Atenção! Esta é a versão 2016-2017 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC de Cubatão doa instrumentos musicais graças a Subsídio Distrital

21/03/2013

RC Cubatão

O Rotary Club de Cubatão realizou doação de oito instrumentos musicais entre violinos e flautas transversais, através de recursos do Subsídio Distrital no valor de U$ 2 mil, pouco mais de R$ 4 mil, totalmente adaptados para crianças e jovens do Programa Cubatão Sinfonia.  
 
A cerimônia de entrega se deu no último dia (13), quando um grupo de alunos do Cubatão Sinfonia se apresentou durante um jantar na Associação Comercial e Industrial de Cubatão, a Acic, ocasião da Visita Oficial do casal governador do Distrito 4420, Marcos Luiz Zanardo e Maria Laiz, ao clube. 
 
Lá, os jovens músicos apresentaram algumas canções eruditas e populares, encantando a plateia e mostrando um pouco do que é o projeto que atualmente atende cerca de 120 alunos com idade entre 5 e 18 anos, moradores das Cotas e bairros próximos.  
 
"Ficamos muito felizes com a doação. O interessante é que parte dos instrumentos musicais é adaptada para que as crianças toquem melhor, como os três violinos 3/4 Eagle, 3 flautas transversais niqueladas com bocal curvo e outras 2 prateadas. Dessa forma, as crianças que fazem aula no Programa serão melhor atendidas", afirmou o coordenador do Projeto, Eder Crispim. 
 
O Rotary de Cubatão decidiu colaborar com o Cubatão Sinfonia porque, além do objetivo cultural e educacional, o Programa também tem caráter social de desenvolvimento comunitário. "Apoiamos projetos autossustentáveis e o Cubatão Sinfonia vai de encontro aos enfoques elencados pela Fundação Rotária. Entendemos que a parceria do Rotary é importante para dar visibilidade ao Programa, favorecendo tecnicamente o trabalho e motivando seus integrantes", disse Marilda Canelas, presidente do Rotary Clube de Cubatão. 
 
O Programa - O Cubatão Sinfonia é um Programa sociocultural criado em 2007 pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão. A ideia do projeto é atender, por meio da música, jovens de bairros de vulnerabilidade social como as Cotas e outros locais próximos.  
Em todo o esse tempo, acolheu mais de 800 crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno escolar. Os estudantes têm aulas de musicalização infantil, expressão corporal e instrumentos de corda (violão, violino e viola), de sopro (saxofone, flauta transversal, clarinete, tuba, eufônio, etc) e percussão (bateria e percussão erudita).  
Os alunos vivenciam aulas teóricas e práticas e são acompanhados por monitores. Depois de integrados aos estudos, podem participar de grupos como Camerata de Violões, quintetos e sextetos.  
 
Nas fotos, registros da doação de instrumentos musicais ao Projeto Cubatão Sinfonia, realizada durante Visita Oficial do casal governador ao RC de Cubatão.


COMENTÁRIOS

 
10/04/2013 - Marilda Canelas - RC Cubatão

Este Projeto socio-cultural atende a jovens moradores dos bairros Cotas de Cubatão, bairros estes situados nas encostas da Serra do Mar. Obrigada a todos os companheiros do 4420 pela doação!



COMENTE ESTA NOTÍCIA

* Nome    Digite aqui os números ao lado    879

A publicação das mensagens é moderada. Ao Distrito 4420 é reservado o direito de não incluir ou de remover mensagens por seu exclusivo critério. Não envie mensagens ofensivas ou de conteúdo impróprio. Aguarde um prazo de 1 a 3 dias para a publicação. Os campos marcados com asterisco são de preenchimento obrigatório. Seu endereço de e-mail não será publicado. Favor não escrever usando apenas MAIÚSCULAS.

* Email 
Seu Clube 
* Mensagem