Rotary International - Distrito 4420

Lema Rotário      
  
Atenção! Esta é a versão 2015-2016 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Mulheres em Rotary

Refletindo os hábitos existentes na sociedade daquela Chicago do início do século 20, por muitos anos o Rotary foi uma entidade exclusivamente masculina, e efetivamente muito conservadora, especialmente se comparada à grande pluraridade que apresenta hoje. Somente nos anos 80 é que as mulheres passaram a fazer parte efetivamente da organização como associadas. 
 
Não foi um processo fácil. A primeira tentativa aconteceu ainda em 1950, quando um clube indiano propôs a remoção da palavra "masculino" dos estatutos prescritos para Rotary Clubs. Outras tentativas de alteração foram efetuadas sem sucesso nos anos 60 e 70, pois encontravam resistência em um modelo de sociedade ainda segmentado, onde os homens preferiam manter-se em seu universo, e até as mulheres (esposas de rotarianos) preferiam que os clubes não tivessem a presença feminina, provendo-lhes maior tranquilidade. 
 
Entretanto a pressão da sociedade era crescente, com cada vez mais mulheres ocupando posições de destaque, e diversos Rotary Clubs em vários países, incluindo do Brasil e dos Estados Unidos, seguiam apresentando emendas aos estatutos para remover o impedimento ao ingresso das mulheres em seu quadro associativo, mas ainda sem conseguirem "dobrar" o conservador Conselho de Legislação do Rotary International.  
 
Até que um clube, o Rotary Club de Duarte, na Califórnia, Estados Unidos, decidiu desobedecer a norma estatutária e passou a admitir mulheres em seu quadro associativo. Mas por esta violação o clube acabou desligado do Rotary International em 1978 (ao ser desligado o clube deixa de ser um "Rotary Club"). 
 
Mas o clube da Califórnia não aceitou a desfiliação, e recorreu à justiça. Em um primeiro momento a Suprema Corte da Califórnia manteve o veto às mulheres, em uma batalha jurídica que durou de 1983 a 1986, e o caso foi para a Suprema Corte dos Estados Unidos, que então, em 1987, derrubou o veto e qualquer impedimento ao ingresso das mulheres nos clubes.  
 
O Rotary Club de Marin Sunrise, na Califórnia (antigo Larkspur Landing) tornou-se o primeiro clube a admitir mulheres depois da decisão da Suprema Corte americana. Sylvia Whitlock, do Rotary Club de Duarte, foi a primeira mulher a ser presidente de um Rotary Club. 
 
Para se adequar à determinação, que estava acontecendo também em outros países, no Conselho de Legislação de 1989 o Rotary International então finalmente alterou seus estatutos removendo qualquer tipo de barreira para clubes de todo o mundo.  
 
Refletindo o sucesso das mulheres em outras áreas da sociedade, as mulheres também foram conquistando seu espaço no Rotary. Em 1995 oito mulheres se tornam Governadoras de Distrito; em 2005 Carolyn E. Jones começa seu mandato como a primeira mulher curadora da Fundação Rotária; e em 2008 Catherine Noyer-Riveau torna-se a primeira mulher a fazer parte do Conselho Diretor do RI.  
 
O Distrito 4420, criado em 1991 a partir da divisão do Distrito 461, acompanhou a crescente participação das mulheres em seus quadros associativos, e na presidência de diversos de seus clubes. No ano rotário 2015-2016, Maria Luiza Mendaçolli Zago se tornou a primeira governadora do Distrito 4420. 
 
Hoje existem 247.000 rotarianas no mundo, cerca de 20% do quadro associativo. No Brasil são cerca de 13.000 rotarianas, aproximadamente 23% do total de rotarianos brasileiros. 
 

 

As ROTARY-ANA’S e a Família Rotária

 

Ann Gundaker
Uma história curiosa marcou o início da participação das mulheres no Rotary, e desta forma das famílias. Era 1914, não existiam os clubes de jovens, e ainda estava longe o ano em que as mulheres poderiam ingressar nos clubes. 
 
A Convenção Internacional seria realizada em Houston, no Texas, EUA, e um trem especial percorria o trecho desde São Francisco levando rotarianos para participarem do evento. Era muito raro naquela época esposas acompanharem eventos rotários, e no início da viagem a única mulher a bordo era Ann Brunnier, esposa do rotariano Bru Brunnier. Conforme os rotarianos iam embarcando no trem, a Sra. Ann era apresentada como “Rotary’s Ann”, ou a “Ana do Rotary”, apelido que logo tornou-se “Rotary Ann”, algo como “Rotary-Ana”, em tradução livre.  
 
Como parte da promoção da convenção seguinte, pleiteada para São Francisco, os rotarianos californianos no trem estavam compondo músicas para serem apresentadas em Houston, e um canto foi composto para a “Rotary-Ana”. Ao chegarem em Houston, na comissão de recepção estava o rotariano Guy Gundaker, da Filadélfia, cuja esposa também chamava-se Ann. Neste momento, alguns rotarianos começaram a cantar a música composta no trem, e as duas senhoras, Ann Brunnier e Ann Gundaker, desfilaram ao som da música sobre os ombros de seus esposos. 
 

Bru & Ann Brunnier
 
O apelido pegou, e naquela convenção todas as esposas de rotarianos foram chamadas de “Rotary-Ann”, e desde então, por décadas, o apelido carinhoso foi adotado para as esposas dos rotarianos. Uma curiosidade adicional foi que nove anos depois da viagem de trem Guy Gundaker se tornou Presidente de RI, e em 1952 também Bru Brunnier foi Presidente de RI, e assim as duas “Rotary Ann’s” originais se tornaram “primeiras-damas” do Rotary International. 
 
Mas o apelido acabou dando origem a uma nova organização. Em Oklahoma, em 1928, foi criado por Mamiee Lee, esposa do rotariano Virgil Browne, o “Rotary Ann Club”, um clube auxiliar composto pelas esposas dos rotarianos. O clube tinha como objetivo promover o companheirismo das famílias dos rotarianos, e assistir os clubes em seus projetos comunitários e na promoção dos valores do Rotary. Esse clube deu origem a milhares de outros similares por todo do mundo, e às nossas Casas da Amizade e ASFARs (Associações de Famílias de Rotarianos) - Saiba mais sobre essas entidades AQUI
 
Eram outros tempos, mas o Rotary evoluiu junto com a sociedade. As mulheres passaram a fazer parte do Rotary como associadas, o nome “Rotary Ann” deu lugar a “Spouse” (cônjuge) e mais recentemente a “Partner” (parceiro). Assim, de forma plural, os parceiros dos rotarianos ou rotarianas passaram a fazer parte dos clubes auxiliares e da família rotária, e desta forma passaram a participar da vida de seus clubes.

DISTRITO 4420
 
O que é o Distrito 4420
Governadora do Distrito
Equipe Distrital
Minuto da Governança
Conferência Distrital
Agenda
Fotos do Distrito
Vídeos do Distrito
Downloads
Profissionais
Palestrantes
Portal de Imagem Pública
ROTARY INTERNATIONAL
 
O que é Rotary
Prova Quádrupla
As Avenidas de Serviços
Presidente do RI
Menção Presidencial
Lema do Atual Ano Rotário
Meses Rotários
Rotaract
Interact
RYLA
Intercâmbio de Jovens
Grupos de Companheirismo
FUNDAÇÃO ROTÁRIA
 
Portal da Fundação Rotária
O que é a Fundação Rotária
Plano Visão de Futuro
Reconhecimento a Doadores
Programas de Subsídios
Clubes 100% Paul Harris
Cadre
End Polio Now
Downloads da Fundação Rotária
ABTRF
Empresas Cidadãs
Seguro Solidário
CLUBES DO DISTRITO
 
Rotary Clubs
Rotaract Clubs
Interact Clubs
Onde Recuperar
Presidentes
Fotos dos Clubes
Vídeos dos Clubes
 
PROJETOS SOCIAIS
 
Lista de Projetos
Projetos Distritais