Atenção! Esta é a versão 2016-2017 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC Santos Praia recebe Visita Oficial do casal governador

03/02/2014

RC Santos Praia

O casal presidente do Rotary Club de Santos Praia, Leonardo Araújo Peres Martins e Aline, acompanhados de rotarianos do clube, recepcionaram o casal governador José Joaquim do Amaral Ferreira e Célia, em frente ao Marco Rotário instalado pelos companheiros, no jardim da praia do Boqueirão em Santos, local que registou o início da Visita Oficial ao clube, realizada no dia 30 de janeiro. 
 
Os rotarianos aproveitaram a ocasião para apresentar um dos projetos apoiados pelo clube, na Escola Radical de Surf, localizada no Posto 2 , na praia do Campo Grande. 
 
Na praia, durante uma aula, os rotarianos conheceram o menino Raphael Guilherme, 12 anos, portador de paralisia cerebral, que segundo sua mãe, Fabiana dos Santos, conseguiu desenvolver muita habilidade, inclusive na fala, além de viver muito mais feliz devido aos estímulos dos professores para superar suas dificuldades e manter contato com a natureza.  
 
A Escola Radical é um projeto originário da secretaria de Esportes de Santos, que teve início em 1991 dentro da Universidade Católica de Santos, tendo como primeiro professor o surfista Marcelo Árias, mas foi através do projeto solicitado ao professor Cisco Araña, denominado cidade radical, no Emissário Submarino, que a escola ganhou em 1992 sua sede no posto 2, em Santos - SP.  
 
Foi a primeira escola pública do Brasil no ensino gratuito de surfe para pessoas de todas as idades e também a primeira escola a trabalhar com idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais no país. Foi a pioneira ao lançar no mundo a primeira prancha de surfe para cegos em 2007, desenvolvendo um maravilhoso trabalho com este público especial.  
 
O Rotary Club de Santos Praia apóia o projeto “Sonhando Sobre as Ondas” que tem como objetivo a confecção de pranchas de surf especialmente adaptadas para pessoas portadoras de necessidade especiais, e teve seu início efetivo em 2008, com a doação de cinco pranchas de surf adaptadas para cegos, para a “Escola Radical”. 
 
A parceria com o projeto só foi possível graças a participação de cinco empresas da região, na condição de patrocinadores. Durante uma de suas viagens ao exterior, o professor Cisco divulgou o trabalho que vinha sendo realizado junto à 1ª Escola Pública de Surf do Brasil e a participação do Rotary Santos Praia, e houve interesse de implantação deste mesmo projeto em cidades do exterior, em particular “Las Palmas” e “San Sebastian” na Espanha.  
 
O Projeto “Sonhando Sobre as Ondas – Internacional”, não se restringe apenas a doação de pranchas adaptadas para portadores de necessidades especiais, mas sim, a aplicação de toda a metodologia adquira ao longo destes anos junto a Escola Radical, bem como a transferência de toda a tecnologia na fabricação das pranchas.  
 
Após o contato com o mar, os companheiros visitaram a Sociedade Melhoramentos do Bairro do Marapé, que abriu as portas para receber crianças do bairro, com idade entre 5 e 12 anos em sua Sala de Leitura - LER, para adquirirem o gosto pela leitura. 
 
O rotariano do clube, Dalve Negráo, que é presidente da Sociedade Melhoramentos do Marapé, em seu discurso emocionado, lembrou de agradecer a todos que participaram na montagem da sala, desde o piso, revestimento das paredes, pinturas, instalações físicas. Parabenizou o RC de Santos Praia que apoiou o projeto desde o início, há dois anos atrás e ao CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Santos que aprovou e financiou a maior parte do projeto. 
 
O Padre Chiquinho, que é muito querido pelas pessoas do bairro, em suas sábias palavras, lembrou que é na infância que se aprende a ler e compreender os textos, hábito esse, que será útil para toda a vida. "Todos devemos cultivar o hábito da leitura", ele concluiu após rezar o Pai Nosso com todos os presentes. 
 
O casal governador também visitou a Prefeitura de Santos, onde foi recebido pelo vice-prefeito Eustázio Alves Pereira Filho, que também é rotariano do clube e fez questão de recepcionar o casal e a comitiva de companheiros que falaram das parcerias do Rotary na cidade e das novas ações que serão implantadas, visando atender às questões sociais, através de atitudes mais solidárias e dinâmicas, com o ímpeto transformador dos rotarianos. 
 
A assembléia e reunião festiva aconteceram no Salão Nobre do Edifício Rotary, em Santos, onde os convidados e principalmente rotarianos da área e região, fizeram questão de prestigiar o clube.  
 
O casal Past-Presidente Adelino e Celina, inaugurou a foto do Ano Rotário da Paz na galeria do clube, movidos por forte emoção, relatando o momento delicado de saúde, pelo qual Adelino passou motivo pelo qual não pode participar da transmissão e posse. Ele agradeceu o carinho e todo apoio recebido dos companheiros e médicos da Santa Casa de Santos. 
 
O clube comemorou 55 anos de fundação e ofereceu ao professor Francisco, o Cisco, um título Paul Harris, por seu brilhante trabalho dedicado ao ensino da prática do surf que hoje beneficia pessoas de todas as idades, principalmente as especiais que passaram a superar limites e ter melhor qualidade de vida, integrando o projeto conduzido por ele e sua equipe, todos apoiados pelos rotarianos.  
 
O sócio fundador, José Eduardo Dias Collaço falou sobre a história do clube e suas relevantes atuações no mundo rotário, ao longo de todos estes anos, mantendo um perfil mais seletivo e determinado diante do que representa servir e viver Rotary. 
 
Para o presidente Leonardo, a participação dos companheiros em diversas iniciativas, campanhas e nos próprios projetos do clube é motivo de orgulho e satisfação, considerando o apoio que tem recebido de todos, durante sua gestão. 
 
O governador Joaquim Ferreira ressaltou a importância de se comemorar 55 anos de trabalhos voltados para as causas rotárias e o quanto o clube se sente impulsionado a fazer muito mais pelo ideal de servir, realizando projetos que representam muito bem o Distrito 4420, por serem ações transformadoras e solidárias. 
 
Nas fotos, registros de projeto visitado, outorga de título e casais governador e presidente na festiva. 


Galerias de Fotos:



COMENTE ESTA NOTÍCIA

* Nome    Digite aqui os números ao lado    956

A publicação das mensagens é moderada. Ao Distrito 4420 é reservado o direito de não incluir ou de remover mensagens por seu exclusivo critério. Não envie mensagens ofensivas ou de conteúdo impróprio. Aguarde um prazo de 1 a 3 dias para a publicação. Os campos marcados com asterisco são de preenchimento obrigatório. Seu endereço de e-mail não será publicado. Favor não escrever usando apenas MAIÚSCULAS.

* Email 
Seu Clube 
* Mensagem