Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC Santos Boqueirão realiza 3º Prêmio Educativo HPV

28/10/2012


RC Santos Boqueirão

Aconteceu no último dia 4 de outubro, no Tênis Clube de Santos-Santos-SP, a cerimônia de premiação do 3º Prêmio Educativo HPV, promovido pelo Rotary Club de Santos Boqueirão, que recebeu professores, diretores das escolas premiadas e associados do clube, envolvidos na ação.  
 
O evento contou também com a presença dos estudantes premiados e seus familiares,além de autoridades, que pelo terceiro ano consecutivo apreciam a iniciativa do Rotary Club Santos-Boqueirão, com a premiação oferecida às escolas participantes do projeto. 
 
O concurso foi aberto para alunos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de diversas instituições escolares e teve o intuito de realçar ações desenvolvidas nas instituições de ensino relativas à pesquisa e prevenção à doença. 
 
Seis escolas participaram desse evento que teve como premiados, os trabalhos elaborados pelos alunos das escolas municipais UME Ayrton Senna da Silva e UME Irmão Jose Genésio e particulares ,Colégios Santa Cecilia, Tradição, Novo Tempo e Liceu Santista. 
 
Os estudantes criaram cartazes elucidativos sobre o HPV e sua prevenção, utilizando informações recebidas nas palestras que foram realizadas nas escolas participantes do projeto, por uma equipe de voluntárias associadas do clube treinadas sobre o assunto. 
 
Iniciativa e orientação 
 
O Rotary Club Santos-Boqueirão, preocupado com a qualidade de vida e imbuído de seu papel social e humanitário, desenvolveu o Projeto de Educação e Prevenção do Câncer por HPV, que foi lançado oficialmente no dia 3 de dezembro de 2007, na Universidade Santa Cecília-Santos/SP. O projeto visa conscientizar a população dos riscos que a transmissão do vírus pode causar.  
 
Segundo o Inca, HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Na verdade, HPV é uma família de vírus capazes de provocar lesões de pele ou mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente.  
 
Há tipos de vírus de HPV classificados como de baixo risco de câncer e de alto risco de câncer. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos. A transmissão é por contato direto com a pele infectada. 
 
Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, no colo do útero, no pênis e no ânus. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago. Já as infecções subclínicas são encontradas principalmente no colo do útero. 
 
Essa é mais uma iniciativa importante promovida em Rotary, através de um clube do Distrito 4420, visando oferecer meios de prevenção à doença, educando, orientando e mobilizando a comunidade. 
 
Na foto, registros do evento promovido pelo RC de Santos Boqueirão, abordando o Projeto de Educação e Prevenção do Câncer por HPV, através do 3º Prêmio Educativo HPV, que envolveu estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de diversas instituições escolares de Santos-SP.