Atenção! Esta é a versão 2016-2017 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC de Cubatão cadastra doadores de órgãos na Petrobras

05/12/2012

RC Cubatão

Na quarta-feira 5 de Dezembro, a RPBC recebeu um grupo do Rotary Club de Cubatão para o cadastramento de possíveis doadores de órgãos. E no período entre as 10h e 15h, no Espaço Lazer, 180 integrantes da força de trabalho deixaram registrada a vontade de serem doadores de órgãos. 
 
A ação fez parte da campanha nacional "Doar é Legal – A vida é recarregável", liderada, no estado de São Paulo, pelo Tribunal de Justiça – SP, e que foi incorporada pelo distrito 4420 do Rotary Internacional – que compreende os clubes da Baixada Santista, Grande ABC e Zona Sul de São Paulo. 
 
"É bacana ver a vontade das pessoas em participar. Temos tido a adesão de muitos jovens, que se disponibilizam até em divulgar a campanha em mídias sociais", afirma Marilda Canelas, presidente do Rotary Club de Cubatão. Ela explica que o cadastramento não tem valor jurídico, mas que deixa expressa a vontade do cidadão em ajudar a quem precisa. "É muito difícil para uma família, quando é constatada a morte cerebral de um ente, tomar a decisão de doar ou não os seus órgãos. Com esse documento fica mais fácil a família compreender a vontade do doador". 
 
Para a presidente do Rotary de Cubatão, a campanha é, na verdade, uma grande ação de conscientização da população, e que já vem surtindo efeito. Só na Baixada Santista, somando as ações de todos os clubes rotarianos que participam do "Doar é Legal", mais de quatro mil pessoas já aderiram ao movimento. "As pessoas precisam se conscientizar que, na maioria dos casos, um pedaço do órgão pode salvar a vida de uma criança. A medicina está tão desenvolvida que, hoje, podemos dar uma sobrevida a alguém", afirma. 
 
E a própria Marilda dá o exemplo de como salvar uma vida. Há 16 anos, ela doou um rim para o seu irmão. "Desde pequena tive vontade de ser uma doadora de órgãos. Graças a Deus, tive a oportunidade de fazer isso ainda em vida. Hoje, o meu irmão tem uma excelente qualidade de vida." 
 
Na Refinaria, a campanha prossegue com apoio da Gerência de Comunicação e do clube dos empregadaos CEPE 2004, sendo que este último continua a cadastrar doadores em seu posto avançado dentro da empresa. 
 
Fotos: Wilson Melo


COMENTÁRIOS

 
14/12/2012 - Pedro Conde - RC Praia Grande

Parabens, vc sao o maximo,merecem o nosso respeito


13/12/2012 - MARILDA CANELAS - RC Cubatão

Foi um dia inesquecível. Abordar os trabalhadores da Petrobrás na saída do restaurante parecia algo impossível e acabou sendo uma atividade deliciosa graças, principalmente, ao trabalho do nosso GA Torci que havia divulgado a campanha antes da nossa chegada.



COMENTE ESTA NOTÍCIA

* Nome    Digite aqui os números ao lado    590

A publicação das mensagens é moderada. Ao Distrito 4420 é reservado o direito de não incluir ou de remover mensagens por seu exclusivo critério. Não envie mensagens ofensivas ou de conteúdo impróprio. Aguarde um prazo de 1 a 3 dias para a publicação. Os campos marcados com asterisco são de preenchimento obrigatório. Seu endereço de e-mail não será publicado. Favor não escrever usando apenas MAIÚSCULAS.

* Email 
Seu Clube 
* Mensagem