 
 
Takata contou que ao chegar ao edifício One Rotary Center, foi submetido a inúmeras perguntas que, o tornariam merecedor dessa honraria ou não e para tanto, fez um pequeno resumo de sua história de vida e o que o levou a ser um grande doador. 
 
Iniciou falando de sua infância quando dos 9 aos 12 anos trabalhou como verdureiro, plantando e vendendo legumes de porta em porta para ajudar no orçamento da família. Aos 17 anos com a saúde de seu pai abalada, tornou-se arrimo de família, responsável por 8 irmãos mais novos.  
 
Desde muito jovem já pensava em novos negócios, pois achava que a vida como simples lavrador, não o levaria muito longe e, sua grande preocupação era o bem estar da família. Foi quando decidiram mudar para São Paulo. Chegando, tentaram vários negócios e nenhum com muito êxito até que só lhe restara um caminhão velho que ele não poderia imaginar o quanto mudaria sua vida. 
 
Conseguiu trocar o caminhão por uma loja de 50 mt² e, com toda paciência e trabalho característicos de um oriental, Takata e irmãos, não descansavam e, alguns anos mais tarde veio a recompensa; a mini loja de 50 mt² havia transformado-se em uma grande loja com 47.000 mt² e mais de 1.000 funcionários diretos. A Conibra passou a ser um dos maiores depósitos de material de construção da capital segundo a AREMASP. Hoje a família dedica-se ao segmento de locação imobiliária. 
 
Takata acredita que seu sucesso veio de muito trabalho mas tem certeza absoluta que teve uma ajuda muito maior, ajuda de Deus e o agradece sempre por isso, e diz: “Não devemos jamais esquecer dos primeiros clientes daquela lojinha de 50 mt². Eram simples operários, diaristas humildes, extremamente honestos, eram como se fossem meu segundo pai. Foram eles que nos mostraram todos os caminhos para um futuro melhor e, em retribuição e gratidão a essa comunidade, abraçamos várias entidades da região dando assistência em diversas áreas e, principalmente na saúde. E, como rotariano, conto com o apoio e esforço do RCSP-Sudeste para que esse trabalho jamais esmoreça. Minha contribuição para com a Fundação Rotária, não é nem a milésima parte do que devo moralmente a essa comunidade tão sofrida.” 
 
Ao falar sobre a importância de Rotary no mundo, Takata diz que se sente muito feliz por fazer parte dessa maravilhosa família que é o Rotary International. Uma organização centenária, sem fins lucrativos, não governamental e que muito admira. Acrescenta que “contribuir com a Fundação Rotária é sinônimo da certeza e convicção que seu dinheiro está sendo administrado com muita eficiência por um bem maior. Não sabemos exatamente para quem nem onde estamos ajudando e isso não importa. Basta saber que favorecemos os quatro cantos do mundo, atingimos lugarejos da África que jamais escutamos falar”. 
 
Takata tembém ressalta que, o Conselho Diretor do R.I., os Curadores da Fundação Rotária são pessoas do mais alto nível, em todos os sentidos, gabaritados, ilibados, honrados, extremamente honestos e de renome internacional. 
 
Ao ser perguntado sobre o que significa tornar-se um membro da Sociedade Arch Klumph ele disse que primeiro, gostaria de agradecer ao presidente do R.I. 2012-2013 Sakuji Tanaka e ao Conselho Diretor de R.I. o honroso título pois considera o mais importante título da Instituição e completou dizendo que contribuir para a F.R. é a certeza de que estamos erradicando a pólio no mundo, que financiamos projetos humanitários, promovemos harmonia, compreensão entre os homens e ajudamos a estabelecer a paz entre as nações. 
 
Quando perguntado sobre seu projeto ou momento mais importante como rotariano, disse que houveram muitos desde sua admissão no Rotary Club de São Paulo-Sudeste. Mencionou sua presidência do clube em 1993-94 quando recebeu menção presidencial, sua presidência da Comissão da Fundação Rotária em 2000-2001 na gestão do governador do distrito 4420 Henrique Lellis que na época obteve “record” de arrecadação, lembrou o dia em que recebeu do então presidente de R.I. Herbert Brown, o prêmio “Dar de Si antes de Pensar em Si”.  
 
Ele lembrou de suas participações em Conferências do Distrito, e Convenções Internacionais como San Antonio-Texas, Osaka-Japão, Chicago-Illinois, New Orleans-Louisiana, Buenos Aires-Argentina mas, sem dúvida alguma, “tornar-me um membro da Sociedade Arch Klumph estará marcado para sempre em meu íntimo”. 
 
Oswaldo Takata fez questão de agradecer o Presidente de R.I., o Conselho Diretor de R.I. e todos os companheiros que estiveram presentes nesse momento tão especial. Lembrou da recepção maravilhosa que teve e de toda a demonstração de carinho, amizade e respeito que recebeu. 
 
Não poderia esquecer de falar do rotariano e amigo José Alfredo Pretoni, de sua brilhante atuação como Diretor de R.I., Curador da F.R. e Presidente da ABTRF-Associação Brasileira da The Rotary Foundation, que recebeu em sua gestão, uma doação da Mercedes-Benz de R$ 1.000.000,00 que repercutiu internacionalmente, destinada para a reconstrução do Chile após o desastre natural. 
 
E para finalizar, agradeceu ao RCSP-Sudeste, seu clube de coração, que lhe deu a oportunidade única de, após superar uma dura infância e juventude, marcadas por uma dura e amarga realidade, cheias de obstáculos, com muito trabalho e poucos amigos, pertencer a essa entidade maravilhosa que é o Rotary International. E disse: “Hoje, graças a Deus, através de Rotary, desfruto de grandes amizades, companheiros extraordinários e vivo rodeado de harmonia, paz e felicidade. Obrigado.” 
 
Fonte: Conteúdo recebido da redação do Informativo do clube, com texto elaborado por Cinthia Corrêa da Costa Machado, que enviou registros da homenagem.